NadaFrágil.com.br

7 hábitos alimentares que você deve cortar


Eliana Lee

Se você quer mesmo viver de uma forma mais saudável, evitar o ganho excessivo de peso e ainda por cima ter pele, unhas e cabelos sempre em dia, existem alguns hábitos que precisam ser cortados com urgência.

Do famoso “lanchinho noturno” ao “não tomo café da manhã”, está na hora de rever certas atitudes. Quem ganha é a sua saúde, é claro.

1. Usar comida como recompensa

Tratar a comida como recompensa é uma péssima ideia e faz com que você tenha uma relação errada com a hábitos alimentaresalimentação. Alimentos são como combustíveis para que seu corpo funcione corretamente. Obviamente, todas nós sabemos (e adoramos) que determinados pratos são deliciosos e sim, você merece consumir estes alimentos. O erro está em dar à comida a incumbência de te fazer sentir-se melhor ou “descontar” na comida suas frustrações.

2. Assaltar a geladeira a noite

O lanchinho fora de hora é inimigo do seu metabolismo durante a noite. Isso porque durante o dia ele pode processar o que você consome com mais eficiência. Entretanto, à noite, o processo é mais lento, o que colabora para o ganho de peso. Se sentir fome durante a noite, é preferível consumir um copo de água ou uma xícara de chá de ervas ao invés de alimentos mais pesados.

3. Comer na frente da TV

Já reparou que se você não prestar atenção ao que está comendo a possibilidade de consumir ainda mais comida é maior? Evite comer em frente à TV onde você poderá se distrair facilmente (um pacote de salgadinhos ou biscoitos recheados por exemplo, vão embora num piscar de olhos).

hábitos alimentaresFaça as refeições principais sempre à mesa, focando na ação de se alimentar. Assim você se alimenta de forma mais saudável e num ritmo mais adequado. No entanto, quando quiser comer na sala, não há problema, desde que você separe antes a quantidade de comida ou aperitivos e leve para o cômodo apenas o que deseja consumir.

4. A famigerada fast food

O ideal seria consumir apenas alimentos frescos, recém-cozidos e devidamente preparados, certo? Na prática, no entanto, a comodidade acaba vencendo algumas vezes. Se estiver fora de casa e desejar fazer um lanche, que tal começar a substituir as lanchonetes por restaurantes com comida “de verdade”? Na hora de ir ao mercado, evite ao máximo produtos congelados e alimentos processados. Se o tempo está curto para cozinhar comidas naturais, opte por produtos de empresas que fornecem o mínimo de conservadores e alimentos mais próximos ao natural. Lembre-se de tirar alguns dias na semana para comer corretamente, sem substituir nenhuma refeição importante por um “lanche rápido”.

5. Não comer frutas e legumes em quantidade suficiente

Continuar ignorando o poder das frutas e legumes é um dos piores hábitos alimentares que você poderia ter.  Para garantir que você está consumindo o suficiente comece a incorporar frutas em seu café da manhã, misturando-as ao iogurte ou ao cereal matinal, por exemplo. Já nos intervalos das refeições, que tal substituir o refrigerante pelos sucos naturais? Já no caso dos legumes, tente incorporar um pouco de cada tipo na salada, aos poucos, até se acostumar com a presença deles em suas refeições.

Leia também nosso artigo sobre as frutas que emagrecem.

6. Não tomar café da manhãHábitos Alimentares

O café da manhã não é uma parte negociável de sua alimentação diária. Certifique-se que está se alimentando corretamente pela manhã, consumindo níveis equilibrados de carboidratos, ácidos graxos essenciais e proteínas de qualidade. O café da manhã correto estabiliza os níveis de glicose no sangue e melhora sua concentração, além de te encher de disposição para as atividades do dia.

Dica: Confira também nosso artigo especial sobre transtornos alimentares.

7. Planejamento semanal

O segredo para comer direito é se planejar. Se você não fizer isso, estará propensa a comer qualquer coisa, de qualquer modo: afinal quando estamos famintos temos a tendência de optar pelo o que é mais rápido certo? Separe um tempinho na semana para planejar o cardápio para os outros dias. Anote tudo o que pretende fazer e compre os ingredientes que precisar para os pratos. Com o passar do tempo você acaba incorporando este novo hábito em sua rotina e as chances de não consumir comida saudável serão cada vez menores.

Facebook NadaFrágil.com.br

Uma resposta para “7 hábitos alimentares que você deve cortar”

  1. fernanda disse:

    Boooom dia, muito bom o site de vocês, me ajudou bastante!
    Fiquem com Deus! e um ótimo domingo e uma semana maravilhosas, repleta de energias positivas. *-*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *