NadaFrágil.com.br

Cirurgia Plástica – Mamoplastia


Amanda Brandão

A cirurgia plástica de mama ocupa o segundo lugar nas cirurgias plásticas mais realizadas no país.  As mulheres não procuram somente a cirurgia pelo fator estético, a fim de buscar um corpo perfeito, mas também existem algumas indicações médicas como, redução de mamas muito grandes que pode trazer prejuízo para a saúde da paciente. Seja qual for o motivo, antes de realizar uma cirurgia plástica de mama (aumento, redução ou levantamento), apesar dos resultados excelentes que a cirurgia proporciona para a mulher, primeiramente devem-se conhecer os ricos para não criar falsas expectativas.

A cirurgia plástica de mama, também pode ser chamada de mamoplastia, redução de mamas, mastoplastia redutora, mastopexia, lifiting das mamas, plástica das mamas ou cirurgia das mamas. Ela abrange a cirurgia redutora, de aumento e levantamento dos seios. A procura pelas próteses de silicone cresce cada vez mais, as mulheres estão em busca dos seios fartos e curvas mais definidas.

A cirurgia plástica de mama é indicada para pessoas que possuem seios muito grandes, pesados e desproporcionais ao corpo, causando muitas vezes problemas de postura ou até mesmo problemas de coluna. A cirurgia plástica de mamas é indicada também para mulheres com baixa auto-estima por causa dos seios grandes e bem volumosas.
Mas lembre-se, para fazer a cirurgia plástica de mama é muito importante estar no peso ideal, porque os seios também possuem uma boa quantidade de gordura. Recomenda-se fazer uma mamografia prévia para saber se está tudo bem com as mamas. Não se deve tomar medicamentos a base de ácido acetilsalicílico, como por exemplo, aspirina, doril e ASS, pois essas substâncias podem aumentar ainda mais o sangramento durante a cirurgia plástica.

Mamoplastia de Aumento

Esse tipo de cirurgia plástica é indicado para as mulheres que possuem seios pequenos ou também para as mulheres após a amamentação ou perda de peso que consequentemente tiveram uma redução do volume mamário.

A cirurgia é realizada através da colocação das próteses de acordo com a quantidade escolhida por cada paciente, visando uma melhora na auto-estima através do aumento ou suspensão – em casos de seios caídos.

Hoje em dia, existem diversos tipos de próteses de silicone, essas podem ser encontradas em gel de silicone ou de solução salina, com bolsa de tecido liso, rugoso ou texturizado, mas também a opção das protestes recobertas por uma camada de poliuretano.  As mais pedidas entre as mulheres são as de silicone texturizado e as recobertas com poliuretano.  Contudo, o tipo e o tamanho da prótese deve ser escolhido de acordo com a opinião de um cirurgião especializado para que ele possa indicar qual a mais adequada para o seu caso.

A incisão pode ser feita de diversas formas, embaixo da aréola mamária, no centro da aréola, embaixo do sulco mamário ou através das axilas. No caso da prótese colocada embaixo do músculo no tórax, o pós-operatório é mais doloroso do que nos outros tipos de incisões.  Porém, ele permite uma proteção maior do implante. Mas cada método possui suas vantagens e desvantagens, devendo ser escolhida em conjunto com o médico e paciente, discutindo sobre os prós e contras de cada método.

A prótese mamária deve ser trocada a cada 10 anos, independentemente do método utilizado. A anestesia da cirurgia é geral, peridural ou local com sedação e, a paciente fica internada por 24 horas. O resultado da cirurgia pode ser vista já no pós-operatório, porém durante o primeiro mês há apenas uma redução do inchaço e a cicatrização a tornar-se eficaz. Contudo, o resultado definitivo só pode ser visto aos 6 meses.

Mamoplastia Redutora

A cirurgia de redução de mama é indicada nos casos onde a paciente tem os seios grandes, infecção cística da mamas, dores provocadas pelos seios grandes como: dor de cabeça, nas costas, ombros e pescoço e problemas para dormir.

A cirurgia de redução de mama é feita da seguinte forma, retira-se um pouco do tecido mamário. A operação pode durar cerca de 6 horas e é realizada com peridural, anestesia geral ou anestesia local com sedação.  Nesse caso de cirurgia, a paciente precisa ficar hospitalizada de 1 à 3 dias.

Nos primeiros meses de cirurgia é comum a cicatriz ficar avermelhada, tornando-se esbranquiçada com o passar do tempo. O resultado final só é alcançado entre 6 meses à 1 ano após a cirurgia.

Levantamento das Mamas

Durante a adolescência é comum os seios serem rígidos devido à quantidade de glândula, porém com o passar do tempo a quantidade de glândula vai diminuindo, ou seja, os seios tendem a sofrer uma queda. A mamoplastia de levantamento tem como objetivo reverter esse quadro, deixando os seios firmes, retirando o excesso de pele e tecido mamário. Esse tipo de cirurgia dura aproximadamente 2 horas, dependendo da extensão da cirurgia. Na maioria dos casos, na cirurgia de levantamento das mamas é utilizada a anestesia geral.

Riscos da Manoplastia

Assim como qualquer outra cirurgia, a mamoplastia também possui riscos. Há o risco, embora seja bastante raros, de formação de cicatrizes grandes, hematomas, infecções e quelóides em todos os métodos de mamoplastia.

Em alguns casos há complicações devido à mamoplastia de aumento, o que pode ocorrer infecções e rejeição devido à prótese. Hoje em dia, nenhum estudo científico comprovou que há uma relação entre a prótese de silicone e a probabilidade de câncer de mama, isso é um verdadeiro mito, uma coisa não tem nada haver com outra.

A amamentação também não é prejudicada devido à colocação das próteses.

Quanto às cirurgias de redução e levantamento das mamas, podem ocorrer complicações quanto à posição assimétrica dos mamilos, perda de sensibilidade, incapacidade de amamentar, abertura de pontos e machucados na pele.

Ao resolver fazer uma cirurgia de mamoplastia a primeira coisa que se deve fazer é procurar um cirurgião plástico e falar sobre suas perspectivas para obter um resultado satisfatório. A prótese de silicone pode aumentar a autoconfiança e auto-estima da mulher e ajudar a melhorar a aparência, porém o restante depende da própria pessoa. A cirurgia plástica é uma questão somente de estética, cabe a você mantê-la.

Facebook NadaFrágil.com.br

6 respostas para “Cirurgia Plástica – Mamoplastia”

  1. Larissa disse:

    Fiz a minha mamoplastia redutora na Montenegro Cirurgia Plástica no início desse ano, porque sofria muito com as dores na coluna. Hoje me sinto muito mais disposta, de bem com meu corpo e sem dores.

    • Tatiany Sulva disse:

      Bia noite Larissa, tudo bem? Minha filha irá passar em consulta com o de Wagner Montenegro, para fazer uma mastopexia ( levantar o seio), já quanto tempo você operou. Você ficou bem? Se for possível, poderia me dar um feedback?
      Desde já, muito obrigada.

      Tatiany

  2. Paty disse:

    Gostaria de fazer o que falta e a granaaaaa

  3. Graziela disse:

    Oi, Larissa. Gostaria de saber mais informações dessa clínica. Você pode me mandar um e-mail falando como foi e as fotos? [email protected]

  4. Fabiana disse:

    Dr. Wagner Montenegro é ótimo mesmo. Indico.

    • Regiane santos disse:

      Boa noite fabiana hostaria de saber secficou muito caro a reduçao de mamas com.montenegro..se vc gostou do redulto como faz tempo seu seios voltaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.