Quem tem cabelos coloridos saudáveis sabe que são necessários cuidados especiais para manter o cabelo saudável e a cor em dia. Desde a temperatura da água até os produtos a serem usados, é necessário ter atenção para evitar o desbotamento da cor e comprometimento da saúde do cabelo.

Para que te ajudar a manter uma cor sempre bonita e os fios bem cuidados fizemos uma seleção de dicas essenciais para te ajudar a cuidar de cabelos coloridos sem grandes mistérios.

cabelos coloridos saudáveis
Mulher de cabelos coloridos de lilás. Foto: Freepik

 8 dicas para ter cabelos coloridos saudáveis

Confira a seguir algumas dicas que vão te ajudar a manter a coloração em dia sem deixar de lado os cuidados necessários para manter os fios bem tratados e saudáveis.

cabelos coloridos saudáveis
Tubos de shampoos coloridos empilhados. Foto: Freepik

Cabelos coloridos saudáveis: 1. Aposte em produtos específicos para cabelos coloridos

Hoje o mercado da beleza conta com uma ótima variedade de produtos específicos para cabelos coloridos visando não só a manutenção da cor mas também fornecendo aos fios todos os nutrientes e vitaminas necessários a esse tipo de cabelo. Desde shampoos a finalizadores esses produtos garantem não só prolongar a cor dos cabelos, mas também mantê-lo forte e saudável.

cabelos coloridos saudáveis
Mulher sorrindo com creme nos cabelos. Foto: Freepik

Cabelos coloridos saudáveis: 2. Mantenha a hidratação em dia

Com a pintura dos cabelos os fios tendem a ficar mais enfraquecidos e com pontas ressecadas. Durante o processo de coloração o cabelo perde nutrientes e água e a melhor forma de reposição é com uma hidratação profunda. Pelo menos uma vez por semana tire um tempinho para caprichar na hidratação e busque sempre por produtos que sejam adequados ao seu tipo de cabelo.

cabelos coloridos
Mulher segurando secador de cabelo e prancha. Foto: Freepik

Cabelos coloridos saudáveis: 3. Cuidado com secadores e chapinha

Cabelos coloridos tendem a ser naturalmente mais ressecados, por isso é importante tomar cuidado com a frequência de uso de chapinhas e secadores de cabelo. Caso seja necessário o uso, aposte em um protetor térmico afim de poupar os fios da ação do calor.

mulher lavando cabelo
Mulher lavando cabelo debaixo do chuveiro. Foto: Freepik

Cabelos coloridos saudáveis: 4. Evite lavar os cabelos com água quente

Como falamos anteriormente, o calor prejudica os fios e isso compreende também a temperatura da água na hora da lavagem. Água em temperatura muito elevada desbota a cor dos cabelos coloridos, por isso aposte sempre em temperatura fria ou morna para a lavagem dos cabelos.

mulher cuidando do cabelo
Mulher aplicando produto nos fios. Foto: Freepik

Cabelos coloridos saudáveis: 5. Inclua o protetor térmico na sua rotina

Assim como é importante usar corretamente o protetor solar para a proteção da pele, o protetor térmico é essencial para manter os fios protegidos de fatores externos como o sol, além de promover a proteção contra o uso de secadores e chapinhas. Esse cuidado é essencial para quem tem cabelos coloridos e já sofre com ressecamento natural do tempo.

produtos de cabelo
Produtos para cuidados com o cabelo. Foto: Freepik

Cabelos coloridos saudáveis 6. Adote o cronograma capilar

Você provavelmente já ouviu falar na importância de fazer um cronograma capilar para manter em dia a saúde dos fios. Esse cronograma consiste em nutrir, hidratar e reconstruir as fibras do cabelo devolvendo vitaminas e nutrientes que são perdidos durante o processo de coloração. Para quem tem cabelos coloridos, essa é uma das formais mais assertivas de manter o cabelo forte e saudável.

spray de água
Mão borrifando água. Foto: Freepik

Cabelos coloridos saudáveis: 7. Aposte na água termal

A água termal é um dos produtos mais eficientes para hidratar e recompor os fios e ainda por cima garante a redução do frizz. Indicado para todos os tipos de cabelo, esse produto é rico em minerais como ferro e zinco que além de repor o nível de água dos fios ainda os mantém fortes e saudáveis.

mulher pintando o cabelo
Mulher sorrindo pinando o cabelo. Foto: Freepik

Cabelos coloridos saudáveis: 8. Garanta o retoque da cor

Cabelos coloridos exigem uma atenção maior devido ao cuidado específico com a cor. Seja de maneira caseira ou no salão, o retoque da cor é essencial para manter as madeixas com aspecto bonito. Seja para retoque da raiz ou das pontas, fique de olho na manutenção dos fios desbotados ou opacos.

mulher de cabelos coloridos de rosa
Mulher de cabelos coloridos de rosa sorrindo. Foto: Freepik

Se você quer aderir a moda dos cabelos coloridos, fique atento a todas as nossas dicas para garantir um cabelo lindo e saudável. Os fios que são submetidos a coloração necessitam de cuidados ainda maiores por conta do efeito da tinta nos fios, por isso não deixe de fora nenhuma dica para combinar beleza e cuidados!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui