Ícone do site Nada Frágil

Como lidar com a competitividade no trabalho

Saber como lidar com a competitividade no trabalho é muito importante para mantermos nossa saúde mental, além de mantermos nosso posicionamento no mercado de maneira sólida e consistente.

Porém, quando o ambiente é muito competitivo, alguns impasses podem surgir, e passamos, inclusive, a duvidarmos de nossas capacidades.

Mas como reverter este tipo de efeito? O que fazer para lidar com a competitividade excessiva? Veja no decorrer deste texto todas as dicas que você precisa para ter bons resultados.

Para ler mais tarde: Aprender um Novo Idioma pode Alavancar sua Carreira

Como lidar com a competitividade no trabalho?

Saber como lidar com a competitividade no trabalho não é a tarefa mais simples no mundo, mas pode ser desenvolvida. Veja como:

Equipe correndo rumo ao topo. Foto: Freepik

Como lidar com a competitividade no trabalho: Trabalhe o seu emocional da melhor forma

O seu emocional poderá ser uma verdadeira armadilha no dia a dia, caso você não saiba equilibrá-lo da melhor forma. Afinal, podemos nos sentir abaladas quando algo não sai como queremos e, este abalo, pode acabar atrapalhando outros pontos do nosso trabalho diário.

Por isso, uma dica valiosa que podemos lhe dar é a de fazer psicoterapia. Sim, pode parecer “estranho”, considerando que infelizmente o senso comum ainda vê a psicoterapia como coisa de “gente doida” ou “doente”, o que não é verdade.

Através de uma boa análise você poderá se conhecer e se reconhecer melhor, além de ter um novo olhar sobre a sua vida, a partir do que você mesma pode trazer à tona nas sessões. Você descobre novas maneiras de lidar com as situações e desenvolve a sua inteligência emocional.

Veja também: Como mudar de carreira sem grande estresse

Faça esse tipo de desenvolvimento e perceba o quanto você se sentirá muito mais forte e preparada para os maiores desafios da competitividade no trabalho.

Mulher empreendedora em frente ao seu computador. Foto: Freepik

Não foque na concorrência: Foque em você mesma!

Esta é uma das formas de como lidar com a competitividade no trabalho de maneira efetiva: foque em você.

Pois você sabia que muitas pessoas acabam “ruindo” em meio à competitividade por simplesmente estar apenas focando no concorrente e esquecendo-se de focar em seu próprio desenvolvimento pessoal? Não caia nesse erro!

Lembre-se que você não possui poderes sobre as atitudes alheias, mas possui sobre as suas. E ainda: possui o poder de agir e abstrair o que vem dos outros, se você quiser ou não. Ou seja, você não controla o outro, mas pode controlar o que sente quando o outro dirige algo a você.

Equipe montando peças de um quebra-cabeça. Foto: Freepik

Portanto, procure sempre focar em você, no que você pode melhorar e como você pode lidar da melhor maneira com as atitudes alheias. Isso lhe dará mais forças para enfrentar as mais diversas situações.

Veja também: 7 Dicas Para Ser Bem Sucedida na Carreira Profissional

Além disso, lembre-se que trabalhar em prol de que o outro “se dê mal” não é nada interessante. Isso poderá sugar as suas energias e impactar diretamente no seu rendimento e na qualidade do seu trabalho. Por isso, pense em você, desenvolva você e faça por você, deixando de lado qualquer tipo de “competição nociva”.

Como lidar com a competitividade no trabalho: Trace metas para o seu crescimento: de curto, médio e longo prazo

Para entender como lidar com a competitividade no trabalho, você precisa pôr algo muito importante em sua mente: você deverá sempre se desenvolver. E não estamos falando apenas no quesito acadêmico e profissional, mas sim, no pessoal também, obviamente.

Mulher empreendedora apresentando trabalho para a sua equipe. Foto: Freepik

Você precisa ter, de maneira clara, quais são os seus objetivos principais. Trace-os de acordo com metas anuais, mensais, semanais e até mesmo diárias! Isso lhe dará um maior suporte para seguir o seu desenvolvimento em um fluxo equilibrado.

Veja também: Morar fora para aprender outro idioma: Vale a pena?

Quer um exemplo? Você pode projetar que no próximo ano concluirá o curso X. Mensalmente, concluirá Y e Z. E para alcançar o Y e Z, você fará A, B, C semanalmente, e também, D e E durante todos os dias.

Veja uma possibilidade:

Equipe reunida em seu escritório comemorando juntos. Foto: Freepik

É claro que este é apenas um exemplo, e você deve traçar mais metas, além de uma. Assim, vai dividindo-as conforme se encaixam na sua rotina.

Como lidar com a competitividade no trabalho: Desenvolva a sua competência da melhor maneira

Se você trabalha em uma área específica, procure desenvolver a sua competência sempre. Apesar de você já ser “formada”, de alguma forma, sabemos que os conhecimentos estão em constante desenvolvimento. Por isso, cabe a você se manter atualizada, a fim de garantir que a sua competência esteja sempre afiada.

Afinal, uma das melhores formas de como lidar com a competitividade no trabalho é justamente sempre estando a par de qualquer mudança que possa acontecer no decorrer dos dias. Assim, você saberá como agir quando algo novo surgir, e demonstrará estar mais engajada com o seu trabalho.

Leia também: Cursos técnicos gratuitos – Conheça as melhores opções!

Como lidar com a competitividade no trabalho: Mantenha o foco

Manter o foco é primordial. Sabemos que por questões emocionais podemos acabar perdendo o foco de nossas atividades. Assim, além de trabalhar a sua inteligência emocional (como já mencionamos), saiba desenvolver o seu foco.

Mas lembre-se que o foco não se resume em apenas fazer uma mesma coisa por horas a fio, ok? Mas sim, busque equilíbrio. Saiba fazer pausas, mas saiba as suas metas que foram traçadas anteriormente. Tudo isso é muito importante para que você consiga desenvolver a sua carreira da melhor maneira.

Colegas de trabalho conversando sobre algum serviço. Foto: Freepik

Sabemos que haverá dias em que você se sentirá improdutiva, e tudo bem! Mas ter em mente aonde você quer chegar e manter esse foco pode ser importante para garantir que tudo dê certo lá na frente, mesmo que hoje seja um dia ruim.

Leia também: 5 Técnicas para manter o foco nas suas atividades

Como lidar com a competitividade no trabalho: Entenda o que a empresa espera dos profissionais

Saber reconhecer o que a sua empresa espera de fato dos profissionais é de suma importância para ter uma imagem profissional positiva e assim “sair na frente”. Isso porque dessa maneira você estará demonstrando comprometimento com a corporação, e poderá chamar mais a atenção de maneira positiva.

Para isso, busque saber como funciona a empresa a fundo, saiba todos os serviços oferecidos, entenda o que cada cargo precisa fazer, enfim. Quanto mais informações você internalizar, mais fácil será para você agir diante de situações atípicas. E sabemos que é nestas situações que os gestores olharão com mais atenção para todos os colaboradores.

Você poderá gostar também: Abrir um negócio: como pensam os grandes empresários

Como lidar com a competitividade no trabalho: Trabalhe a sua autoestima e autoconfiança

Desenvolver a sua autoestima e confiança faz parte do desenvolvimento emocional. Porém, é importante destacarmos estes dois pontos porque eles podem ser os mais importantes no contexto de como lidar com a competitividade no trabalho.

Afinal, se a sua autoestima estiver baixa, pode ser que você se sinta inibida de trazer soluções para o dia a dia. Assim como a falta de autoconfiança fará com que você duvide do seu trabalho e, por medo de errar, acabe cometendo equívocos!

Bonecos de madeira de diferentes cores posicionados frente a frente em forma de competição. Foto: Freepik

Por isso, trabalho estes pontos, seja em terapia ou através de exercícios de autoconhecimento, como lendo livros que possam impulsionar nestes sentidos. 

Veja mais: 3 passos para ter mais autoconfiança

Como lidar com a competitividade no trabalho: Não tenha medo de errar!

Seguindo o ponto acima, não tenha medo de errar! Pois errar faz parte da vida, e é uma das melhores maneiras de aprendermos algo novo. Por isso, experimente, desenvolva-se e saiba que os erros farão parte do caminho.

Aprender a como lidar com a competitividade no trabalho é reconhecer que nem sempre seremos os melhores ou os invencíveis. Quando temos consciência disso, paramos de nos cobrar com tanta energia e compreendemos que podemos crescer com cada tropeço. Pense sempre nisso!

Leia também estas outras dicas:

Separei mais esses conteúdos para você:

Sair da versão mobile