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As mulheres devem evitar exercícios durante o período menstrual?


Fabíola Cunha

O ciclo menstrual das mulheres é muitas vezes ligado ao bem-estar emocional. Muitas acreditam que nesse período deve-se evitar exercícios físicos. Será que isso é completamente verdade? uma mulher deve então parar de se exercitar de 4 a 6 dias por mês, todos os meses?

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Todos estamos cientes dos benefícios básicos dos exercícios regulares. Eles ajudam a regular a pressão sanguínea, manter o coração saudável, os músculos tonificados, as articulações flexíveis – tudo isso enquanto ajuda no controle do peso saudável. Exercícios também ajudam no fortalecimento do sistema imunológico e na recuperação quando alguma doença se instala.

E os exercícios, durante a menstruação, são comprovadamente ainda mais benéficos. Um treino moderado ajuda a aliviar as cólicas (contrações dolorosas na parte baixa do abdômen causadas pelo útero) e também diminui a sensação de inchaço.

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Além disso, exercitar-se durante o período menstrual também melhora a circulação sanguínea, o que pode ajudar a aliviar dores de cabeça e outras dores causadas pela perda de sangue e deficiência de ferro. Exercitar-se regularmente pode ajudar também a lidar com o aumento do apetite típico desse período.

Sedentarismo

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Mulheres sedentárias ou que praticam poucos exercícios tendem a experimentar ciclos menstruais longos e dolorosos. O sedentarismo também contribui para a irregularidade dos ciclos.

Moderação

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Mulheres que fazem exercícios de forma moderada enfrentam ciclos mais curtos e com menos perda de sangue. De 45 a 60 minutos de exercícios que incluam cardio, resistência, pilates, dança, yoga ou alongamento, três vezes por semana é o que pode ser chamado de exercícios regulares.

Excesso

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Mulheres que praticam treinos pesados, como fisiculturismo, ciclismo de longa distância, triatlo, entre outros, podem sofrer de uma interrupção temporária da menstruação. Isso também ocorre quando a taxa de gordura corporal cai abaixo de 20%. É uma maneira do corpo feminino se proteger e manter os estoques energéticos em ordem. É claro que há inúmeras causas para o atraso ou suspensão da menstruação, então em caso de dúvidas, consulte um médico!

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