Autoconfiança é a capacidade de acreditar em si e dar passos rumo à realização dos seus objetivos. É confiar na máxima já dita por Walt Disney, “Se você pode sonhar, você pode realizar”.

Ao longo da vida nos deparamos com várias dificuldades e oportunidades em que a nossa autoconfiança é colocada em cheque, e chegamos a duvidar da nossa própria capacidade de gerar mudanças e transformações.

Diariamente somos bombardeados por julgamentos, seja pela forma como nos comportamos, vestimos, pela maneira como agimos, entre tantos outros fatores que nos paralisam. Mas de onde vem esse medo tão grande do julgamento alheio?

Como aumentar nossa autoestima? Dicas para te ajudar

Quanto mais você se preocupa com o que vão dizer de você, menos autoconfiança você tem. Então se você está precisando de dicas para ser mais autoconfiante e ir atrás dos seus sonhos, este post é para você!

Autoconfiança e Autoestima: qual a diferença?

De acordo com a consultora de imagem e coach Carol Coelho, os dois conceitos estão relacionados à nossa autoimagem e como ela é projetada para os outros, pois autoestima é o valor que você dá a sua imagem e esse valor é criado a partir do quanto você se sente segura.

“Autoestima é se sentir bem consigo mesma, independente do que você faz e a autoconfiança é acreditar no seu potencial, se achar competente, inteligente, merecedora. Esses dois conceitos andam juntos, são influenciados pelas informações externas que recebemos e pelas nossas memórias que vão sendo construídas ao longo da vida, especialmente na fase de pré-adolescência”, explica Carol Coelho.

Dentre os fatores a serem considerados está o tipo de relacionamento familiar, os estímulos de empoderamento recebidos na infância, e as experiências no mercado de trabalho na fase adulta, além de todas as informações que consumimos pelas mídias e publicidades em geral.

“Tudo isso forma quem você é hoje, e é aí que começam as comparações do seu valor com o padrão imposto pela sociedade, seja pessoal ou profissionalmente. Nós mulheres, por exemplo, somos cobradas a dar conta de tudo o tempo todo. Temos que ser multitarefa, dar conta dos afazeres de casa, ser mãe, trabalhadora, bonita, e o mesmo acontece com os homens. Ao longo da vida vamos acumulando histórias que vão alterando esse valor que a gente dá pra si mesmo”, concluí a consultora de imagem e coach.

Ela ainda sugere 3 maneiras de cuidar de si:

1º passo para autoconfiança: Reconhecer suas qualidades

Tenha um caderninho para escrever todo dia os seus ganhos, por menores que eles sejam, são mérito seu. Celebre suas conquistas, ressalte suas qualidades positivas, isso vai te ajudar a materializar o que você tem de bom e vai te ajudar a acreditar mais em você.

Todos nós somos extraordinários em alguma coisa, potencialize essas qualidades investindo em especializações para desenvolver ainda mais as suas habilidades. É natural nos sentirmos mais confiantes quando estamos preparados para isso.

Se tiver dificuldade em identificar seus pontos fortes, pergunte a um amigo. Pode ser mais fácil para alguém próximo ver o melhor em nós do que reconhecermos o nosso próprio valor.

3 passos para ter mais autoconfiança
Foto: Freepik

2º passo para ser mais autoconfiante: Se afastar de pessoas tóxicas

Observe que tipos de relacionamentos você tem nutrido, se são pessoas que levantam ou diminuem ainda mais a sua autoestima. Passar mais tempo com pessoas queridas, que te respeitam, valorizam e te querem bem faz toda a diferença. Cerque-se de pessoas positivas, que você admira e te inspiram a ser uma pessoa melhor.

3 passos para ter mais autoconfiança
Foto: Freepik

3º passo para ter mais autoconfiança: Cuidar da sua imagem

A sua imagem é uma ferramenta de empoderamento e autoconfiança sim, observe porque você usa o que usa, e porque você se veste dessa maneira. É pra seguir um padrão ou de fato te representa? A ideia é que a roupa seja todos os dias uma maneira de você se olhar no espelho e curtir a sua imagem, isso já gera um sentimento bom que colabora para uma autoestima e autoconfiança mais elevada.

3 passos para ter mais autoconfiança
Foto: Freepik

Dentre outras formas de estimular a autoconfiança, é por meio do autocuidado com a pratica de exercícios físicos, que melhora a saúde física e mental, se alimentar de forma equilibrada, ter uma boa noite de sono e ajudar outras pessoas.

Quanto mais você se orgulha de si, mais sentirá os efeitos positivos da autoconfiança!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui