Escolher um tênis feminino para fazer exercícios pode ser uma tarefa não muito simples quando você chega até uma loja e se depara com uma infinidade de opções nas prateleiras. Desde modelos mais modernos até os mais clássicos, cada um oferece um tipo de benefício, além do design do modelo.

Geralmente, os modelos de tênis feminino para fazer exercícios contam com formatos  e cores mais delicadas, além de um design mais voltado a esse tipo de público, que busca uma boa alternativa para combater o sedentarismo sem perder o estilo. Na maioria das vezes, por inexperiência, tendemos a escolher um tênis pela estética, o que pode trazer graves consequências. Por isso, devemos levar em consideração alguns pontos além da beleza do modelo.

tênis feminino para fazer exercícios
Mulher amarrando cadarço de tênis. Foto: Freepik

10 dicas de como escolher um tênis feminino para fazer exercícios

Antes de começar a olhar os modelos de tênis feminino para fazer exercícios disponíveis, é importante considerar detalhes importantes que são essenciais na hora de eleger o seu modelo favorito. Confira a seguir os pontos principais a serem considerados na hora da sua escolha:

Tipo de esporte praticado

Cada esporte tem um tipo de impacto sobre os pés, e esse é um fator importante na hora da escolha do tênis feminino para fazer exercícios. Existem modelos indicados para cada tipo de esporte, e você precisa avaliar qual deles se adequa a sua necessidade.

Escolha o solado ideal

A sola não deve ser muito alta pois pode causa instabilidade durante a pisada, e consequentemente, criar algum acidente indesejado como entorses. Prefira solados de borracha, que tem boa aderência e garantem segurança durante a prática de exercícios.

Avalie a qualidade do tecido

Assim como o resto do nosso corpo, os pés também transpiram durante a atividade física. Por isso, opte por um tênis feminino para fazer exercícios com tecido que permita a boa transpiração desse suor e que garanta uma boa ventilação. Assim também é possível evitar a umidade dentro do tênis, prevenindo o aparecimento de fungos e bactérias.

Invista no conforto

A ergonomia é de extrema importância para quem está em busca de um bom tênis feminino para fazer exercícios. A maneira a qual o tênis se ajusta aos seus pés precisa lhe causar além de segurança, conforto. Calçar um tênis apertado pode causar indesejadas bolhas e até magoar suas unhas dos pés, por isso opte por um modelo de tênis que conte com uma boa malha, poucas costuras internas e bom sistema de transpiração.

Tecnologia do tênis

Todos os modelos de tênis feminino para fazer exercícios contam com uma tecnologia específica que serve para aumentar a performance de quem o está usando. Garanta que o modelo que você escolher seja adequado ao seu tipo de esporte e necessidades para melhores treinos.

Atenção ao tamanho

Você já deve ter experimentado tipos de tênis feminino para fazer exercícios de determinadas marcas que eram de tamanho diferente do que você geralmente usa. Isso ocorre por conta da variedade de designs, tecidos utilizados e da forma de cada marca. Por isso é importante experimentar o tênis, preferencialmente variando dois números do seu para que você possa avaliar se entrega o conforto necessário. A dica é que você deve conseguir mexer seus pés dentro do tênis, porém sentir firmeza e segurança ao andar.

Conheça seu tipo de pisada

Você deve saber que o modo como pisamos é diretamente influenciado pelas características anatômicas dos membros inferiores, como quadris, joelhos e tornozelos. Hoje em dia, muitos tênis femininos para fazer exercícios já são categorizados de acordo com o tipo de pisada individual e contam com características específicas, por isso verifique abaixo qual o seu tipo:

  • Pronada: somente a borda interna do pé toca no chão e a planta do pé tende a girar para fora
  • Supinada: somente a borda externa do pé toca no chão e a planta do pé tende a girar para dentro
  • Neutra: começa pela parte externa do calcanhar e termina no centro da planta do pé

Muitas lojas de artigos esportivos já contam com aparelhos que determinam o tipo da sua pisada, por isso não abra mão de fazer o teste para escolher um modelo de tênis feminino para fazer exercícios que se encaixa perfeitamente com a anatomia do seu pé.

Preze pela boa durabilidade

Considerando a intensidade dos exercícios que serão praticados, é bom ter um tênis feminino para fazer exercícios com material de boa qualidade que pode exigir um maior investimento, porém que garanta uma longa durabilidade. Dessa forma você não vai correr o risco de ter que comprar outro tênis em um espaço de tempo curto devido a costuras soltas, solado descolando ou furos indesejados no tecido.

Não se restrinja a design

Um tênis feminino para fazer exercícios de design bonito não garante boa qualidade. Muitas vezes você vai se deparar com lindos modelos porém ao experimentar vai perceber que são instáveis, desconfortáveis ou desalinhados. Você pode combinar beleza e qualidade, sempre priorizando estabilidade e segurança.

Aonde comprar

Apesar de muitas lojas online disponibilizarem milhares de modelos, é importante calçar o tênis e ficar com ele por alguns momentos nos pés para avaliar o conforto. Você pode e deve fazer pesquisas na internet, selecionar o seu tênis feminino para fazer exercícios preferido e ir até uma loja física para experimentá-lo. Assim você garante que aquele modelo é perfeito para você.

Um tênis feminino para fazer exercícios é um investimento relevante e que deve ser bem pensado. Um tênis que não seja confortável, aderente ao seu tipo de pisada ou formato dos pés pode causar problemas mais sérios a longo prazo. Considere todos os pontos indicados acima e faça uma escolha inteligente!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui