NadaFrágil.com.br

Como organizar a semana de uma forma produtiva


Milena Costa

Muita gente quer organizar a semana e ser mais produtiva, mas não sabe exatamente como fazer isso. Às vezes as pessoas até se organizam, mas deixam de fora aquele momento para relaxar. Ou apertam a hora do almoço direto no horário de trabalho. E acabam não sendo tão produtivas quanto gostariam.

Aprenda a organizar a semana de uma forma mais produtiva. Para que você consiga fazer tudo o que precisa. Com mais tranquilidade e muito mais organização você pode conseguir fazer tudo sem procrastinar e sem ficar mal por não estar fazendo o que deveria. Vale lembrar que nem sempre tudo dá certo, mas você pode melhorar aos poucos.

organizar a semana

Agenda ou quadro de organização

Tenha onde organizar a sua semana, uma agenda ou quadro de organização são ideais. Algumas pessoas preferem planilhas no computador ou aplicativos. Mas isso não funciona para todo mundo.

Se você é do grupo que acaba se esquecendo de conferir o aplicativo ou se todas aquelas funções te confundem, tudo bem. Um quadro na parede pode ser uma solução muito simples e bem prática para quem prefere ver as coisas de uma forma mais clara.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre ser multitarefa se é bom ou ruim

Se conheça

organizar a semana

É importante se conhecer. Saber os dias que você não é tão produtivo e os dias que você é muito produtivo. Saiba os horários que você consegue produzir mais. E se conheça, entenda que tipo de rotina te faz ficar mais ativo e realizar melhor suas tarefas.

Tem quem prefira levantar e fazer um exercício. Tem quem consiga produzir melhor se passar a noite trabalhando. Se você ainda não descobriu qual rotina é melhor para você, tente fazer um exercício pela manhã e tomar um banho antes de ir trabalhar. A sensação de bem-estar do exercício ajuda muito na produtividade ao longo do dia.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre dicas de decoração para quem trabalha em casa

Prioridades

organizar a semana

Qual a sua prioridade? Qual o trabalho que você precisa realizar? Tem uma reunião importante que precisa marcar? Você não abre mão de uma hora para descansar e se exercitar pela manhã?

É preciso avaliar o que é prioridade para você e organizar a semana de uma forma que possa atender as suas prioridades. Entenda o que é importante e o que é necessário e depois organize as coisas de uma forma que tudo possa se encaixar.

Horários

trabalhando

É importante organizar não apenas as tarefas que serão feitas, mas os seus horários. Qual atividade você quer fazer pela manhã? Coloque no quadro. É legal começar pelas tarefas que exigem mais criatividade de você.

Assim o cérebro está mais descansado pela manhã do que após quase um dia de trabalho. É muito importante separar também seu horário de almoço e seus lanches e outras refeições. Faça o possível para respeitar esses horários. Mas se necessário e se for melhor faça mudanças sim, desde que sejam positivas. Nada de deixar de fazer uma tarefa para passar uma hora vendo as redes sociais.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre o que é procrastinação e como combater

Descanso

Sair de casa

Horário de descanso é sagrado sim. Tanto um dia na semana quanto um horário ao longo do dia. É importante ter um tempo para você e recarregar as suas energias ou nada disso vai dar certo. Tire um dia só pra descansar e faça o que você quiser. Algo que te agrade.

Também separe um horário no dia para descansar, além do horário do almoço. Pode ser um horário após o expediente para relaxar. Seja realista e não tente preencher seu dia das 6h às 22h. Isso é muito cansativo e não conseguir dar conta desses horários vai te frustrar.

Trabalho

organização pessoal

Saiba o que você precisa fazer no seu trabalho e tenha em mente que é importante que as tarefas sejam organizadas de acordo com prioridades. Tente começar pelas tarefas que mais exigem da sua criatividade e fuja do celular antes de começar o trabalho.

Encontre os horários em que você mais é produtivo e preencha esses horários com trabalho. Mas seja realista e não exija muito de você. Às vezes um relatório é muito extenso e trabalhoso, só coloque outra atividade de trabalho nesse mesmo dia se você tiver certeza que dá conta.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre organização pessoal no trabalho

Horários em branco

organizar a semana

O pulo do gato ao organizar a semana é deixar alguns horários em branco. Podem ser dois espaços de uma hora em dias diferentes. Esses horários em branco são bons para imprevistos. Às vezes aparece algo novo que você precisa lidar naquela semana, ou algo atrasa. Com uma semana completamente lotada será impossível lidar com aquilo.

Por isso separe alguns horários para deixar em branco. Assim se você precisar vai poder se reorganizar para dar conta de tudo. Lembre-se de que o corpo e a mente cansam. Então vá com calma e seja realista ao organizar a semana.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *