Durante as décadas de 60 e 70, vimos uma revolução na juventude mundial, que com os hippies começou a seguir e viver uma vida mais zen, sem proibições ou seguindo a tradições. Essa revolução aconteceu inclusive nas roupas que eram usadas. Antigamente, as mulheres não podiam usar calças, tanto que a ideia vinha sendo introduzida desde a década de 20 e 30 porém com muita resistência, coisa que na década de 60 já começou a ser aceita e usada pelas jovens da época.
O tempo passou e desde então e as mulheres abraçaram uma vida independente e sem o auxílio do homem…que hoje não passa de um abridor de latas ambulante… será? Bom, seja qual for a função deles, elas estão mais independentes sem dúvida, mas isso não quer dizer que a feminilidade que as mulheres lá das décadas de 20,30 e 60 e 70 tinham acabou se perdendo no tempo, não, as calças ganharam o formato do corpo da mulher, assim como as saias não foram retiradas do armário das moças…ela só ganhou uma nova forma de ser usada.
As saias são o artigo que não pode faltar no armário de qualquer boa mulher que goste de mostrar além de sua independência, mostrar isso com estilo e sem abrir mão de sua delicadeza natural feminina. Uma das saias que praticamente compreendem todas essas formas de ser e se sentir mulher forte, decidida mas frágil e carente é a saia plissada.
A saia plissada é uma saia feita em camadas laterais que tem um efeito de sanfona. Ela é de estilo clássico um tipo de saia que tem por regra ser usada com roupas mais soltinhas e de preferência mais delicadas. É um tipo de saia que tem a cara do verão e pode ser tanto no comprimento abaixo um pouco dos joelhos quanto no estilo mini.
Mas aí você me pergunta: mas só dá pra usar saia plissada se eu usar um estilo mais delicadinho? E se eu quiser ir para um show de rock com uma? Como ornar esse estilo com a saia plissada? Ela também pode ser usada por quem é roqueira…até pela funkeira! A dica é procurar usar uma blusinha que combine com ela e uma cor que deixe a produção com uma cara rock ´roll ou para um batidão.
A saia plissada fica bem também no ambiente de trabalho. Se você trabalha em um escritório, pode usar a saia plissada com uma blusinha soltinha e fresca, além de um saltinho que não seja tão alto. Com uma maquiagem leve e cabelos bem produzidos na chapinha ou até em lindos caracóis, você deixará a produção com a saia plissada um arraso! Mas cuidado somente com as cores! Procure casar tudo para não parecer brega.
Como qualquer tipo de roupa, a saia não foge do seu tipo físico, por isso tem algumas regrinhas para usar saia plissada:
Se você é o tipo modelo, alta com pernas a lá Ana Hickman, então a saia plissada Midi fica perfeita em você. Com um caimento mais na altura do joelho ou um pouquinho acima, garante que você fique elegante e chique, não deixando suas pernocas tão a mostra e deixando você com um aspecto grande.
Para as baixinhas, as saias plissadas mais curtas são melhores, pois com as pernas a mostra, se tem a impressão de ser mais alta. Se estiver usando um salto alto então fica tudo perfeito!
Tanto para altas quanto baixas, a saia plissada longa fica super bem. Nesse tipo de saia, a ideia de que saias longas deixam as baixinhas ainda mais baixas e se gordinhas então com um efeito atarracado, na saia plissada esse efeito não acontece justamente pelo estilo da saia, em sanfona um tipo com mais movimento, e por serem saias em tecidos mais leves, deixa o look menos pesado.
As moças cheinhas devem ter cuidado em usar saia plissada rodada inclusive, porque geralmente elas dão um efeito de que você seja ainda mais gordinha do que é. Se você quer muito usar esse estilo de saia, use uma cor escura e procure usar salto alto, assim o efeito não ficará tão focado.
Abuse de acessórios com saia plissada como anéis, pulseiras, colares e cintos. Uma bolsa que tenha cores próximas ou iguais ou até mesmo o efeito plissado, dá um ar interessante a sua produção. Mas procure uma bolsa média, nada muito grande e em cores mais leves para evidenciar a sua saia plissada e nada mais. Os acessórios servem para compor o look e dar evidência a algumas peças, se é a saia, um cinto e um colar com cores próximas da saia, vão fazer as pessoas olharem para ela.
Lembre-se sempre: independente do seu estilo, se vai usar saia plissada nunca esqueça de usar com uma blusinha mais folgadinha e de tecido leve, pois assim a saia ficará com uma definição melhor em sua produção e corpo. Cuidado com as cores repito: elas podem matar seu visual se estiverem muito ”alegres”.
No local de trabalho, use a saia plissada no tamanho mediano, evitando o uso da longa ou curta. A dica é óbvia: a curta vai querer mostrar algumas coisas que pode te levar a demissão, a comprida vai te envelhecer e pode deixar seu look de trabalho um pouco pesado. Na medida a média é a que cai melhor em qualquer situação…pelo menos no trabalho é a mais indicada.
Alguns vestidos agora estão seguindo a mesma modelagem das saias plissadas e são um arraso para serem usados por aí, especialmente em eventos. Abuse desses vestidos pois é eles são bastante democráticos assim como as saias, caindo bem em qualquer ”corpitcho” e valorizando você dos pés a cabeça.
A saia plissada é um estilo que cai bem em qualquer mulher, basta ter estilo e claro uma pitada de bom senso para saber usá-la. Procure sempre ter alguns acessórios ornando o look e procure uma saia plissada no tamanho e na cor perfeita para você.
[g-slider gid=”20783″ width=”100%” height=”55%” random=”0″ watermark=”0″]
existem também saias plissadas com estampas, pois eu ando á procura á e não encontro ,pode-me dar alguma ideia para substituir esta peça ????
Eu odiava aquela saia plissada que mamãe escolheu para mim.Me sentia um espantalho.E ainda por cima,com cinto!