Só de pensar em dor de dente já dá aquele arrepio, dor de dente na gravidez então nem se fala. É realmente uma das piores dores que uma pessoa pode sentir e por se tratar do período de gestação, quando o assunto envolve medicamentos, é ainda mais delicado.

Pode acontecer com qualquer gestante até mesmo aquelas que sempre tiveram boa saúde bucal, devido ao aumento dos hormônios durante esta fase da vida. Os hormônios fazem com que a gestante fique mais sensível a dores principalmente em mucosas tão frágeis como a gengiva e nervos da boca.

Com a maior circulação de sangue na gravidez e a mudança hormonal, complicações como sangramento na gengiva costumam ser corriqueiras e pode trazer sérios riscos para a saúde da mãe e do bebê.

“Durante a gestação, dois dos principais hormônios femininos – progesterona e estrogênio – atingem graus bastante elevados, aumentando o calibre dos vasos sanguíneos e facilitando o sangramento”, explica a odontopediatra Camila Almeida.

O principal motivo do sangramento da gengiva é o acúmulo de placa bacteriana, e por se tratar de um momento em que o corpo da mulher está programado para defender o bebê a qualquer custo, o acúmulo de placa bacteriana torna-se um risco em potencial. “O corpo reage de forma ‘exagerada’ a esse estímulo gerando um aumento de volume da gengiva, sangramento gengival e por vezes uma condição chamada Granuloma Piogênico”, conclui a especialista.

Para uma gravidez tranquila preste atenção as principais causas de dor de dente na gravidez, como aliviar o desconforto e o melhor tratamento, como veremos mais adiante.

dor de dente na gravidez inflamação na gengiva
Mulher com a mão no rosto – Foto: Freepik.

Causas da Dor de Dente na Gravidez

A dor de dente na gravidez pode ser causada por diversos motivos como cáries, inflamações, abscessos, se o nervo do dente estiver fragilizado, ou por pura tendência a maior sensibilidade a certos alimentos. O ideal é sempre procurar um dentista assim que a dor surgir, mas alguns cuidados podem ser tomados.

Os cuidados básicos para garantir a saúde bucal são:

Dor de dente na gravidezEscovação correta no mínimo três vezes ao dia, após cada refeição e antes de dormir. Sem esquecer da língua, que também acumula sujeira.

Dor de dente na gravidezUsar fio dental pelo menos uma vez ao dia, antes da escovação, normalmente a última do dia.

Dor de dente na gravidezEnxaguar bem a boca com água ou enxaguante bucal para promover a higienização.

Dor de dente na gravidezFazer acompanhamento regular com um dentista, o recomendado é que grávidas visitem um profissional pelo menos uma vez a cada trimestre, mesmo que aparentemente esteja tudo bem.

Dor de dente na gravidezManter alimentação saudável, observe se as dores de dente não são ocasionadas por algum alimento específico.

dor de dente na gravidez escovação correta
Mulher colocando pasta de dente na escova – Foto: Freepik.

Como aliviar as dores de dente na gravidez

Existem alguns métodos alternativos que aliviam a dor de forma natural. Aplique compressas geladas no local dolorido, faça bochechos com água morna e sal quando a gengiva estiver inchada e mastigue alho e cebola crus em caso de dores mais intensas.

Sem abrir mão da escovação, claro!

dor de dente na gravidez bochecho água morna
Mulher com boca cheia e copo com água na mão – Foto: Freepik.

Melhor tratamento para aliviar a dor de dente

A gestante pode realizar qualquer tratamento odontológico, porém é recomendado dar prioridade aos procedimentos de urgência e os demais fiquem para depois da gestação.

No caso de tratamentos dentários mais complexos com necessidade de anestesia, o uso de anestésicos especiais é recomendado para minimizar a dor de dente na gravidez, porém sob uma rigorosa avaliação do profissional odontologista e também ginecologista.

Dentre os medicamentos liberados para grávidas está o paracetamol, que em alguns casos pode não ser tão eficiente, mas pode aliviar em situações de emergência.

De forma alguma a gestante deve tomar anti-inflamatórios ou antibióticos sem orientação médica, esses medicamentos podem ser nocivos a mãe e principalmente ao bebê.

dor de dente na gravidez gravida no dentista
Dentista mexendo no dente do paciente – Foto: Freepik.

Viu só como a higiene bucal é fundamental para uma gravidez saudável?

Mesmo com a cabeça a mil e diversas mudanças acontecendo nesse período, não deixe de lado cuidados pessoais tão importantes como a saúde bucal. Lembre-se que o aumento do acúmulo de placa bacteriana contribui para a inflamação gengival.

Previna-se diariamente para evitar que problemas periodontais tragam risco ao seu bebê.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui