NadaFrágil.com.br

10 dicas para deixar seu lar impecável


Fabíola Cunha

Quer dicas para deixar sua casa mais limpa, organizada e inteligente? E isso de forma produtiva e prática (até mesmo econômica)? Algumas ações para trabalhar pela casa parecem simples demais para serem eficazes. Mas são!

Vidro quebrado

Lar

Quebrou um copo, garrafa ou objeto de vidro qualquer? Depois de varrer e remover os pedaços maiores, pegue os pequenos pressionando uma fatia de pão de forma branco, desses bem macios, sobre o chão. Termine com uma folha de papel toalha umedecida.

Cola de adesivo ou etiqueta

lar

É um grande mistério o motivo pelo qual as lojas de departamento insistem em colocar adesivos ou etiquetas adesivas impossíveis de remover completamente em seus produtos. A etiqueta sai, a cola fica, fazendo com que pelos, cabelo, poeira e resíduos em geral grudem no item. Se as lojas não ficam mais espertas, nós ficamos: use qualquer óleo de cozinha (soja, canola, milho ou azeite, por exemplo) ou óleo de eucalipto sobre um papel toalha.

Coloque o papel sobre o local cheio de cola, espere alguns minutos e esfregue para remover. Apenas tenha cuidado com manchas causadas pelo óleo – faça um teste antes.

Aproveite e confira nosso artigo de dicas para fazer faxina.

Tapete ou carpete com marca de pressão

Lar

Você odeia as marcas que móveis pesados deixam sobre o carpete ou tapetes? Para remover esses “buracos”, coloque um cubo de gelo sobre o local e deixe derreter. Se não recuperar as fibras completamente, use um garfo para gentilmente trazê-las de volta.

Roupas que não param no cabide

Lar

Camisolas, blusinhas ou vestidos de alça fina ficam escorregando o tempo todo dos cabides no guarda-roupa. Isso pode ser bastante irritante e até estragar as roupas depois de um tempo. Elásticos de borracha simples, amarrados nas pontas laterais de cada cabide resolvem o problema!

Velas que duram mais

Lar

Quer fazer uma vela durar mais. Antes de usá-la, coloque-a no freezer para endurecer a cera, o que vai fazer com que ela derreta mais devagar. Se for uma vela fina, apenas uma hora basta. Já velas largas, usadas em pilares, pedem de seis a oito horas.

Odores no sofá

Lar

O bom e velho bicarbonato de sódio, lançado sobre o tecido do sofá e deixado ali por alguns minutos, faz muita diferença na hora de aspirar. Ele absorve e elimina odores indesejados. Por via das dúvidas, faça um teste antes de jogar o produto.

Pólen

Lar

Flores dentro de casa podem dar um ar alegre e especial à decoração, mas o pólen rapidamente se transfere para roupas, tapetes e carpetes. Para tirar uma mancha de pólen, sacuda o item vigorosamente, passe o aspirador e então lave normalmente. Não esfregue ou jogue água sobre a mancha. E não toque a mancha diretamente – os óleos e calor naturais das mãos vão terminar de fixá-la no local.

Adeus formigas

Lar

Impeça as formigas de marchar para sua cozinha com uma barreira feita de fita adesiva. Coloque fitas adesivas nas frestas de janelas e entradas. Apenas por alguns dias, até o problema ser eliminado na outra parte da casa.

Ferro novo

Lar

Para limpar a superfície de um ferro de passar roupas queimado, use apenas sal. Coloque várias colheres de sal comum sobre um tecido, como um lenço, por exemplo. Coloque esse tecido sobre a tábua de passar e passe o ferro quente por cima várias vezes, até as marcas desaparecerem. Desligue e deixe esfriar completamente antes de limpar o metal do ferro com um pano úmido.

Janelas impecáveis

Lar

Quer que os vidros de suas janelas fiquem transparentes e brilhantes? Adicione uma colher de amido de milho em um litro de água morna. Misture e use um spray para jogar sobre o vidro. Limpe com jornal, tecido ou um rodinho, como faria normalmente.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta