Absorventes reutilizáveis: Benefícios, como lavar e onde comprar

Já ouviu falar em absorventes reutilizáveis? Você certamente já viu ou conhece alguém que usa coletor menstrual. Aquele copinho que é colocado lá dentro. Mas e absorventes reutilizáveis? Eles já não são tão novidade assim, mas muitas meninas ainda acham a ideia estranha.

Por isso vamos falar sobre os absorventes reutilizáveis. Te dar bons motivos para ser adepta dessa onda. E entenda também como cuidar dos seus, e mais alguns detalhes. Afinal é sempre bom entender tudo antes de se jogar nas compras.

 

Porque usar absorventes reutilizáveis?

 

O tradicional, ou nem tanto, já que nossas avós e até as mães de algumas meninas não usavam o tal absorvente de plástico tão comum em farmácias e mercados, pode causar problemas. E na verdade são um problema do ponto de vista sustentável. Por isso vamos citar aqui quatro bons motivos para aderir aos absorventes reutilizáveis.

Foto: Reprodução / Instagram (https://www.instagram.com/p/Bq2EP6XhYDd/)
  • Alergia ou incomodo com o tradicional

O absorvente tradicional incomoda e isso não é novidade. Ele pode causar até mesmo alergia em muitas meninas. Por isso é bem comum ficarmos bem irritadas no final da menstruação, quando já passamos alguns dias utilizando esses absorventes que são feitos de plástico. E a pele dessa região é bem sensível.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre fatos sobre menstruação que todo mundo deveria saber

  • Meio ambiente agradece

Estimando que uma mulher use 5 absorventes por dia e menstrue por 4 dias, ao longo de toda a vida fértil dela, enquanto ainda estiver menstruando. Essa mulher vai descartar mais de 7.000 absorventes no meio ambiente.

São pelo menos 240 absorventes por ano descartados por uma única mulher. Eles não são recicláveis, o plástico ainda é tóxico. Muitas vezes vai parar em lugares bem ruins como no mar. Além de ser um custo alto para o governo para enterrar todo esse lixo em aterros sanitários.

  Dieta dos carboidratos

Se as mulheres buscarem alternativas como os absorventes reutilizáveis. Muito menos lixo será produzido.

  • Não se adaptar ao coletor

 

Algumas meninas que tem vaginismo, por exemplo, quando a mulher involuntariamente não consegue introduzir nada na vagina, não conseguem se adaptar ao coletor menstrual. Sendo o absorvente reutilizável uma ótima opção.

  • Financeiro

Já falamos a quantidade de absorventes que você descarta, agora imagine em números o quanto você gasta com eles. Absorventes reutilizáveis duram no mínimo 3 anos em perfeito estado. Você vai economizar muito dinheiro.

Eles também são mais baratos que as calcinhas absorventes. Então se a grana está curta, você consegue comprar 3 ou até 4 absorventes reutilizáveis com o valor de uma calcinha dessas.

 

Como montar seu kit

 

Estimando-se que uma mulher use em média 5 absorventes por dia (incluindo o da noite), você pode ter um kit de 10 ou 12, para ter alguns reserva. Usa o kit do primeiro dia, lava e deixa secando ao longo do segundo dia enquanto usa o segundo kit. Depois é só manter a rotina enquanto estiver no seu período.

É importante conhecer seu corpo e a sua menstruação. Nada de nojinho, menstruar é natural. E aí? O seu fluxo é forte, leve ou moderado? Você menstrua por vários dias ou vai embora rápido? Essas coisas vão te dizer a quantidade de absorventes que você vai precisar para cada kit diário e para qual tipo de fluxo eles precisam ser.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre as causas da menstruação atrasar.

Como usar e lavar

O uso dele é basicamente igual ao tradicional. A diferença é que ele possui botões para atá-lo a calcinha. Ao invés de adesivo. É bem simples e você vai desenrolar tranquilo.

  Conheça os Benefícios do Iogurte

A lavagem é feita com água e sabão e você pode usar até a máquina. Primeiro você coloca os absorventes dentro de um balde com água e sabão em pó. Tampe e deixe lá por mais ou menos meia hora. O sangue vai sair na água.

Depois você coloca eles na máquina com a lavagem que você preferir. Não coloque com outras roupas. Mas não se preocupe, não vai sujar a máquina nem nada assim. Depois é só colocar para secar.

Para os dias em que você vai trabalhar, ou pra faculdade ou escola, a dica é levar uma bolsinha impermeável para colocar os usados. Pode ser uma nécessaire, mas não precisa se preocupar, pois não escorre nem nada, é apenas para manter a higiene na sua bolsa.

Foto: Reprodução / Instagram (https://www.instagram.com/p/By5QkxbA5z4/)

Onde comprar

 

Os mais famosos são da Korui, mas você também pode encontrar feitos por pequenas empreendedoras na sua cidade ou região. É sempre legal incentivar o trabalho de outras mulheres, ainda mais perto da gente.

Ou você pode encontrar por um precinho mais acessível em promoções na internet. E até mesmo no aliexpress. Mas sempre preparada para a demora por conta dos correios do Brasil.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui