NadaFrágil.com.br

Aprenda a fazer tricô – Confira dicas e passo a passo!


Amanda Brandão

O tricô é conhecido por ser uma técnica de entrelaçamento de fios, que podem ser feitos de lã ou com fibra têxtil, de forma organizada criando-se assim um pano, que através de suas características de textura e elasticidade, é conhecido também como malha de tricô ou simplesmente tricô.

O tricô pode ser feito manualmente com duas agulhas ou apenas com uma, que além de fazer o entrelaçamento dos fios, criando os pontos de tricô, fazem a malha de tricô com pontos já tecida.

A história do tricô

Aprenda a fazer tricô – Confira dicas e passo a passo!

A técnica do tricô nasceu no Egito onde o entrelaçamento era feito com ossos ou madeira, depois os belgas levaram essa técnica aos ingleses onde às mulheres utilizam o tricô para produzir meias e cachecóis para proteger seus maridos e filhos no inverno.

Por isso a técnica de tricô é muito relacionada com os dias mais frios, no inverno. Hoje em dia, com as tecnologias é possível encontrar malhas de verão com fios leves e apropriados para fazer o tricô, até mesmo nos dias mais quentes, inclusive nas lojas é possível encontrar peças de verão confeccionadas com pontos de tricô, porém com fios mais leves e fresquinhos.

Saiba mais sobre o Tricô

Aprenda a fazer tricô – Confira dicas e passo a passo!

O tricô pode ser feito através de máquinas próprias para essa finalidade, conhecidas também como maquinas de tricô, o que resulta em um pano bem semelhante à malha manualmente tecida.

As peças de lã são sempre bem-vindas, especialmente naqueles dias mais friozinhos, fazendo parte das produções de inverno. As peças de tricô podem aparecer dos mais variados modelos, cores e texturas, porém o que todas elas têm em comum é a sua característica aconchegante e quentinha para aquecer tanto mulheres quanto homens e crianças nos dias mais frios, além de proporcionar mais charme às produções de inverno, é claro.

Aprenda a fazer tricô – Confira dicas e passo a passo!

Nas principais lojas e vitrines das lojas de roupas você pode encontrar peças de tricô aparecendo em casacos, xales e cachecóis. Mas, para você que não deseja gastar muito dinheiro comprando peças de tricô, você pode aprender a fazer em casa mesmo.

Saiba como fazer tricô, aprenda as dicas, técnicas e confira um lindo passo a passo de uma peça de tricô para você ir treinando em casa.

Como fazer tricô – Passo a passo

Como fazer tricô – Passo a passo

1. Comprando os materiais

Para começar a tricotar é preciso fazer uma lista dos materiais necessários. Então anota aí, você vai precisar de: fios, agulhas, fio de agulhas e85 grama de lã, com isso já é o suficiente para começar a tricotar. Evite comprar lãs em cores escuras, pois são mais difíceis de olhar os defeitos e erros. Por enquanto, prefira os fios de lã mais clarinhos e deixe as escuras somente quando já estiver tricotando muito bem.

2. Tipos de lã e agulhas

A escolha da lã vai depender do tipo da roupa que você deseja fazer. Por exemplo, se você está pensando em fazer um cachecol ou uma luva, deve optar pelas lãs com fios compridos, como o eyelash. A lã com fio grosso é perfeita para fazer blusas e casacos, já os fios chenille, são ideais para fazer uma manta bem quentinha e gostosa.

Aprenda a fazer tricô – Confira dicas e passo a passo!

Os fios de algodão são muito utilizados para fazer roupas de crianças. Em relação às agulhas, qualquer uma serve. Porém, existem diversos modelos, como as de alumínio, aço e até mesmo de madeira. As pessoas utilizam muito as agulhas de alumínio, por terem o preço mais acessível em relação às outras agulhas.

3. Comece pelo inicio

Para começar a tricotar é preciso começar a fazer um nó falso. Portanto, coloque o fio de lã na sua mão esquerda e puxe aproximadamente 15 cm do que falta na mão direita. Faça uma espécie de “alça” para poder deixar o restante de lã para a sua esquerda. Coloque uma agulha de tricô na alça do lado direito do laço. Se você conseguir fazer corretamente esse primeiro passo, conseguirá puxar os fios com mais firmeza, fazendo um laço na agulha.

Aprenda a fazer tricô – Confira dicas e passo a passo!

Verifique se a alça que você fez está sobre o eixo e não na ponta. Caso contrário, os pontos ficarão muito apertados, impossibilitando você de continuar com o seu trabalho. Agora, coloque a agulha na mão esquerda, segurando-a com a palma da mão e com o dedo indicador em cima. A mão direita também precisa controlar o movimento dos fios. Use a mão esquerda para manter as agulhas próximas aos pontos de tricô, a mão direita é usada para pegar nos fios e envolvê-los sobre as agulhas.

Com a agulha de tricô na mão direita, puxe os fios de lã através da agulha e, em seguida, coloque a agulha esquerda neste novo ponto e, depois deslize a agulha direita para fora. No começo pode parecer bastante complicado, ainda mais descrevendo a forma como você deve tricotar, mas depois de algumas tentativas, com certeza você pegará o jeito rapidinho e achará tudo muito fácil e simples.

4. Pontos do tricô

Aprenda a fazer tricô – Confira dicas e passo a passo!

Agora vamos aprender os pontos do tricô, de acordo com o tutorial citado acima. Faça trinta ou quarenta pontos e tenha em sua mão esquerda uma agulha de tricô. Coloque a agulha direita no primeiro ponto de costura, começando da frente para trás. Enrole os fios abaixo e, depois passe a agulha direita por cima. Em seguida, puxe o fio com a agulha direita.

Depois é só deslizar o primeiro laço que está na agulha livre. Sendo assim, você já deve ter pelo menos um ponto como um molde para você fazer o restante do tricô, além de um novo ponto de costura em sua agulha direita. Lembre-se de procurar mudar as agulhas de um lado para o outro, no final de cada linha para formar os pontos do tricô.

5. Ponto reverso

Aprenda a fazer tricô – Confira dicas e passo a passo!

O ponto que chamamos de reverso na hora de tricotar é bastante semelhante ao ponto de costura. No entanto, ao invés de deslizar a agulha direita sob a agulha esquerda e de frente para trás, no tricô você terá que deslizar a agulha da direita para a esquerda, à frente da agulha esquerda.

Com a sua agulha direita, puxe os fios através da alça. Deslize a alça de fora da agulha esquerda. Depois de ter feito isso, você deve ter ao menos um ponto na agulha esquerda e um novo ponto na agulha direita. Portanto, repita esse mesmo procedimento por todo o comprimento da linha, enfim agora você já sabe tricotar.

Bolero de tricô – Passo a passo

Quer aprender a fazer um lindo bolero de tricô para deixar suas produções de inverno muito mais charmosas e quentinhas? Então confira o passo a passo, a seguir. Vale lembrar que esse passo a passo é para as pessoas que já sabem ou entendem sobre o assunto. Anote os materiais que você irá precisar para fazer esse lindo bolero de tricô:

Aprenda a fazer tricô – Confira dicas e passo a passo!

Materiais:

- 3 Novelos de 100 gramas do fio Flowers na cor Pantera ou outra cor de sua preferência.

- Agulhas para tricô com as numerações: 5, 8 e 10.

- Agulhas para tapeçaria.

Como fazer:

Para começar a fazer o bolero, lembre-se que essa peça é feita em duas partes iguais, portanto na agulha numero 5 coloque 70 pontos. Faça duas carreiras em tricô, passe para o ponto fantasia 2 e trabalhe somente no ponto fantasia 1 por aproximadamente 10 cm. Agora mude para a agulha numero 8 da seguinte maneira: um aumento, 1 tricô, 1 laçada, 2 pontos juntos em tricô, terminar com a carreira em 2 pontos juntos e 1 tricô.

Aprenda a fazer tricô – Confira dicas e passo a passo!

Depois comece a trabalhar no ponto fantasia 2 por 10cm também, em seguida, mude para a agulha numero 10 e trabalhe no ponto fantasia 2 por 10 cm. Depois é só arrematar, fazendo mais uma parte igual. E para finalizar a montagem do bolero de tricô, feche as partes como uma manga, onde foi arrematada. Una as duas partes com uma costura de 30 cm, lembre-se essa costura ficará nas costas.

Pronto! Agora você pode desfilar com o seu bolero e arrancar suspiros por onde passar. Confira abaixo uma galeria de imagens com fotos de peças feitas com tricô para você se inspirar:

Fotos de peças feitas com tricô:

12345678910
Facebook NadaFrágil.com.br

20 respostas para “Aprenda a fazer tricô – Confira dicas e passo a passo!”

  1. Tábata disse:

    ameii isso tudo e muito massa

  2. Maria do Carmo Ferreira disse:

    Gastaria de saber se vocês tem revista para vender.

  3. maria das merçes porto lawall disse:

    oi amigas eu gosto muito de trabalhos manuais,ficam muito lindos mesmo porque são muitos charmosos,mais o trico eu sei muito pouco mas com as dicas que vocês dão são ótimas,mas vou tentar com muito carinho aprender a tricotarcoisas lindas .um abraço.

  4. maria da gloria camara de almeida disse:

    amei o bolero de tricot ,gostaria de receber outras receitas através do meu Email.

  5. gosto muito de croche e trico gostei muito do bolero vou tentar fazer se me poder mandar de outras receitas agradecia muito obrigada bjs

  6. denise disse:

    gosto muito de trico mas nao consigo acabar sempre fica um ponto solto ou muito apertado mas vou aprender.

  7. rute disse:

    gostava de ter os moldes das peÇas que estao nas fotos. pode me dar os moldes ou dizer meos sites onde foi buscar fotos para eu ver. Ja agora se me poder dar sitescom bons moldes ou pontos diferentes agradeco.

  8. nailena f silva disse:

    Adorei, suas dicas.

    Será que poderia me mandar a receita do casaquinho marrom?
    vou indicar seu site as minhas amigas elas iram adorar, parabéns….

  9. Maria Rita De Souza lima disse:

    Gostaria de receber a receita do casaco marrom. Ele é muito lindo. Adorei as dicas. Obrigada.

  10. Daniela Alves disse:

    Boa noite,

    Gostei muito do casaco vermelho com capucho o primeiro da última linha tal como gostei muito da camisola branca da segunda linha a segunda imagem.

    E por gostar destas peças gostava de saber como é que se fazem, se possível.

    Obrigada

  11. vera mendonca disse:

    Gostaria da receita do colete azul.não consigo faze lo pois sou nova na arte de tricotar obbrigada

  12. elaine disse:

    quero uma receita colete de trico infantil…….

  13. Carmen Lucia disse:

    Gostaria se possivel a receita do casaco marron com a frente arredondada.
    Esta na primeira fila.

    Obrigada!!!!!!!!!!!!!!

  14. gostaria de receber a receita do casaco marrom, da primeira fileira;

  15. Maria Luiza dos Santos disse:

    Gostaria se possivel a receita do casaco marron com a frente arredondada.
    Esta na primeira fila.

    Obrigada!!!!!!!!!!!!!!

  16. magda da silva santos disse:

    OLA EU ESTOU FAZENDO UM CACHICOU DE TRICO E MEIA MAS SÓ QUE ELE ESTA ENRROLANDO AS LATERAIS OQUE EU FAÇO PARA QUE ISSO NAO ACONTEÇA . AGURDO RESP OBRIGADO

  17. amei essas dicas vou fazer para vender

  18. genydaldegan disse:

    gostaria da receita do gorro rosa onde possoencontrar obrigada
    responder

  19. kellyanne disse:

    olá! Fazendo visita ao seu cantinho gostaria que enviasse receitas desse casaco marrom, e de outras peças tbm, são todas maravilhosas.Se possível quaro tam receitas de boleros trico, croche para mim deve ser de tamanho 44 ou 46, pois não sei quantidade de pontos colocar na agulha, é porque essas peças teem que ficar folgadinhos não é mesmo?
    Obrigada por sua gentileza, e que Deus continue te Iluminando sempre!
    Fico no aguardo no meu e-mail.,

  20. Rose disse:

    Adorei a blusa marrom aberta da 1ª fileira, gostaria da receita. Obrigada!

Deixe uma resposta