NadaFrágil.com.br

Ser multitarefa é bom ou ruim?


Milena Costa

Com a velocidade da internet e a chuva de informações e atividades. Ser multitarefa costuma ser considerado algo bom, mas pesquisas recentes dizem que não bem assim. Muitas pessoas apontam vantagens e outras desvantagens de ser multitarefa. Nesse artigo vamos falar sobre esse assunto.

Afinal, ser multitarefa é algo bom ou ruim? Entenda sobre o que é bom ou ruim. Pois é algo que interfere na nossa produtividade no trabalho, no nosso cotidiano e pode influenciar até mesmo o nosso bem-estar.

Ser multitarefa

O que é ser multitarefa?

O significado de ser multitarefa é simples. Para encaixar como pessoa multitarefa, a pessoa precisa conseguir realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Ou seja, é alguém no trabalho que ouve o chefe falar enquanto checa sua caixa de e-mails e termina um relatório.

Muita gente se orgulha de ser multitarefa e muita gente gostaria de ser assim. Mas nem tudo são flores e pesquisas recentes apontam que ser multitarefa pode não ser bom para o funcionamento do seu cérebro e o bom desempenho de atividades.

Bom ou ruim

Ser multitarefa

O cérebro humano deveria ser seu aliado. Mas em muitas situações ele nos engana. Na questão de ser multitarefa ele nos faz acreditar que estamos sendo eficientes e produtivos. Então o cérebro se distrai facilmente com pequenas coisas e acreditamos que estamos conseguindo desempenhar várias funções ao mesmo tempo.

Fazer muitas tarefas ao mesmo tempo estimula a liberação de cortisol. Hormônio muito presente em situações de estresse. Ou seja, seus níveis de estresse aumentam e sua tranquilidade e disposição diminuem.

Não é só isso, ser multitarefa também afeta nosso foco, pois nosso cérebro fica mais feliz ao se distrair com outra tarefa. As chances de errarmos nas tarefas que estamos desempenhando são maiores.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre organização pessoal no trabalho

Aparentemente a produtividade deveria aumentar já que várias coisas estão sendo feitas ao mesmo tempo. Mas assim como a qualidade cai, também se torna muito difícil completar as atividades por se distrair com novidades o tempo todo.

Profissional Multitarefa

Ser multitarefa

Muitas empresas valorizam o profissional multitarefa por ainda estarem presas a ideia de que esse profissional produz mais. Se você se considera multitarefa e não está produzindo bem. É bem possível que os pontos levantados acima estejam relacionados a suas atividades multitarefas.

Pode ser bom tentar focar em uma tarefa por vez, mas vale lembrar que isso não é fácil. Afinal seu cérebro está envolvido e acostumado com o jeito anterior de fazer as coisas. Você pode pedir ajuda de um profissional.

Cotidiano

Não é só no trabalho que ser multitarefa pode atrapalhar. Já viu alguém tentar limpar a casa, prepara uma refeição e ficar de olho nas crianças? Tudo ao mesmo tempo? Não é nada fácil e pode até causar acidentes.

É bom dividir as tarefas da casa com o parceiro ou parceira, para assim realizar todas com mais eficácia e segurança. Se for só você, tente separar as atividades por horários e dias, e resolvê-las cada uma de uma vez. Isso também vai diminuir seu estresse.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como mudar de hábitos de forma efetiva

Técnica Pomodoro

mulher trabalhando

Essa técnica criada em 1980 por Francesco Cirillo é uma técnica de gerenciamento de tempo que ficou famosa. A técnica consiste em separar seu dia de trabalho em blocos de 25 minutos de trabalho intenso com intervalos de 5 minutos.

Cada um funciona de uma forma diferente e você pode adaptar para você. É legal ressaltar que organização ajuda bastante. Não adianta passar 10 desses 25 minutos para decidir qual atividade vai realizar.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre dicas de organização e decoração de Home office

Anote

trabalhando

O que acontece com quem é multitarefa é que muita coisa passa na cabeça da pessoa e ela se distrai. É legal anotar sempre que você lembrar de algo que precisa fazer, assim você de certa forma libera espaço para se concentrar no que está fazendo no momento.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.