Cremes para Estrias – Tratamento e Dicas

Dentre os inimigos estéticos mais temidos por todas as mulheres, além das celulites e das rugas, estão sendo dúvida as estrias. A presença delas em qualquer parte do corpo faz com que a mulher já não veja tão atraente como deseja, destruindo sua autoestima. A boa nova é que a indústria dos cosméticos e dos tratamentos estéticos tem se dedicado bastante em elaborar armas que podem ajudar a uma mulher a combater e vencer tão temível inimiga. Nem tudo está perdido, um bom creme para estrias pode ajudá-la.

Primeiramente é bom estar ciente de que as estrias não são uma doença dermatológica. Elas são uma condição de consequência. Ou seja, são causadas por um estiramento muito rápido e irregular da pele. Podem aparecer apenas como linhas muito finas ou podem chegar a serem sulcos profundos na pele, que causam constrangimento e incomodo para aquelas que as possuem, chegando mesmo a limitar sua vida cotidiana, em pouco ou elevado grau.

Cremes para Estrias - Tratamento e Dicas

Claro que também é importante saber que as estrias não são coisa exclusiva do mundo feminino, afetando também a muitos homens.

Elas são, em síntese, o resultado da ruptura das fibras de colágeno, causada por um estiramento da pele, que por sua vez, são causados por algumas circunstâncias que predispõem a elas e mudanças repentinas na massa corporal, como o ganho de peso rápido, uso de alguns medicamentos com corticosteroides, a própria genética da pessoa e ainda uma gravidez.

Também podem ser formar como consequência de mudanças hormonais na adolescência, e por isso mais de 10% dos casos, aparecem na puberdade.

Cremes para Estrias - Tratamento e Dicas

Estrias podem ser tratadas e prevenidas

As estrias nem sempre surgem nas mesmas partes do corpo, seja homens ou mulheres, mas são geralmente elas se formam na área do abdômen, nas laterais e parte internas dos quadris, nádegas, braços, seios e joelhos. Estas áreas possuem uma resistência reduzida e estão mais sensíveis à ruptura das fibras elásticas de colágeno durante o estiramento da pele. Dependendo do tipo de estiramento, as estrias terão direção horizontal ou vertical.

  Primeira tatuagem: Saiba como decidir e como agir

Cremes para Estrias - Tratamento e Dicas

Em todos os casos podem ser tratadas. Existem alguns remédios e tratamentos estéticos para prevenir e até resolver este transtorno, sendo que os cremes para estria são os mais buscados. Nem todas as estrias são iguais, da mesma forma que nem todas as peles são iguais. Ainda assim, felizmente, existem alguns produtos que já provaram ser úteis na luta contra as estrias.

Tratamento deve começar cedo

creme para estrias

Para conhecer e fazer melhor uso de algumas substancias, cremes e tratamentos eficazes contra as estrias e seus efeitos, é importante começar o tratamento para estrias o mais rapidamente possível, quando elas ainda têm coloração vermelho – violeta, para obter melhores resultados.

O tempo de evolução de estrias é um fator chave na escolha do tipo de tratamento para estrias e os resultados obtidos. Estrias recentes, com menos de 18 meses de evolução, respondem mais favoravelmente aos tratamentos estéticos à base de cremes.

Um estudo publicado pela Academia Americana de Dermatologia mostrou que usar cremes com tretinoína em alta concentração por alguns meses melhora-se a aparência da pele e se detém a evolução das estrias eficazmente.

Tratamento para estrias com Tretinoína

Cremes para Estrias - Tratamento e Dicas

Os tratamentos para estrias à base de cremes e óleos com tretinoína visam melhorar o aspecto estético, com base na regeneração da pele e no estimulo à formação de novas fibras de colágeno.

Contudo, alguns desses cremes podem ser irritantes, não devendo ser usados durante a gravidez, nem no período de amamentação do bebê (o ingrediente ativo pode ser transmitido para o feto ou para o leite materno). Também não deve ser usado nos períodos de exposição ao sol. Normalmente, esses cremes não são de venda livre, necessitando consulta e receita médica.

  Hidratação, Cauterização e Reconstrução Capilar podem Salvar o seu Cabelo

Tratamentos de Estrias Recentes

creme para estrias

As estrias recém-formadas têm bordas elevadas (com aparência de inflamadas), sendo também mais profundas, e apresentam-se de coloração vermelho-violáceo ou marrom. Um sinal de sua iminente aparição é que muitas vezes a pele coça e fica seca e esticada.

É recomendado usar um creme hidratante ou óleo de rosa mosqueta diariamente para prevenir ou atenuar as estrias já aparentes.
Também se pode massagear as áreas do corpo 3 ou 4 vezes por dia com cremes que contenham manteiga de cacau, manteiga de noz de karité, Aloe Vera (babosa), vitamina A, E e / ou C, como ingredientes principais ou óleo do Emu, de jojoba, de rícino, de germe de trigo e óleo de amêndoa para ajudar a pele a renovar-se.

Com o tempo e uso constante de hidratação na região, elas ficarão achatadas e com um tom branco brilhante. Em alguns casos, eles ficarão com um tom marrom claro.

Estrias na Gravidez

Estrias na Gravidez

Já se realizou inúmeros estudos sobre o aparecimento de estrias durante a gravidez. Elas podem ocorrer em aproximadamente 90% das mulheres grávidas e geralmente aparecem a partir do sexto ou sétimo mês.

A recomendação para evitá-las, é o controle permanente do aumento de peso do seu corpo. É aconselhável não subir mais de 12 quilos durante a gestação. Hidrate e nutra a sua pele diariamente com cremes ou óleos específicos durante toda a gravidez.

Cremes para Estrias - Tratamento e Dicas

Em resumo, não há nenhum tratamento que pode remover estrias completamente. Para a remoção completa das estrias é preciso contar com a ajuda de um cirurgião plástico ou um dermatologista (médico especializado no tratamento de problemas de pele), que podem definir o tipo de tratamento a seguir com base no tipo de pele e a qualidade das estrias – desde a cirurgia em si às técnicas como a microdermoabrasão e laser – que reduzem a visibilidade das estrias.

  Iluminador corporal: a nova tendência do verão

Cremes para Estrias - Tratamento e Dicas

Os cremes e óleos são indicados para diminuir a profundidade e reduzir a aparência delas.

Para garantir que você nunca mais terá estrias é preciso evitar que a pele sofra estiramentos repentinos e intensos, como ganhar peso rapidamente e, principalmente, aumentar a elasticidade de sua pele, de modo que quando você está grávida, ou você aumenta muito peso, as fibras de colágenos mantenham intacta sua elasticidade, não se rompendo.

Nesta tarefa, os cremes e óleos são os melhores aliados, além de uma dieta rica em vitamina A , C , E , e zinco que irão aumentar a resistência e elasticidade do colágeno.

Separei mais esses conteúdos para você:

3 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde.

    Tenho estrias ha 28 anos com o tratamento caseiros consigo amenizar minhas estrias são vermelhas e estao no abdomem adquiri depois da gravides.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui