Como tirar Manchas do Rosto

Sabe aquelas manchinhas ocasionadas por acne, sol ou até mesmo gravidez? Elas aparecem no rosto, principalmente na região do nariz e incomodam muita gente, principalmente as mulheres.

É claro que existem diversos truques de maquiagem para apagar temporariamente qualquer imperfeição. Com os avanços na área de cosméticos, é quase impossível sair de casa para algum evento e sem que o rosto esteja “perfeito”. Entre os mais usados estão a base, o pó compacto e o corretivo facial. O problema é que apenas “disfarçar” não corrige o problema. E é claro que todos gostariam de eliminar as indesejáveis manchinhas de vez!

Leia também nosso artigo sobre como remover manchas da pele.

Tratamentos para tirar as manchas do rosto

makeup

Há alguns tratamentos que impedem que a mancha se consolide na pele, aumente ou escureça com o tempo. Para peles de cicatrizes acnéicas (derivadas de episódios intensos de acne ou rosácea), por exemplo, podem ser tratadas com o famoso peeling, método a laser que elimina boa parte (em alguns casos 100%) das manchas e cicatrizes.

No caso de as manchas serem superficiais e mais simples de clarear, existem medicamentos e cosméticos próprios para cada caso. Porém, ainda assim, é sempre importante consultar um dermatologista antes de comprar qualquer produto, porque cada pele tem suas características próprias e nem sempre o que deu certo para uma pessoa fará bem a outra.

A desvantagem, nesse caso, é que demora muito mais tempo para surtir efeito. Os cosméticos e produtos tópicos (de aplicação direta na pele) são uma espécie de tratamento a longo prazo, que deve ser feito com dedicação para que produzam efeito.

Máscaras caseiras

Para quem gosta de produzir máscaras caseiras para auxiliar o combate das manchas, existem ótimas receitas que ajudam no clareamento pele. Produzidas com elementos naturais, elas hidratam e ainda deixam a pele com um cheirinho agradável.

  Cuidar das unhas: 4 dicas para o cotidiano

woman-with-face-mask1

Popularmente, os ingredientes mais usados são frutas e legumes, como abacate, mamão, pepino e tomate. A máscara de pepino é especialmente recomendada para quem deseja diminuir as sardas, clareando-as aos poucos. O limão também está quase sempre presente nesse tipo de receita, e é exatamente por causa disso que você deve evitar ao máximo fazer esses tratamentos durante o dia. Em contato com o sol, o limão poderá manchar ainda mais sua pele, ao invés de clareá-la.

Como a pele do rosto é muito sensível, tome muito cuidado na hora de aplicar cremes e máscaras. Não ultrapasse o tempo indicado, faça a aplicação a noite e no outro dia, antes de sair, aplique protetor solar.

Receitas

 

Máscara de PepinoMáscara facial

  • ½ pepino cortado em rodelas
  • 4 folhas de hortelã fresca
  • 100 ml de água filtrada

Bata os ingredientes no liquidificador e aplique imediatamente no rosto, com o auxilio de um pincel. Deixe agir durante 15 minutos. Lave com água fria e seque com uma toalha limpa. Aplique hidratante fácil em seguida.

Máscara de leite em pó e óleo de amêndoas

  • Suco de 1 limão
  • 2 colheres (chá) de mel
  • 1 colher (chá) leite de pó
  • 1 colher (chá) de óleo de amêndoas

Misture os ingredientes em um potinho pequeno até formar uma pasta uniforme. Aplique no rosto com o auxílio de um pincel. Deixe agir por 10 minutos antes de lavar bem com água morna em abundância. Aplique hidratante facial em seguida. Lembre-se: jamais se exponha ao sol durante a aplicação da máscara.

Dicas para evitar as manchas no rosto

Algumas dicas essenciais são válidas para todos os tipos e tons de pele na hora de evitar o aparecimento das manchinhas:

  • Nunca é cedo demais para cuidar da pele: mesmo sendo jovem, cuide da pele do seu rosto com atenção. Nunca durma com maquiagem, sempre retire todos os vestígios com demaquilantes apropriados. Assim você evita o aspecto envelhecido antes da hora.
  • Quem tem pele oleosa e com acne deve evitar espremer cravos e espinhas, para não marcar o rosto.
  • Lembre-se de usar protetor solar diariamente, inclusive no inverno. Em dias de muito sol, é só utilizar um fator de proteção mais elevado. Além de evitar o surgimento de manchas você também está se protegendo contra problemas sérios, como o câncer de pele.
  • Beba muita água para hidratar-se de dentro para fora e ajudar suas células a se renovarem, mantendo sua pele saudável e com aspecto limpo.
  • Utilize sempre hidratante após o banho, para umidificar a pele e fortalecê-la. Há produtos específicos para o rosto, de acordo com seu tom e tipo de pele. No caso de pele oleosa, sempre opte por aqueles que tem fórmula oil-free, que não obstrui os poros.
  • Durante a gravidez, visite um dermatologista para se proteger de manchas e estrias. Só ele poderá indicar o produto certo para esse período em que toda cautela é necessária.
  Mechas para Morenas: Fotos, Como Fazer e Passo a Passo

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui