Tudo sobre a Ginástica Aeróbica

Pular, correr, girar, dobrar, se esticar, abaixar e levantar – tudo é claro, no embalo de uma música contagiante. Essa prática esportiva é conhecida também como ginástica aeróbica que, como o próprio nome diz, ela aumenta a capacidade aeróbica das pessoas. E por falar em definições, a palavra aeróbica tem como significado “com oxigênio”, ou seja, quem pratica a ginástica aeróbica precisa ter muito fôlego, durante os exercícios.

Aposto que todo mundo já deve ter ouvido falar em ginástica aeróbica, não é mesmo? Afinal, essa atividade física já vem sendo praticada desde os anos 1980, e a partir daí começou a invadir as academias de ginástica de todo o território brasileiro. Qual mulher não sonha em praticar algum exercício físico ao som de uma ótima música? De preferência bem animada e ainda conseguir perder aqueles tão temidos quilinhos indesejáveis.

Leia também nossa matéria sobre exercício aeróbico em jujum.

O sucesso da ginástica aeróbico foi tanto que o exercício não ficou restrito somente as academias. Por ser tão motivadora, essa modalidade cativou até mesmo as pessoas que gostam de competir, foi a partir daí que surgiu a ginástica aeróbica esportiva, ou conhecida também através da sigla GAE, entre os praticantes.

O Brasil é considerado o segundo maior país do mundo em número de praticantes da ginástica aeróbica esportiva, tendo cerca de 500 mil pessoas que são adeptas da técnica. E você está esperando o que para conhecer e começar a praticar a ginástica aeróbica? Conheça abaixo alguns tipos de ginástica aeróbica e fique por dentro dessa atividade física maravilhosa.

Tipos de ginástica aeróbica

A ginástica aeróbica é uma atividade física muito completa, pois ajuda a emagrecer, perder calorias, tonificar o corpo e até mesmo ajuda a aliviar o stress. Porém, o que poucas pessoas sabem é que existem diversos tipos de ginástica aeróbica, confira abaixo algumas delas e conheça todas as características de cada uma.

  Por que mulheres sentem mais frio?

Ginástica aeróbica de baixo impacto (low impact):

A técnica da ginástica aeróbica de baixo impacto é conhecida por ser uma técnica feita a partir da ginástica aeróbica para que as pessoas evitem lesões, devido o grande impacto da ginástica e das técnicas agressivas. Nesse caso os exercícios físicos são feitos sem nenhum tipo de salto sobre os pés.

Ginástica aeróbica de alto impacto (high impact):

No caso da ginástica aeróbica de alto impacto, prevalece repetidamente o trabalho cardiovascular, porém nem sempre os pés ficam em contato com o chão e o centro da gravidade pode subir e descer a todo o momento, assim como as pernas que fazem movimentos constantes de extensão e flexão.

Combo:

Esse tipo de ginástica aeróbica é feito com técnicas de baixo impacto e alto impacto, ao mesmo tempo.

Cardio Funk:

Nessa técnica utilizam-se diversos movimentos combinados de braços, pernas e troncos, sendo misturados com elementos de jazz, músicas afro, disco, salsa e outras danças, sendo que os movimentos podem vir intercalados, com movimentos rápidos e curtos.

Step Training:

O step training é um programa criado pela instrutora Gim Miller em parceira com a Reebook. Eles desenvolveram um programa de atividades que equilibra a alta intensidade com a baixa intensidade, sendo conhecida através do mundo inteiro.

Outros tipos de ginástica aeróbica:

Entre os tipos de ginástica citados acima, ainda existem diversos outros tipos, como o work out, o circuit training e o interval training. Cada tipo de ginástica deve ser respeitado e todas as técnicas de cada uma delas devem ser seguidas corretamente para que não haja nenhum tipo de lesão.

Exercícios Aeróbicos

Você sabe quais são os exercícios aeróbicos? Não sabe? É por isso mesmo que estamos aqui, para acabar com todas essas dúvidas. Vamos mostrar abaixo uma lista de exercícios e quantas calorias são gastas em média para cada tipo de ginástica aeróbica, assim você pode escolher a que mais se encaixa com a sua necessidade e o seu ritmo.

  Como reduzir sintomas da TPM e melhorar esse período

Leia também nosso artigo especial sobre Fazer aeróbico antes ou depois da musculação?

Para quem não sabe, o corpo utiliza-se de várias formas para gerar energia, e uma delas é através do oxigênio que é convertido em energia para os músculos do corpo. Os exercícios praticados na ginástica aeróbica são utilizam dessa forma de energia, através do oxigênio.

A ginástica aeróbica é perfeita para quem deseja perder peso, além de ajudar a definir os músculos. Porém a queima de gordura, calorias e a perda de peso vão depender de diversos fatores, mas principalmente do seu metabolismo. Porém, é correto afirmar que a ginástica aeróbica só trás benefícios para quem pratica. Também vale ressaltar que é possível perder até 1 kg por semana através da prática da ginástica, desde que os exercícios sejam seguidos corretamente e aliados a uma boa dieta.

Confira abaixo uma lista com os diversos exercícios e quantas calorias você pode perder com a ginástica aeróbica, confira abaixo:

Aero Jazz: 400 Calorias

Hidroginástica: 500 Calorias

Spinning: 500 Calorias

Aero Fight: 600 a 850 Calorias

Step: 400 a 500 Calorias

Body Pump: 500 Calorias

Que roupa usar para praticar a ginástica aeróbica?

Muitas mulheres se perguntam o que usar na hora de fazer a ginástica aeróbica, pois todas desejam ficar na moda e ao mesmo tempo confortável. Hoje em dia, graças a tecnologia, existem diversas lojas virtuais que vendem produtos excelentes para que você faça a sua ginástica aeróbica sem se preocupar com o problema das roupas.

O ideal é optar por roupas que não sejam muito justas ao corpo e nem muito largas, para que você tenha liberdade nos movimentos. Os especialistas recomendam que as roupas para a prática de qualquer atividade física sejam confeccionadas com lycra. Dessa forma, você conseguirá se movimentar com mais facilidade, além de se sentir mais confortável.

  Atitudes sustentáveis na cozinha

No caso dos homens, recomenda-se utilizar shorts de poliéster (popularmente conhecido como calção de futebol) que proporciona mais liberdade nos movimentos e muito mais conforto. Na verdade não há nenhum tipo de regra quando o assunto são roupas para ginástica aeróbica, o importante é que você se sinta bem e confortável para praticar os exercícios físicos corretamente.

Confira abaixo alguns modelos de roupas para a prática de qualquer atividade física, inclusive para ginástica aeróbica.

Roupas para ginástica aeróbica – Fotos e Modelos:

Separei mais esses conteúdos para você:

44 COMENTÁRIOS

  1. Feia é vc q ao em vez de olhar pra si, acha melhor falar mal dos outros, mas para este tipo de comentario,só pode ser uma pessoa MUITO FEIA para isso, mas n por fora e sim por dentro, assim como vc!!!
    OBS: Se vc gosta de criticar as pessoas, critique a si mesma, pois nada melhor do que guardar nossos comentarios crueis para nos mesmos!!! Se enchergue garota!

  2. MEEU DEEUS .. ée pra dxa cmentario sobre a pag , e nãao see a peessoa ée linda oou feeia ¬¬
    caada um teem e cuidar da sua própriaa viida .. ee antees dee flaar doos outros .. olhee a si meesmo ! u.u

  3. Muito interessante, a ginastica aeróbica nos ajuda a ter uma vida saudavel, estou estudando, pois isto caira na minha prova de Educação Física, me ajudou bastante este post. ^^

  4. Fico triste em saber que uma pesquisa séria como esta pode cair no descaso, por conta de um comentário infeliz de alguem que não entende de saúde, e banaliza o trabalho dos outros.
    Quero dizer que deixo aqui o meu respeito pelo site e que espero receber mais informações.

  5. vamos parar de brigar gente…….pra você falar que uma pessoa é feia ou bonita…voce tem q olhar o interior dela e não o exterior…Intao vamos cuidar cada um da sua vida…..

    EU ADOREI O SITE ELE ME AJUDOU MUITO…….

  6. o que vc quer ser vc é muito barraqueira alem de ser isso é muito abusada de si achar mais bonita do mundo ou mais ninguém é mais bonita to que ninguem não importa a beleza importa oque tem dentro de vc

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui