NadaFrágil.com.br

Saiba como dividir sua renda para conseguir economizar


Milena Costa

O Brasil é um dos países que menos poupa e investe, isso porque dividir sua renda é algo difícil para muitos brasileiros. E isso é culpa da falta de educação financeira desde a infância.

Por isso se você quer parar de ver seu dinheiro sumir e aprender a economizar é preciso aprender a dividir sua renda. Nesse artigo você aprende a fazer isso da forma correta. Vale lembrar que cada realidade é diferente, mas se você conseguir aplicar as dicas dadas nesse artigo verá uma diferença enorme na sua vida financeira.

dividir sua renda

Coloque no papel

Se você é daqueles que faz contas na cabeça, ou imagina como vai ser as coisas, pare com isso. Não ajuda ficar imaginando as suas contas e finanças. Você precisa visualizar tudo, coloque tudo no papel, e se possível faça uma planilha. Isso ajuda ainda mais.

Escreva todos os seus gastos e faça um diagnostico do que é necessário e do que não é. Nos próximos tópicos falaremos de como você deve dividir sua renda para direcionar para tudo que necessita sem faltar nada.

dividir sua renda

Gastos Fixos

Esses gastos são os que você tem com coisas que não pode viver sem. São aqueles que todos os meses você tem. O ideal é que caibam entre 55% e 60% da sua renda total. Neles você deve colocar alimentação, aluguel, energia, água, gás, produtos de limpeza do mês.

Tem cachorro, gato ou outro pet? Os gastos com ele também entram aqui. Assim como passagem fixa ou gasolina. Quem faz faculdade, cursinho ou pós-graduação também deve colocar esses gastos dentro dos gastos fixos. Afinal é uma taxa que você não pode deixar de pagar.

organização pessoal


Se você assina planos como de saúde, telefone ou até mesmo tv por assinatura e Netflix, esses gastos também entram aqui. É claro que alguns desses gastos podem ser repensados, reavaliados e você pode se livrar deles se não faz mais sentido esse gasto. Ou refazer o plano para algo mais em conta.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre desapego material e saiba como se desapegar do desnecessário

Gastos Variáveis

Aqui entram os gastos que variam a cada mês. A padaria, remédios, um dia que você teve um imprevisto e precisou se deslocar para outro lugar. É para a gasolina da ida a praia, que não estava planejada, no fim de semana. São aqueles gastos que acontecem todo mês, mas que não acontecem com a regularidade mensal dos gastos fixos.

Vale lembrar que para grandes emergências, como um eletrodoméstico quebrar, um problema no carro, ou acidentes e doenças. O ideal é você ter uma reserva de emergência.

dividir sua renda

Essa reserva deve corresponder a pelo menos 6 meses do seu custo de vida. Ou seja, a soma dos seus gastos fixos, variáveis e gastos com supérfluos. Para que você possa se manter por esse tempo caso perca o emprego, por exemplo.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre a importância da reserva de emergência e como cuidar da sua

Poupar

O calcanhar de Aquiles de muitos é a hora de poupar. O ideal é que pelo menos 30% da sua renda seja poupada, essa parte pode ser investida, o que dá um retorno maior. Mas para quem tem dificuldade de simplesmente não gastar tudo que recebe. Guardar uma pequena quantia mensalmente já é um passo grande.

dividir sua renda


O que pode te ajudar a conseguir poupar mais é traçar estratégias para isso. Escreva suas metas, pode ser uma viagem, comprar um carro –desde que caiba no orçamento- pode ser alcançar a sonhada independência financeira.

Se você tem metas a curto, médio e longo prazo, poupar fica mais fácil. Porque existe um motivo e uma recompensa para poupar. Poupar e investir visando no futuro é ótimo, afinal um dia todos param de trabalhar. Com R$50 você já consegue investir no tesouro direto, ou seja, não é algo impossível para quem tem uma renda menor.

Extras e Supérfluos

Os extras e supérfluos são aqueles gastos que você tem com você mesma ao longo do mês. É aquela blusinha que você amou na loja, é para aquela maquiagem que você queria. Para um livro, ou algo inusitado.

dividir sua renda

Esse é um dos pontos que muitas pessoas pecam na hora de dividir sua renda. Tratar supérfluos como gastos muito necessários.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre 11 dicas para ser mais produtivo no trabalho e na vida

Se você gostou de algo, mas sabe que não precisa, será que não vale mais a pena guardar aos poucos para comprar aquilo do que fazer uma divida que vai te complicar depois? Esse é um dos pontos que você deve tomar cuidado.

Dica

Se dividir sua renda é difícil porque a renda é pequena, vale a pena tentar buscar uma renda extra. Não precisa fazer turno extra no trabalho e se matar de trabalhar. Você pode usar um talento seu. Dar aula de algo que você entenda até mesmo pela internet, ou vender doces que sejam sua especialidade.

dividir sua renda

Quem sabe você não aprende algo novo que possa representar uma renda extra? Lembre-se que a ideia não é pegar essa nova renda e sair gastando de qualquer jeito. Se você precisou de material para fazer vendas é importante separar um dinheiro para repor esse material.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como ter uma renda extra em tempos de crise

É ideal que o lucro seja poupado e se possível investido. Assim você consegue melhorar sua situação e poupar sem prejudicar gastos necessários. Repensar seus gastos e o que você está comprando sem precisar também ajuda muito a se organizar melhor.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.