Leques para espantar o calor

Você o conhece de algum lugar. Seja daquela gaveta velha da sua avó ou dos filmes de época. O leque é o acessório must-have do verão brasileiro. Afinal, ninguém consegue manter a pose com o calor que faz no Brasil.

E se você acha que o leque é uma “coisa de avó”, está muito enganada. Superfeminino e pratico, o leque pode ser levado na bolsa, ajudando a refrescar os momentos de calor. Além disso, é um acessório versátil que pode ser encontrado nos valores mais diferentes. Sempre tem aquele que cabe no seu bolso e te conquista.

Várias culturas usavam o leque e ele sempre serviu como uma forma de linguagem para as mulheres. Alguns sinais significavam “Adeus”, “Eu te amo”, “Tenho namorado” e até “Hoje não sairei”. Um ar de mistério e charme parte desse pequeno abanador.

Para fugir do calor, muitas mulheres já embarcaram nessa moda. Inclusive, o acessório virou até brinde em casamentos, para ajudar a controlar o calor nas cerimônias ao ar livre. Afinal, ficar derretendo quando se está toda arrumada não é nada legal.

Em São Paulo encontramos os leques na região da Liberdade, bairro da Colônia Oriental no Brasil. Garimpando nas lojinhas e nos mini-shoppings é possível encontrar vários tipos de modelos, cores e estilos. Sem falar nas grifes de acessórios que estão investindo nesse produto. Conheça os modelos, comece a usá-los e não passe mais calor!

Leque Japonês

O leque japonês é mais refinado, tem traços bem delicados e sutis. Entretanto, o acessório já foi até usado em guerras, mas eram feitos de ferro e consequentemente letais. São muito utilizados nas danças típicas e geralmente são feitos de bambu com folha de papel ou pergaminhos.

  Saiba Como usar Rendas Corretamente

Leque Japonês

Leque Chinês

Dizem que o leque surgiu na China, mas o Japão compete para ser o pais de origem. Os leques chineses são bem característicos e conhecidos pelo tipo Abanador. Além desses, o leque de madeira também é bem famoso.

Leque Cigano

Assim como a cultura cigana, seus leques são com cores fortes, feitos com tecidos e rendas. Os desenhos geralmente são de flores ou pinturas de situações dos ciganos.

Leque Espanhol

Geralmente feito em seda, este leque traz desenhos do cotidiano ou pinturas mais artísticas. Chamados de Abanicos, eles são usados nas danças típicas espanholas.

Leque Francês

Saindo diretamente dos filmes de época… O leque Frances! Esse tipo não é o mais usado atualmente, mas já fez muito sucesso entre a elite francesa do século XVIII. Foi nesse período que começaram a criar avestruzes em cativeiro, o que viabilizava a demanda de penas.

Leque francês

Você Sabia?

• Há varias versões para a criação do leque e uma delas conta que a filha de um poderoso mandarim estava em um baile de mascaras e não conseguindo suportar o calor, retirou a mascara para abanar-se. Logo todas as outras mulheres do lugar fizeram o mesmo para não deixar que a garota fosse a única.

• O significado literal de leque em japonês é “aberto até o fim”, o que sugere a imagem de expansão, de irradiação para um futuro próspero.

• Os leques eram usados como forma de comunicação e flerte entre homens e mulheres. Para dizer “Eu te amo”, era necessário esconder os olhos com o leque aberto. “Quando nos veremos?” o leque era encostado aberto no colo. Para dar “Adeus” bastava abrir e fechar o leque.

• Madame de Stäel, uma dama da sociedade francesa, disse certa vez que “Há tantos modos de se servir de um leque que se pode distinguir, logo à primeira vista, uma princesa de uma condessa, uma marquesa de uma routurière (tipo de plebeia).Aliás, uma dama sem leque é como um nobre sem espada.”

  Moda Anos 70 – Décadas da Moda

Separei mais esses conteúdos para você:

4 COMENTÁRIOS

  1. assunto: abanador chinês. Onde consigo comprar abanadores chineses exatamente como os da foto? Só encontro leques nas lojas. Tenho um abanador como o da foto, é melhor que o leque, é super portátil, quero comprar, mas não sei onde encontro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui