Talvez você não saiba, mas o bouquet de noiva tem a função de complementar o vestido. Se bem escolhido ele irá harmonizar todo o visual, porém, ele nunca deve competir com o vestido, senão, o resultado pode ser desastroso.

Antigamente os bouquets eram feitos de ervas que tinham o objetivo de tirar o mau olhado de cima dos noivos, protegendo o casamento entre eles.

Hoje tudo se modernizou e esse acessório é usado para complementar a noiva. Tanto é que, os bouquets que entram na igreja não são mais jogados para as convidadas, ritual encontrado em todos os casamentos.

Geralmente ele é dado a mãe da noiva, madrinha ou sua melhor amiga solteira. E é escolhido um bouquet menor ou até um sapo de pelúcia, para ser jogado durante a festa.

Regras para escolher bouquet de noiva

Bouquet com flores mistas

Existem algumas regras a serem seguidas quando for escolher seu bouquet de noiva:

  • O bouquet deve representar a personalidade da noiva, por isso, nada de delegar que outra pessoa o escolha por você. Assim como o vestido, o bouquet é algo pessoal, e deve ser milimetricamente escolhido por você.
  • O bouquet não deve de jeito nenhum combinar com as flores da decoração. Ele deve ser único, se escolher um bouquet que tenha as mesmas flores da decoração, dará a impressão que você fez o bouquet com as flores que sobraram.
  • Caso escolha por um sapato mais chamativo, no bouquet opte por flores neutras. Lembre-se: um não deve competir com o outro jamais!
  • As noivas mais altas devem escolher bouquets em cascata, o que dará a impressão de ela ser menor; noivas mais baixa devem optar pelos arranjos redondos, assim ela não ficará escondida atrás do bouquet.
  • Cuidado ao escolher as flores para fazer o seu bouquet, cuidado com flores que tenham um perfume muito forte, como a angélica, por exemplo; ou flores que soltam seiva facilmente que mancham o vestido, como o girassol, por exemplo.
  Como escolher o vestido de madrinha ideal para você

Agora que você já sabe as regras básicas para escolher seu bouquet, siga esse super guia e veja modelos e dicas de bouquet de noiva:

Como carregar o bouquet de Noiva

Noiva segurando o Bouquet
Lindo bouquet de noiva – Foto: Freepik

O bouquet tem todo um ritual, e saber carregá-lo garantirá sucesso em sua entrada triunfal. A forma correta de carregar os bouquets redondo ou cascata é encostar o ossinho do pulso no ossinho do quadril.

Cuidado com os braços abertos! Isso poderá fazer você ficar com “asas”. Permaneça com o braço sempre junto ao corpo. É interessante que ao ensaiar a entrada na igreja, você ensaie também a forma que irá carregar o bouquet.

O bouquet estilo braçada deve ser levado no colo, como se fosse um bebê mesmo, apoiando o caule nas mãos e flores apoiadas no antebraço.

Favorecendo seu tipo físico com o bouquet

Bouquet redondo
Bouquet redondo – Foto: Freepik

Como falamos anteriormente, ao escolher um tipo de bouquet você deve levar em consideração seu tipo físico. Veja alguns modelos de bouquet para diversos tipos físicos:

  • Bouquet redondo e cheio: ideal para noivas com silhueta equilibrada, baixinha e magrinha ou alta e magra.
  • Redondo pequeno: perfeito para noivas com silhueta equilibrada ou baixinha e magrinha.
  • Bouquet cascata médio: ideal para noivas com silhueta equilibrada, baixinha e gordinha, baixinha e magrinha, alta e magra ou gordinha.
  • Cascata longo: para noivas com silhueta equilibrada, alta e magra ou gordinha.
  • Bouquet braçada: ideal para noivas com silhueta equilibrada, baixinha e gordinha, baixinha e magrinha, alta e magra ou gordinha.

Bouquet de Noiva x cor dos cabelos

Assim como o tipo físico deve ser respeitado, outra coisa a ser levada em consideração na hora de escolher o bouquet é harmonizá-lo com seus traços, fazendo uma combinação com o tom da sua pele, cabelo e olhos.

Noiva com bouquet de cores vivas
Noiva com bouquet de cores vivas – Foto: Freepik

Noivas morenas: elas podem optar por bouquets com contenham cores vivas, como o amarelo.

Loiras: para não ficar apagada na igreja, opte por bouquets brancos ou em tons pastéis.

Noivas ruivas: fazem uma boa escolha ao optar por bouquets com flores em tons laranja.

  Buquê de noiva - Fotos e Dicas de como escolher

Escolhendo o bouquet de noiva de acordo com a época do ano

Verão: para as noivas que irão se casar no verão, o ideal é optar por bouquets leves. Aqui as folhagens verdes juntadas com as flores do bouquet cumprirão bem esse papel.

Inverno: para as noivas que escolherem se casar no inverno, deve optar por bouquets mais calorosos, uma boa pedida são os bouquets compactos, com as flores bem juntinhas.

Noivos segurando o Bouquet
Noivos segurando o Bouquet – Foto: Freepik

Independente da estação do ano, o melhor é sempre optar por flores da época, além de mais baratas, são mais fáceis de achar. Se houver quaisquer imprevistos, a chance de não ficar na mão é maior.

O bouquet de noiva e o vestido

Como dissemos, o bouquet deve se harmonizar com o vestido. Veja abaixo alguns tipos de vestido e o bouquet mais apropriado para cada um deles:

Bouquet combinando com o vestido
Bouquet combinando com o vestido – Foto: Freepik
  • Vestido delicado: como por exemplo, os vestidos de renda. Aqui se pede um bouquet igualmente delicado.
  • Vestido suave: aqui a opção para escolha do bouquet é maior, pois dificilmente esse vestido irá competir com ele. Aqui o importante é optar por um bouquet que dará graça ao visual.
  • Vestido estampado: esse tipo de vestido contem flores de no tecido, portanto o cuidado deve ser redobrado. Escolha um bouquet com flores na cor das estampas ou procure harmonizá-las com bom gosto.
  • Noivas mais conservadoras devem escolher bouquets mais clássicos, como os em tom branco ou com poucas flores. Noivas modernas ficam bem com bouquets em tom mais vivo, como o lilás ou o vermelho. Veja abaixo algumas opções de bouquet para noivas de todos os estilos:

Você tem mil e uma opções de bouquet de noivas para escolher. Neste grande dia cada detalhe precisa ser visto com muito cuidado e cautela. O mais importante é escolher o bouquet que mais se parece com você. Deixe- se apaixonar por esses lindos bouquet de noivas e faça a escolha certa.

Separei mais esses conteúdos para você:

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui