plano de carreira pode dar o direcionamento que você precisa para ter um trabalho muito mais satisfatório e rico. É a partir desse plano que você consegue estabelecer metas e passos adequados e alinhados aos seus sonhos, desenvolvendo assim, uma carreira de sucesso.

Mas, você sabe o que é exatamente um plano de carreira? Conhece os diferentes tipos que existem? Quer entender como fazer o seu plano? Se essas dúvidas fazem parte do seu dia a dia, acompanhe este conteúdo e saiba mais sobre esse importante planejamento!

Veja também: 9 erros que podem atrapalhar a carreira de uma mulher

plano de carreira
Empreendedora trabalhando. Foto: Freepik

O que é um plano de carreira?

Um plano de carreira, basicamente, é um planejamento sobre o seu crescimento profissional. É ter em mente quais são as metas e os passos para alcançá-las de maneira efetiva. Trata-se de um plano fundamental para ter mais qualidade de vida no trabalho, e assim, desenvolver a sua saúde mental e a sua satisfação com a vida.

Esse plano pode ser feito de diversas formas: considerando o curto, o médio e o longo prazo; considerando o tipo de crescimento; levando em conta quando você quer se aposentar; e assim por diante. São diversas esferas envolvidas com o seu planejamento de carreira. A seguir, sinalizamos quais são os tipos de planos para que você já comece a se aprofundar no assunto.

Tipos de planos de carreira

Antes de traçar um bom plano de carreira, é preciso conhecer quais são as possibilidades disponíveis para assim alinhar o seu planejamento aos seus objetivos primordiais. Veja quais são os tipos mais utilizados:

plano de carreira
Blocos de madeira com letras. Foto: Freepik

Plano de carreira horizontal

O plano de carreira horizontal não apresenta hierarquia enquanto cargo. Aqui, toda a equipe de trabalho possui, digamos, a mesma “importância” no ambiente de trabalho. Assim, o que pode acontecer nesse tipo de crescimento é que você pode atingir novos pisos salariais, além de adquirir novas responsabilidades para o seu dia a dia de trabalho.

Analise se você deseja manter-se no mesmo cargo, mas deseja novos crescimentos dentro da sua atuação atual.

Veja também: Qual a melhor opção de negócio para mulher em 2021?

Plano de carreira em linha

A carreira em linha funciona de uma maneira um pouco mais “regrada”. É como se você tivesse uma escada para seguir e, à medida em que se desenvolve, sobe um degrau. Desse modo, você precisa alinhar o seu plano considerando quantos passos você quer dar “nessa escada” e quais são as habilidades necessárias para isso.

plano de carreira
Mãos femininas digitando no notebook. Foto: Freepik

Plano de carreira em Y

O plano de carreira em Y é semelhante aos degraus seguidos na carreira em linha, embora você possa ter um pouco mais de flexibilidade. Ou seja, apesar de poder crescer, você não precisa seguir um cargo específico depois do outro, pois o crescimento varia de acordo com as suas habilidades.

Além disso, você pode atingir dois patamares: ou você se torna um líder, ou um especialista no assunto. Tendo em vista que não são todas as pessoas que possuem perfil de liderança, o cargo de especialista pode ser o mais adequado. Veja quais são os seus atributos pessoais e escolha qual caminho seguir: o gerencial ou especialista.

Plano de carreira em rede

O plano de carreira em rede, por sua vez, funciona de modo semelhante ao Y. Aqui você possui um leque de possibilidades e caminhos para seguir dentro de uma corporação, facilitando assim a escolha da sua área de atuação.

Você pode migrar de setor e cargo à medida em que desenvolve suas habilidades e reconhece os seus pontos fortes.

plano de carreira
Vetor de tiro ao alvo. Foto: Freepik

Veja também: 7 maneiras de manter o bem-estar e a produtividade trabalhando em casa

Como montar um plano de carreira?

Entendido os principais tipos de planejamentos de carreira, vamos agora às dicas para você montar o seu próprio plano. Veja:

Passo 1- Saiba quais são os seus objetivos e desejos profissionais

Saber quais são os seus desejos e objetivos profissionais é primordial. Afinal, se você não sabe o que deseja para a sua carreira, como estabelecer um plano consistente? Por isso, analise quais áreas de atuação chamam mais a sua atenção e o que você deseja atingir na sua vida profissional. Tudo isso poderá lhe direcionar quanto aos passos que deverão ser dados.

Passo 2- Entenda as habilidades necessárias para atingir estes objetivos

Reconhecida as metas que você quer alcançar, analise quais são as habilidades necessárias para cada uma delas. Por exemplo, se você deseja ser líder no seu setor, veja quais habilidades de liderança você precisará desenvolver para atingir esse objetivo. Assim você conseguirá buscar formações, mentorias e conhecimentos neste sentido.

Leia também: Mulher na Liderança: 7 dicas essenciais para o sucesso

Passo 3- Desenvolva as suas forças e minimize as suas fraquezas

Reconheça quais são as suas forças internas e dificuldades para lidar com situações empresariais. Um bom plano de carreira ajuda a desenvolver as forças e a minimizar as suas fraquezas. Sendo assim, procure sempre praticar uma análise profunda das suas qualidades e sempre as desenvolva, enquanto busca ultrapassar limites internos.

plano de carreira
Colaboradores subindo degraus. Foto: Freepik

Passo 4- Pratique o autoconhecimento e a autoavaliação

O autoconhecimento também deve fazer parte da sua rotina. É a partir dele que você pode encontrar novas habilidades em você, além de conseguir lidar com “defeitos” de uma maneira mais positiva. Já a autoavaliação serve de alicerce para saber aonde você deve mudar; quando deve agir e de qual maneira deve atuar diante das adversidades.

Passo 5- Revisite os seus objetivos e alinhe o seu plano de carreira

Depois de estabelecer os passos, as metas e compreender os seus pontos fortes e fracos, revisite os seus objetivos de maneira recorrente. Assim o seu plano de carreira pode ser realinhado à medida em que você encontra novos caminhos, cria novos sonhos e desenvolve novas habilidades.

Lembre-se de que um plano de carreira e de vida é algo dinâmico, que está em constante movimento. Jamais considere que o seu plano é engessado e pronto. Ele sempre pode mudar e você sempre pode encontrar um novo caminho promissor. Permita-se!

Veja agora: Como mudar de carreira sem grande estresse

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui