A mesa posta é uma maneira de decoração e organização para quem gosta de receber visitas e garantir que cada detalhe esteja perfeito. Você certamente já foi a algum jantar onde se deparou uma belíssima mesa composta por talheres alinhados, pratos brilhando e guardanapos muito bem passados e dobrados, certo? Essa é a técnica que garante que a mesa esteja não só decorada, mas também dentro das etiquetas.

Seja para arrumar a mesa para um jantar especial ou um café da manhã despretensioso a mesa posta confere todo um charme e organização a qualquer refeição. Para aprender como montar uma mesa posta, confira os itens que não podem faltar na hora da arrumação e também como cada um deles deve ser posicionado.

conjunto de mesa posta
Mesa organizada com talheres nas laterais e guardanapo sobre o prato. Foto: Freepik

O que não pode faltar para a sua mesa posta

Confira a seguir os itens principais que não podem faltar para a montagem da sua mesa posta. Desde o prato até o guardanapo, confira a importância de cada um deles na hora da organização.

pratos decorados
Diferentes tipos de louças decoradas na composição de uma mesa. Foto: Freepik

Louças

Esse é um item indispensável na hora da montagem da mesa posta. É importante que você conte com um conjunto completo de louças que inclua pratos rasos, fundos e de sobremesa. Uma boa alternativa é escolher louças em cores neutras, como o branco, já que elas combinam com tudo. Você pode também apostar em modelos que tenham detalhes sutis como bordas decoradas pois dão um toque especial na composição.

Tenha sempre o mínimo de seis unidades de cada item para que possa servir um jantar mais simples, mas caso você tenha o hábito de receber uma quantidade maior de pessoas, é bom dobrar a quantidade do estoque.

talheres simples
Conjunto de garfo, faca e colher de sopa sobre mesa branca. Foto: Freepik

Talheres

Assim como os pratos, os talheres são essenciais para compor uma mesa posta, seja ela mais simples ou mais elaborada. O seu faqueiro deve contar com:

  • Faca
  • Faca de sobremesa
  • Garfo
  • Garfo de sobremesa
  • Colher de sopa
  • Colher de sobremesa
  • Colher de chá
  • Colher de café

Esses são os talheres tradicionalmente usados em jantares comuns, mas conforme a variedade do cardápio e o tipo do evento pode ser necessário adquirir talheres específicos para determinados tipos de pratos, como peixes e carnes.

taça e copo de vidro
Conjunto de taça de vinho e copo comum sobre mesa de jantar. Foto: Freepik

Copos e taças

As regras de etiqueta recomendam o uso de três tipos de taça para composição da mesa posta de jantares e almoços, sendo elas a taça para vinho tinto, taça para vinho branco e taça para água. Mas calma! Antes de sair correndo para comprar taças, considere qual o tipo de bebida consumida em seus eventos. Assim você vai saber se há a necessidade de adquirir essa variedade de taças ou se apenas copos são necessários para a montagem da mesa.

pires e xícara
Conjunto de pires e xícara decorados. Foto: Freepik

Pires e xícaras

Recomenda-se que em refeições como o brunch ou um café da manhã sejam usadas xícaras de café e de chá com os respectivos pires. Em jantares e almoços é importante contar com esses itens pois muitas pessoas gostam de tomar um café após as refeições. Você pode optar por montar uma mesa de apoio já disposta com as xícaras, pires e colheres de café e chá, ou trazer os conjuntos após a finalização da refeição principal.

guardanapo dobrado
Guardanapo de tecido dobrado sobre prato ao lado de talheres. Foto: Freepik

Guardanapos

Para uma bela mesa posta é importante contar com guardanapos de tecido. Garanta que eles estejam sem manchas e bem passados e decida se fará uma dobradura em cada um deles ou usá-los presos a um porta-guardanapo. A etiqueta recomenda que sejam dispostos ao lado do garfo, mas você pode usá-los sobre os pratos para que o resultado fique visualmente mais elegante.

mesa de jantar elegante
Mesa de jantar comprida com toalha de mesa e sousplat. Foto: Freepik

Sousplat, jogo americano e toalha de mesa

O sousplat é uma peça mais formal que tem dupla funcionalidade na mesa posta. Funcionalmente, ela protege a mesa de eventuais respingos e de maneira decorativa serve como uma moldura para os pratos, uma vez que é uma peça de tamanho maior. Você pode optar por usar ou não essa peça, porém é importante que ela faça uma combinação harmoniosa junto ao conjunto de pratos e talheres para que não fique visualmente destoante.

O jogo americano é um conjunto mais informal que tem a função de acomodar além dos pratos, também os talheres e copos. Com uma boa variedade de cores e estampas, é possível montar conjuntos bem bonitos e diferentes.

A toalha de mesa é coringa e pode ser usada desde jantares requintados até aquele churrasquinho descontraído de domingo. Invista em tecidos de qualidade como algodão ou linho e conte com opções de cores e estampas que componham bem com a sua louça e prataria para não sobrecarregar a mesa visualmente.

arranjo de flores
Lindo arranjo de flores posicionado sobre mesa de jantar. Foto: Freepik

Itens decorativos

É possível incluir arranjos de flores, vasos, velas e castiçais para incrementar a decoração da mesa. Em jantares como a ceia de Natal, vale utilizar outros objetos decorativos como pinhas e bolas coloridas para compor uma mesa mais personalizada. Evite qualquer item que atrapalhe a visão ou que dificulte a conversa entre os convidados.

organização de mesa posta
Esquema de organização para a mesa posta. Foto: Freepik

Como organizar a sua mesa posta

Agora que você já sabe todos os itens indispensáveis para a montagem da mesa posta, é hora de entender a ordem de cada um deles e como devem ser dispostos de maneira organizada e correta:

Organize souplat, jogos americanos ou toalhas de mesa

A toalha é o primeiro item que deve ser disposto na mesa. Tenha atenção ao tamanho para que ela fique com uma sobra de no máximo 15 a 30 cm nas laterais e não encostem no chão, evitando tropeções. Em caso de uso de jogo americano ou o sousplat, lembre-se que deve ser usado um para cada convidado e posicionados em frente a cadeira.

Hora de organizar os pratos

A organização dos pratos vai depender do cardápio servido. Os pratos menores ficam sobre os maiores, ou seja, os pratos fundos devem ser dispostos sobre os pratos rasos. Caso vá servir algum tipo de entrada antes do jantar, adicione um prato de sobremesa no canto superior esquerdo com uma faca de pão apoiada sobre ele. Os pratos de sobremesa só devem ser dispostos á mesa ao fim da refeição principal.

Alinhe os talheres

A etiqueta recomenda que os talheres sejam dispostos de acordo com o menu principal. A dica é posicionar os garfos do lado esquerdo e na ordem do menor para o maior. Por exemplo, o primeiro garfo do lado externo deve ser o de salada, que é o menor de todos. Posteriormente vem o garfo principal, que fica na parte interior e posicionado junto ao prato. Do lado direito são posicionadas as facas e a colher de sopa. Dessa maneira, você deve organizar, de fora para dentro, a colher de sopa, a faca de entrada e a faca principal.

Posicione o guardanapo

O guardanapo fica localizado no canto esquerdo ao lado dos garfos, porém na maioria das composições de mesa posta ele é também usado sobre o prato com uma dobradura ou preso a um porta-guardanapo.

Finalize com as taças

Por fim, organize as taças que devem ficar posicionadas no canto superior direito, começando alinhadas a ponta da última faca ou colher. A primeira é a de vinho tinto, depois a de vinho branco e por último a de água.

As instruções acima são direcionadas para uma mesa posta para um jantar ou almoço mais formal. Para o dia a dia, opte por itens mais simples, como um jogo americano bem bonito, acompanhado de pratos, talheres principais e uma taça de água.

Para um café da manhã romântico ou brunch de batizado, use pratos e talheres de sobremesa, xícaras de chá e café, copos normais e guardanapo. A disposição das louças e talheres segue a mesma regra acima com pratos ao centro, garfos à esquerda, facas e colheres à direita e guardanapo no canto esquerdo. As xícaras e pires devem ser dispostas no canto superior direito com o copo ao lado.

Agora que você já sabe como montar a sua mesa posta, convide amigos e familiares para colocar em prática tudo que aprendeu. Lembre-se sempre de garantir louças, talheres e copos suficientes para todos os convidados e inclua flores e elementos delicados na composição da mesa!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui