Cardápio semanal: Como caprichar na alimentação de forma prática

Muitas pessoas tem dificuldade de se alimentar bem e um cardápio semanal pode ajudar. Além da boa alimentação o cardápio semanal ainda ajuda a economizar e também a deixar sua rotina na cozinha mais prática e rápida.

Assim você economia tempo, dinheiro e ainda come bem. Por isso é importante que você desenvolva um cardápio semanal e nós vamos te ajudar. Nesse artigo você confere como suas refeições podem melhorar e algumas dicas para tornar tudo mais simples.

Café da manhã

No café da manhã é ideal que a refeição seja mais reforçada. Isso por que você passou horas dormindo e o seu corpo agora precisa se energia para o dia todo. Invista em pães, torradas, queijos e outros laticíneos.

Café da manhã

O café também é bom para quem não abre mão. Mas é ideal que se coma uma fruta também. Nada de tentar comer pouco para emagrecer. Se você está querendo perder uns quilinhos invista em alimentos lights e pouco calóricos.

O café da manhã é mais simples e prático. Por isso não se acanhe em fazer mudanças. Se você enjoa fácil nesse horário busque mudar a fruta a cada dia. Ou incrementá-la com granola ou outros ingredientes. Variar os sucos também é uma boa ideia.

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Almoço

Essa é dita como a principal refeição do dia. É preciso, no entanto, balancear bem a refeição para que seja saudável. Já diziam os nutricionistas que quanto mais colorido mais saudável o seu prato.

Almoço saudável

O ideal é que 2/4 da sua refeição sejam compostos por legumes e vegetais. Pode ser uma salada, vegetais cozidos também são bons. 1/4 deve ser composto por proteína e o outro quarto por carboidratos. Eles ajudam a dar energia e te manter forte e saudável.

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Pode investir em carnes de todos os tipos, só evite as gorduras. Proteína vegetal também é uma ótima ideia como grão-de-bico, feijão e soja. E para carboidratos –se estiver querendo manter a forma ou perder uns quilinhos, invista nos integrais- são eles, arroz, massas, mandioca, batatas.

Sabendo como seu prato deve ser fica mais fácil montar a refeição. Se você é fã de feijão pode fazer o suficiente para a semana toda e congelar em pequenas porções. Algumas carnes, vegetais e carboidratos como macarrão são facilmente preparados na hora.

Quem leva –ou quer levar- marmita pode preparar todas as refeições para a semana e congelar. Basta escolher suas combinações e preparar nas proporções certas.

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Janta

O recomendado é que o jantar seja uma refeição bem mais leve. Ou seja, tente combinar uma fonte de proteínas leve com vegetais. Vale a pena comer um pouco de arroz com peixe ou frango e uma salada.

Algumas pessoas preferem investir em um sanduíche natural ou uma crepioca. A última tem a vantagem de poder variar os recheios. Além de ser diferente e saboroso, você sai da mesmice.

Sanduíche

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Refeições intermediárias

Para o cardápio semanal dos lanches se recomenda biscoitos de fibras, cereais, barras de cereal, frutas e iogurtes e queijos. Essas refeições devem ser apenas simples lanches entre as refeições maiores. Então não vale a pena exagerar.

Mulher comendo cereais

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Dica

 

A melhor dica é descobrir o que de fato você come e o que você gosta que seja saudável. Então tire um tempo para se organizar, faça as combinações e defina seu cardápio semanal. E se você prepara a refeição da família toda. Não hesite em investir nos bons congelados, que vão deixar sua rotina prática e mais fácil.

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O ideal é separar em potes os congelados e tirar apenas no dia que for consumir. Não é uma boa ideia retirar e depois colocar de volta geladeira. Pode estragar e dar um problema grave de saúde, além de ficar com o gosto péssimo.

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