As unhas decoradas com pedras são uma tendência que veio para ficar. Isso porque elas criam um acabamento muito sofisticado na unha, deixando tudo ainda mais estiloso e bonito, apenas com este toque diferente e especial. Para tanto, é preciso entender como cuidar adequadamente deste tipo de decoração nas unhas. Para que, dessa maneira, a mesma dure o maior tempo possível.
Pensando nisso, elaboramos este guia com todas as dicas que você precisa para manter as suas unhas sempre lindas e impecáveis. Acompanhe e saiba mais.
Unhas decoradas com pedras: Cuidados e dicas
Abaixo vamos apresentar 5 dicas importantes de como cuidar das unhas decoradas com pedras, para assim, ter um resultado qualificado. Acompanhe:
1- Top coat é imprescindível
Você já ouviu falar em top coat? Pois bem, este tipo de acabamento é essencial para garantir que as unhas fiquem bem bonitas, livres de bolinhas, lisinhas e com um acabamento brilhante. Além disso, elas auxiliam na fixação das pedras nas unhas, mantendo as mesmas mais protegidas e fixas por mais tempo.
Leia também: Unhas decoradas – Como fazer
2- Cola de unha postiça é uma opção
A cola de unha postiça é uma das melhores opções para você criar uma colagem mais firme e efetiva. Para isso, bastará uma gotinha de cola para você já promover uma boa fixação. Lembre-se de utilizar uma pinça no momento do processo, pois assim poderá encaixar a pedrinha no local exato da unha.
Além disso, cuidado para não exagerar na quantidade de cola, ok? Pois a mesma poderá “vazar” pelos ladinhos da pedra, gerando um acabamento volumoso que não ficará interessante.
3- Não utilize colas que não são para unhas
É muito importante que ao apostar em unhas decoradas com pedras você nunca utilize qualquer tipo de cola que não seja adequada para este fim. Como mencionamos acima, você pode utilizar sim a cola para unha postiça, porém, outras opções que não sejam de uso cosmético, especificamente para manicure e pedicure, devem ser descartadas.
Isso porque você poderá estar aplicando um produto abrasivo, que com o tempo poderá ferir a sua unha. Além disso, se a cola permanecer na mesma, poderá ocasionar outros problemas, como micose, por exemplo.
4- O esmalte transparente pode tirar o brilho
Aplicar o esmalte transparente sobre as unhas decoradas com pedras pode não ser uma boa ideia. Isso porque pode ser que a camada de esmalte tire o brilho das pedrinhas. Coisa que o top coat não provoca.
Porém, é claro que se esta for a única opção que você tem, por ora, em casa, experimente aplicar uma camada mais fina. Pois este é outro problema muito recorrente: o de aplicar muito esmalte sobre a pedrinha, gerando um acúmulo que praticamente não seca nunca!
Veja mais: Unhas de Porcelana – Vantagens e Desvantagens
5- Escolha pedras que sejam contraste
Outra dica super importante para que você possa criar um efeito verdadeiramente lindo nas suas unhas é o fato de você escolher pedras que sejam verdadeiramente contrastantes. Ou seja, utilizar uma pedra com tons muito parecidos com as cores das unhas talvez não seja a melhor opção.
Porém, nada de utilizar uma cor que fique muito “gritante” sobre a outra, ok? É preciso contrastar, mas a partir de uma composição harmoniosa. Afinal, o objetivo primordial do acabamento é que você aposte um efeito bonito, leve, suave e interessante para as unhas, não é mesmo?
6- Não exagere no esmalte base
É imprescindível que você não exagere na quantidade de esmalte base. Isto é, não crie uma camada que seja muito grossa. Pois, novamente, pode haver muita demora na secagem, o que não é nada confortável.
Além disso, é possível que o esmalte não seque completamente, ficando marcadinho facilmente. E todo o trabalho terá ido por água abaixo… Por conta disso, aplique camadas uniformes, porém finas, pois você ainda terá a camada de cola, de pedra e de top coat no fim.
7- Não exagere na quantidade de pedras
É claro que tudo depende do seu estilo, gosto pessoal e objetivo de acabamento. Mas, a verdade é que a quantidade exacerbada de pedrinhas nas unhas pode fazer com que o acabamento não seja confortável ao toque.
Isto é, o excesso poderá lhe atrapalhar nas atividades diárias, como escrever com caneta e lápis, por exemplo. Além de utilizar alguns tipos de botões, até mesmo o acionamento da descarga no banheiro.
Desse modo, procure por um equilíbrio para que não haja exagero e, tampouco, excessos que atrapalhem o seu dia a dia.
Para ler também: Unhas Stiletto: prepare suas garras!
8- Utilize pedrinhas específicas
Assim como é essencial que você utilize uma cola que seja adequada para a preparação das unhas decoradas com pedras, é imprescindível que as pedrinhas também sejam adequadas. Isso porque, do mesmo modo, você poderá desenvolver alergias ou outros efeitos que prejudiquem a saúde e o crescimento das suas unhas.
9- Cuidados redobrados nos casos de crianças
Se a decoração das unhas for feita em uma criança, os cuidados devem ser redobrados. Especialmente se for criança pequena. Tendo em vista que a mesma pode acabar engolindo as pedrinhas acidentalmente, provocando efeitos negativos na saúde da pequena.
Por isso, se for usar essa possibilidade, aposte apenas em datas especiais, e cuidado para não exagerar na quantidade. Além disso, mantenha sempre uma supervisão qualificada do processo para garantir o bem estar da criança.
10- Na base da unha é melhor que no topo
Outra dica super valiosa e que lhe ajudará quando você fizer unhas decoradas com pedras é a opção de utilizar as pedrinhas na base da unha, e não no topo. Isto é, apostar na aplicação mais próxima a sua cutícula, ao invés do topo da unha. Isso porque as chances de “engatar” a pedrinha em alguma coisa é muito menor que em outros casos. E, dessa maneira, você terá ainda mais conforto e praticidade neste sentido.
Seguindo todas estas dicas, certamente você terá um acabamento incrível para as suas unhas. Lembre-se de sempre lixar adequadamente as unhas e especialmente quando elas possuírem pedrinhas, não as leve até a boca, ok? Assim você mantém uma maior durabilidade da decoração, além de ter um resultado ainda mais bonito.
Aposte em nossas ideias e depois nos conte a sua experiência!
Leia mais: Cuidar das unhas: 4 dicas para o cotidiano