Pendentes na sala de jantar: A iluminação é fundamental para um ambiente agradável, principalmente se estamos nos referindo à sala de jantar, local onde as pessoas se reúnem para refeições, bate-papos e também para relaxar. Lustres e pendentes na sala de jantar são peça-chave na decoração, se você chegou aqui com dúvidas diante de tantas opções disponíveis no mercado, acompanhe até o final que nós vamos te explicar as principais características que você precisa levar em consideração na hora de escolher este item tão importante.

Neste artigo você vai entender o tipo de iluminação mais adequada de acordo com o seu estilo, objetivo e intenção, qual o tamanho da peça e altura ideal que o lustre ou pendentes na sala de jantar devem ser pendurados, esquemas de combinações de cores, entre outras orientações essenciais para deixar a decoração da sua casa ainda mais bonita e estilosa.

Definir um modelo de iluminação ideal para sala de jantar não é uma tarefa tão difícil quanto parece, requer atenção tanto com relação a decoração quanto para a funcionalidade do ambiente.

Seja qual for o seu estilo – clássico, moderno, contemporâneo, industrial, romântico, escandinavo, rústico, minimalista, entre outros – essas dicas sobre lustres e pendentes na sala de jantar certamente irão te auxiliar a ter uma nova visão criativa sobre as infinitas possibilidades disponíveis no mercado, dispensando a necessidade de seguir um padrão específico.

pendentes na sala de jantar amigos
Decoração moderna com pontos de cor nas cadeiras e pendentes que chamam toda a atenção no ambiente. Foto: Freepik.

Lustres x pendentes na sala de jantar

Pendentes na sala de jantar: Primeiramente é preciso saber qual o objetivo da iluminação, para então entender qual deles atende as suas necessidades.

Se a ideia é criar um ambiente aconchegante, é melhor optar por cúpulas translúcidas, que emitem luz difusa e suave para todo o ambiente. Esses tipos de pendentes na sala de jantar não provocam sombras, criam um clima gostoso, oferecem sensações de conforto, e podem ser combinadas com luzes indiretas em forros de gesso, sancas, forros do ambiente com spots direcionados, plafons ou arandelas para distribuir a iluminação pelo ambiente.

pendentes na sala de jantar cúpula translúcida de tecido luz indireta
Pendente com cúpula translúcida, que proporcionam uma luz difusa e aconchegante em todo o ambiente. Foto: Freepik.

Se a proposta é iluminar bem todo o espaço e ao mesmo tempo elevar o design geral da sala de jantar, prefira cúpula de vidro ou acrílico para obter luz brilhante o suficiente para iluminar todo o ambiente. Esse tipo de iluminação difusa oferece aconchego e versatilidade, sem agredir a vista, mas geralmente são menos recomendadas para sala de jantar. Elas são mais utilizadas quando a sala e a cozinha dividem praticamente o mesmo ambiente, já que para cozinhar a luz mais forte costuma ser necessária.

pendentes na sala de jantar acrílico azul decoração moderna
Sala de jantar com cúpula de acrílico vintage de cor azul para manter o ambiente bem iluminado e moderno. Foto: Freepik.

Agora se o objetivo for atrair olhares para um ponto específico, um arranjo na mesa de centro e aparadores, áreas de paisagismo ou aquele quadro lindo que você tem na sala, a iluminação de destaque com focos menores e mais fortes de luz são mais recomendadas. Apenas evite colocar diretamente sobre sofás e poltronas, para que a luz não fique sobre a cabeça das pessoas, o que costuma gerar incômodo.

Pendentes na sala de jantar com luz focada não emitem luz para cima, assim toda a luz é focada para baixo, proporcionando um efeito dramático. Portanto, é preciso ter cuidado para não estragar obras de arte ou plantas com este tipo de iluminação direcionada, verifique a lâmpada adequada para esse fim.

Quando a mesa for de materiais refletores como vidro ou espelho, evite utilizar pendentes na sala de jantar com foco na mesa, pois os focos de luz podem causar ofuscamento. Nestes caso é mais recomendável utilizar luminárias que emitam luz para cima ou luminárias translúcidas que emitem luz indiretamente.

pendentes na sala de jantar luz focada detalhes
Pendente com luz focada na mesa de jantar com tampo de madeira. Foto: Freepik.

Na hora de escolher a lâmpada, opte pelas fluorescentes ou de LED. Elas são mais econômicas e mais duráveis, e contam tanto com luz quente, como luz fria. Sendo a luz quente ou amarela, para ambientes mais aconchegantes. E luz fria ou branca/neutra para gerar mais foco, mais utilizadas em cozinhas, para ler ou em áreas de serviço.

A luz quente com tom amarelado é sem dúvidas uma das melhores escolhas para pendentes na sala de jantar, por proporcionar um clima agradável. Opte por temperaturas de cor entre 2.700k a 3.500k.

Porém, mesmo optando pela luz em tom amarelado você pode criar vários pontos de iluminação na sala e espalhar dois tipos de luzes pelo espaço. Deixando a luz fria de forma indireta, voltadas para cantos específicos de decoração, criando um ambiente alegre, descontraído e bem moderno, enquanto a luz mais fraca fica sobre a mesa.

Ilumine na medida certa, sem falhar pelo excesso ou pela falta de luz, e considere a entrada de luz natural também na hora de planejar a distribuição do lustre ou dos pendentes na sala de jantar da sua casa.

Pendentes na sala de jantar iluminação natural
Iluminação indireta complementa a luz natural da sala de jantar e proporciona um ambiente acolhedor. Foto: Freepik.

Mas qual a diferença entre lustres e pendentes?

Pendentes na sala de jantar: Os lustres costumam ser peças grandes compostas por mais de uma lâmpada, possuem muitos detalhes, são sustentados por cabos, correntes ou fios, portanto combinam mais com ambientes maiores, como casas com pé-direito duplo.

Além dos lustres serem utilizados como um item que chama a atenção na decoração do ambiente, proporcionam a iluminação de todo o espaço. São bastante utilizados em propostas decorativas clássicas, por serem produzidos normalmente em metal, cristais ou vidro. Mas nada impede que seja incluído em uma sala estilo contemporâneo ou até industrial.

lustres e pendentes na sala de jantar cristais e candelabro sofisticado
Lustre candelabro de cristal proporciona elegância a todo o ambiente. Foto: Freepik.

Os pendentes atendem ambientes de diversas proporções, pois pode variar o seu tamanho conforme a proposta de iluminação e decoração. Portanto, os pendentes na sala de jantar menor, com pé direito simples, são decisões mais acertadas. Esse é um modelo de iluminação mais focada, e pode-se empregar vários deles conforme o tamanho da mesa para que todos tenham boa visibilidade.

pendentes na sala de jantar em madeira moderno
Conjunto de pendentes desproporcionais em madeira. Foto: Freepik.

Não há uma necessidade de combinar lustres ou pendentes na sala de jantar, você pode misturar estilos e criar uma composição interessante, desde que eles se conectem um a outro de alguma forma. Como por exemplo, nas cores, texturas e formatos. Criando um ambiente harmônico é possível ousar à vontade.

Um pendente gigante na sala de jantar pequena, pode parecer desproporcional com relação aos outros móveis num primeiro momento. Mas se você se apaixonou pelo item, por que não? É uma proposta ousada, que varia de acordo com gosto e estilo de cada indivíduo. Não esqueça de levar em consideração os outros móveis do ambiente, para que eles se conectem também.

Tamanho e altura correta para lustres e pendentes na sala de jantar

Existem algumas regras que devem ser consideradas independente da proporção do espaço e modelo do lustre ou pendentes na sala de jantar.

O indicado é que a distância entre a superfície da mesa e o começo do lustre ou pendentes na mesa de estar esteja entre 70 e 90 cm, podendo variar em algumas situações. Cerca de 70 cm se ela for opaca, e 90 cm se for transparente ou espelhada.

Vale o bom-senso, se os moradores são mais altos, o pendente na sala de jantar pode subir um pouco essa altura proposta, em casos de famílias mais baixas, o contrário, pode baixar um pouco a altura recomendada. O importante é que as pessoas no entorno da mesa consigam se olhar e enxergar os alimentos que vão consumir.

Uma luminária muito alta corre o risco de ficar perdida no espaço, enquanto uma muito baixa bloqueia a visão e dá a sensação de que o espaço é menor, sem contar o risco de se bater a cabeça a qualquer momento.

Com relação ao tamanho da luminária sobre a mesa, ela deve ter 1/3 do tamanho dela, ou seja, um pendente para uma mesa de jantar de 1,20 m o ideal é usar um pendente de 40 cm centralizado. Também podem ser dois pendentes de 20 cm lado a lado.

dois pendentes na sala de jantar lado a lado
Dois pendentes lado a lado na sala de jantar. Foto: Freepik.

Em aparadores, bancadas, balcões ou mesas retangulares muito compridas, espalhar vários pendentes menores e do mesmo modelo sobre o tampo pode ser a melhor opção para manter todo o local iluminado.

A quantidade de lustres e pendentes na sala de jantar também pode ser escolhida de acordo com o número de lugares, se possuir mais de seis lugares, o ideal é utilizar uma luminária mais extensa que acompanhe toda extensão da mesa ou dois pendentes de proporção menor.

Se o pendente na sala de jantar estiver sob uma mesa lateral ao sofá, por exemplo, a altura pode variar entre 30 a 50 cm do tampo da mesa. Enquanto para mesas de centro a altura do pendente fica entre 150 a 170 cm de distância do tampo da mesa.

Estilos de pendentes na sala de jantar

Pendentes na sala de jantar: Não existem regras absolutas para decoração da sala de jantar, porém algumas dicas podem te ajudar a criar o ambiente ideal, levando em consideração o seu estilo de decoração.

Há quem diga que os pendentes na sala de jantar devem seguir o mesmo formato da mesa, sendo redonda, quadrada ou retangular. Porém, o ideal mesmo é que haja iluminação em toda a mesa, portanto não importa se a luminária é redonda, quadrada ou de outros formatos, se ela garantir a distribuição luminosa por toda a parte e for do seu gosto, está valendo.

pendentes na sala de jantar rosa tom pastel estilo romântico
Pendente em metal rosa pastel para sala de jantar. Foto: Freepik.

Se você tiver um estilo mais romântica e sonhadora, um lustre ou pendente de cristal ou vidro podem dar o toque de sofisticação e romantismo imediatos. Assim como peças de metal ou tecido em tons pastéis.

lustres e pendentes na sala de jantar cristais
Lustre de cristal luxuoso em decoração contemporânea. Foto: Freepik.

Já o dourado é ideal para gerar elegância ao espaço e ele é facilmente combinado com outras cores no ambiente. Podendo se encaixar tanto na mesa de jantar ou acima de uma mesinha na sala de estar.

Para quem se identifica com o estilo que lembra casas nobres e castelos, lustres em formato de candelabro é a melhor opção. As diversas ramificações, garantem uma iluminação especial e imponente. Perfeito para quem quer levar um toque de requinte e sofisticação para a decoração.

lustres e pendentes na sala de jantar candelabro elegante
Lustre em formato de candelabro proporciona elegância e sofisticação para decoração da sala de jantar. Foto: Freepik.

Enquanto pessoas modernas que admiram um estilo autenticamente antigo podem se identificar mais com pendentes retrô em metal, podendo ousar em cores mais fortes e contrastantes para torná-los vintages. Este tipo de pendente combina também com tambores decorativos… #FicaaDica

O estilo industrial traz tubulações aparentes, concreto, madeira, metal e vigas expostas. A ideia é criar um clima de galpão ou armazém, por isso o pé direito costuma ser alto. As cores dos pendentes na sala de jantar desse estilo são neutras e sóbrias, como preto, branco, marrom e cinza.

pendentes na sala de jantar estilo industrial
Pendente em metal estilo industrial. Foto: Freepik.

Estes modelos de pendentes na sala de jantar feitos em metal em cores clássicas, como branco e preto, podem representar uma personalidade contemporânea e minimalista. Mas não desconsidere a cor em outros elementos, como parede e outros itens que compõe a decoração, pois elas afetam a luz do ambiente também.

Veja também: Decoração da Sala – Dicas para Decorar sua Sala

Luminárias circulares, com design e texturas inovadoras que fogem completamente dos formatos tradicionais conferem um quê futurista ao espaço, aliados a composições tecnológicas e funcionais do ambiente.

pendentes na sala de jantar futurista com textura
Pendentes tecnológicos com textura na sala de jantar remetem ao estilo de decoração futurista. Foto: Freepik.

No entanto, se você busca por um toque rústico e campestre na decoração, aposte em pendentes na sala de jantar feitos em madeira, bambu, fibras ou outros materiais naturais.

Decorações estilo escandinava, onde o branco, tons da natureza e a madeira prevalecem, acrescentam conforto e modernidade na decoração.

pendentes na sala de jantar de madeira
Pendente de madeira redondo em mesa retangular na sala de jantar. Foto: Freepik.

Cúpulas artesanais costumam compor um visual diferenciado e ao contrário do que muita gente pensa, o pendente rústico não precisa necessariamente ser usado em um ambiente com decoração totalmente rústica, esse modelo também fica ótimo em espaços mais clean e modernos, trazendo uma leveza aconchegante à sala de jantar.

Pendentes na sala de jantar em material natural estilo rústico
Luminária rústica feita em materiais naturais, que trazem leveza à sala de jantar. Foto: Freepik.

Além da materialidade, leve em consideração o design: retangular, quadrado, redondo, curvo, entre outros, como luminárias cheias de personalidade em formato de corda ou macramê.

Pendentes na sala de jantar rústico aconchegante vintage retro
Sala de jantar com pendente em cordas e tamanhos diferentes. Foto: Freepik.

Pendentes coloridos na decoração da sala de jantar

Pendentes na sala de jantar: Tons claros dão a sensação de ampliar o ambiente, enquanto os mesmos modelos instalados em alturas diferentes garantem um ar descontraído. Há também a possibilidade de combinar modelos diferentes, seguindo o mesmo design.

pendentes na sala de jantar em tamanhos diferentes
Tamanho de pendentes diferentes com o mesmo design. Foto: Freepik.

Procure seguir uma paleta de cores para criar um ambiente harmonioso entre os pendentes, a mesa, as cadeiras, tapetes, entre outros móveis da sala de jantar.

As cores primárias são mais desafiadoras de se misturar, que são: vermelho, azul e amarelo. As cores secundárias, formadas por duas cores primárias, como: laranja, verde e roxo. E as terciárias, que são misturas das cores primárias e secundárias, como vinho, verde-água, alaranjado etc.

Existem algumas combinações interessantes e elas podem nortear a escolha da sua luminária:

  • Monocromática: quando se decora todo o ambiente com uma única cor, podendo variar as tonalidades nos objetos. Neste caso a sua luminária segue a mesma cor escolhida para o ambiente.
  • Análoga: quando são utilizadas cores próximas, como o azul e o verde, ou vermelho e laranja, amarelo com marrom. Aqui o lustre ou pendente pode ser de qualquer cor, desde que siga o estilo proposto na cartela de cores da decoração.
  • Contraste: quando são escolhidas cores impactantes completamente opostas, como roxo e amarelo. Aqui você pode deixar a luminária de fora do contraste e dar o contraste apenas nas cores da parede e objetos, ou então utilizar o lustre ou pendentes na sala de jantar para ser o ponto de atenção na decoração.

Veja também: 5 objetos de decoração que não podem faltar

O segredo é saber combinar vários elementos de maneira harmoniosa, criando um ambiente de conforto de acordo com o seu estilo, levando em conta as outras pessoas que irão dividir espaço com você, para que todos se sintam acolhidos. Afinal a sala de jantar é um lugar de encontros e reencontros onde você irá compartilhar histórias e bons momentos, e precisa ser convidativo e aconchegante para todos. Então é muito importante dar atenção à iluminação adequada.

Com qual dos estilos de decoração você mais se identificou? Deu para ter uma noção de como criar uma atmosfera agradável a partir da escolha dos pendentes na sala de jantar? Agora que você já sabe como usar esse item decorativo na sua sala, é hora de aprender Como Decorar uma Sala de Jantar!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui