Saber como organizar a rotina doméstica é fundamental para manter as atividades sempre dentro de um cronograma eficiente.

Especialmente no caso de famílias ou casas grandes, essa rotina pode parecer ainda mais “impossível”. Por isso, neste conteúdo nós vamos lhe apresentar algumas dicas que podem ser úteis. Esperamos lhe ajudar!

Para ler mais tarde: Mulheres Corajosas: Qual é o homem perfeito?

Como organizar a rotina doméstica?

Como organizar a rotina doméstica: Tanto para as donas de casa, quanto para quem trabalha fora, organizar a rotina doméstica pode ser um verdadeiro desafio. Porém, se você conseguir criar um dia específico para cada atividade, poderá ter muito mais agilidade na hora de manter tudo em dia.

Afinal, nada melhor do que dedicar 30 minutos diários para a limpeza e organização doméstica, do que precisar de mais de duas horas de faxina no fim de semana, concorda?

Portanto, a regra número um para organizar as atividades domésticas é: entenda quais são as suas demandas. 

Sim, você precisa estar ciente sobre quais são as tarefas que você deverá fazer dia após dia. Apenas assim é que será possível estruturar um plano que seja verdadeiramente eficiente para você.

Por exemplo, se a sua casa tem 3 banheiros, você não pode colocar a lavagem deles no mesmo momento em que vai lavar as suas varandas, certo? Pois isso poderia usar muito tempo de um mesmo dia.

Sendo assim, saiba quais são as atividades semanais e liste-as. Depois disso, anote o tempo que você leva para terminar cada uma dessas tarefas. Por fim, divida-as pelos dias da semana, até encontrar um equilíbrio bacana.

  • Como organizar a rotina doméstica – Importante: Lembre-se também de que existem tarefas que deverão ser executadas todos os dias. Como por exemplo, varrer, tirar o lixo, entre outras. Essas podem consumir um tempo razoável e, por isso, devem ser encaixadas entre as demais com maior complexidade.

Viu só como organizar as atividades domésticas nem precisa ser muito difícil? Com muita dedicação e persistência, inclusive, você conseguirá formar hábitos consistentes para a sua limpeza doméstica. Isto é, quando se der conta, nem precisará mais de um checklist para manter tudo sempre em dia e organizado.

Como organizar a rotina doméstica
Higienizando o chão da casa. Foto: Freepik

Como organizar a rotina doméstica download

Como organizar a rotina doméstica: A rotina de afazeres domésticos pode parecer longa, mas, quando a colocamos em um checklist, isso nem fica tão difícil assim.

A nível de exemplo, no infográfico abaixo nós destacamos as tarefas mais corriqueiras que têm em uma casa. Você poderá baixá-lo ou sempre visitar o nosso site para rever estas informações. Acompanhe:

como organizar a rotina doméstica
Veja dicas de como organizar a rotina doméstica. Foto: A autora.

Repare que nessa rotina diária doméstica nós não incluímos a lavagem das roupas. Isso porque alguns fatores podem fazer com que o dia de lavar roupa varie de caso a caso, como por exemplo:

  • Como organizar a rotina doméstica – O clima da sua cidade: Cidades mais chuvosas e mais frias precisam de um momento específico para lavar roupas.
  • Como organizar a rotina doméstica – O seu tempo disponível: Tanto para lavar, estender e recolher, quanto para passar as roupas.
  • A quantidade de roupas que acumulam na sua casa: Se moram muitas pessoas com você, pode ser que a lavagem diária evite o acúmulo de roupas. Mas, se você mora a dois ou sozinha, uma vez por semana ou a cada 15 dias é o suficiente.

Lembre-se de que, afinal, a rotina para a casa deve sempre ser adequada às suas necessidades e demandas específicas. Isto é, embora existam algumas dicas e checklists que possam ser interessantes, cada caso sempre será um caso.

Por isso, siga as nossas recomendações para avaliar a quantidade de tarefas diárias e o tempo que você leva para cada uma delas. Assim você poderá montar o seu checklist de uma maneira mais interessante.

Como organizar a rotina doméstica
Mulher limpando o chão da casa. Foto: Freepik

Vale a pena delegar as tarefas domésticas?

Como organizar a rotina doméstica: Muitas mulheres ainda têm dúvidas se delegar as tarefas domésticas pode ser uma boa opção. Na realidade, tudo dependerá da sua rotina e da quantidade de trabalho que você já possui.

Se você acha que o seu dia a dia é muito corrido, a ponto de atrapalhar a sua organização doméstica, delegar funções pode ser interessante.

Além disso, lembre-se de sempre cobrar uma posição da sua família: não é porque você é a mulher que deverá arcar com tudo sozinha, ok?

Veja também: Modelos de cozinha para se inspirar e deixar sua casa linda

Às vezes você pode usar a divisão de tarefas diárias para fazer com que cada membro da família fique responsável por uma coisa. Como se as tarefas fossem divididas em “setores”. Isso também evita o gargalo de atividades, por exemplo.

O fundamental é sempre avaliar a sua realidade. E, caso pareça necessário, delegue sem problema algum. Mais vale investir (dinheiro mesmo) em uma rotina organizada do que ter uma mente sobrecarregada com tarefas. 😉

Leia também: Peeling de margarida – 5 Perguntas e Respostas + Benefícios

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui