NadaFrágil.com.br

Armário Funcional: Saiba como montar o seu


Milena Costa

É comum comprarmos mais roupas do que de fato precisamos, e encostar várias peças no armário. Algumas técnicas como a do armário cápsula foram desenvolvidas para reduzir esse problema.

Nesse artigo você encontra ótimas dicas para deixar seu armário mais funcional. Retirar o acúmulo e viver bem com o que precisa. Sem restrições de números de peças ou regras, apenas dicas que vão te ajudar a se livrar do que não precisa e ter peças que te deixem feliz.

Limpar o guarda-roupa

 

Reavalie suas peças

O primeiro passo é meio óbvio, mas é incrível como as pessoas acabam esquecendo de avaliar as peças que já tem. Retire peça por peça, pense em algumas coisas essenciais. Ela cabe? Te faz sentir bem e feliz? Você gosta? Combina com outras peças?

As peças que não recebem “sim” para essas perguntas devem ser separadas para doar ou mesmo vender. Isso, você pode vender algumas peças em brechós ou na internet. E fazer uma graninha que pode ser usada para outras peças.

armário funcional

Onde você mora?

Algumas cidades são muito quentes quase que o ano inteiro, outras são mais frias, e em outras o clima é sempre louco. Vale a pena ter um monte de casacos se você mora em uma cidade que é quase o ano inteiro quente? Repense isso.

Conheça seu estilo

Muitas vezes a peça da moda não tem nada a ver com a gente, mas compramos mesmo assim. Abrir mão desse hábito impulsivo vai ajudar muito a ter um armário funcional. Entenda seu estilo, que roupas te deixam mais feliz e se jogue nelas.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre dicas de vestuário para viagem

Aprender a conhecer seu estilo é um exercício incrível de autoconhecimento. Muita gente diz que muda o estilo com o humor, mas nossa personalidade é só uma. E com certeza vão existir alguns estilos de roupa que você não curte, descubra mais sobre você.

armário funcional

Roupas básicas

Investir em camisetas básicas, por exemplo, pode ser algo incrível. Para quem trabalha em ambiente corporativo, por exemplo, investir em um vestido básico, ou naquela camisa branca, pode ser a chave para ter o armário funcional dos sonhos.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como usar tênis branco

Isso porque por ser básica, essas roupas são muito mais fáceis de combinar. Com um acessório diferente ou uma jaqueta incrível você transforma o seu look. Se jogue sem medo nas peças básicas, elas são práticas e facilitam muito para alcançar o armário funcional.

armário funcional

O que você precisa?

Uma pessoa que trabalha em ambiente corporativo com um guarda roupa cheio de shorts e tênis e nenhuma roupa social, não tem um armário funcional. Você precisa entender sua rotina, o que você faz nos fim de semana, como é seu ambiente de trabalho.

Entender o que você precisa para a sua rotina e os ambientes que frequenta vai te ajudar a clarear a mente. Assim você vai entender o que precisa e a quantidade, montando o armário funcional perfeito para você.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como usar peças cropped no frio

armário funcional

Não se prenda a quantidade de peças que alguém disse que deveria ter para ter o armário ideal. Avalie o que você precisa e qual a melhor forma de ter um armário funcional na sua realidade.

Peças ideais

As peças ideais são as que combinam com pelo menos outras três peças do seu armário. Essa é a grande premissa para se ter um armário funcional. Isso porque se você tiver uma blusa que só combina com determinada calça, por exemplo, essa peça será volume no armário.

Então quando estiver avaliando suas peças na hora de comprar ou de avaliar o armário, fique atenta a esse detalhe tão importante.

armário funcional

Inove nas combinações

Se inspire em alguém que gosta, ou em aplicativos da internet. Você pode inovar nas combinações, usar aquela camisa social branca com um short e arrasar. Não se prenda tanto as convenções, tente montar o máximo de looks que conseguir.

Você vai se divertir bastante e descobrir que consegue montar muito mais looks do que imaginava. Só com as peças do seu armário funcional, que pode ser pequeno, algumas pessoas possuem apenas 20 peças e fazem looks incríveis.

armário funcional

Planeje suas compras

Um hábito que salva muitos do consumismo e seu bolso vai agradecer. Planejar suas compras também evita que seu sonhado armário funcional acabe lotado de peças que você não vai usar.

Avalie no seu armário o que está precisando, anote, e tenha em mente o quanto pretende gastar. Na hora da compra monte em sua mente looks com as peças que tem no armário. Isso vai te ajudar a não levar uma peça que faça você se arrepender.

armário funcional

Levar umas fotos das roupas no celular pode ajudar a montar esses look na imaginação. Se você tiver problemas para fazer isso apenas lembrando, ou se sentir insegura.

Dica

Ter peças chave que você sabe que pode precisar e que combinam com tudo, é ótimo. Uma boa jaqueta e uma calça jeans são peças que todo mundo eventualmente vai usar. Ter um sapato de salto que possa combinar com qualquer tipo de vestido de festa ou roupa social, para uma eventualidade.

armário funcional

Ou um tênis confortável branco ou preto, para poder usar naquele dia que você vai precisar sair e quer estar confortável, ou vai precisar caminhar demais. É uma ótima ideia, optar pela peça de forma mais básica, pois facilita que você faça as combinações.

 

Ter essas peças, principalmente em cores e estilo mais básico, caso você não costume usá-las. Pode salvar sua vida em uma situação eventual e que você precise de uma peça que combine mais facilmente.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *