NadaFrágil.com.br

Como cuidar das jóias e bijuterias


Amanda Brandão

Os acessórios como jóias e bijuterias fazer parte do visual feminino, muitas vezes podem ser visto no visual masculino também, elas são os principais responsáveis por complementar a produção, assim como as bolsas e sapatos. Mas, assim como quaisquer outros acessórios elas também necessitam de cuidados específicos para estarem sempre brilhantes.

Joias e Bijuterias

Como limpar minhas jóias e bijuterias?

Assim como qualquer outro acessório ou peça do vestuário, as jóias e bijuterias podem sujar, danificar e até mesmo se tornarem menos vistosas. Para aumentar a durabilidade de suas jóias e bijuterias evitando que elas se desvalorizem, aprenda a cuidar corretamente dos seus acessórios, sejam eles verdadeiros ou não.

Muitas pessoas têm o costume de entrar no banho com as suas jóias, achando que elas vão ficar limpas, isso não passa de um mito que por sinal pode danificar as suas jóias. Com o passar do tempo, as jóias e bijuterias vão acumulando resíduos do sabão, embora não pareça nada grave, a verdade é que essa camada de resíduo que vai se acumulando nas jóias e bijuterias viram um lugar propício para acumular sujeiras e pó.jóias e bijuterias

Antes de limpar as suas jóias e bijuterias, analise bem todas as peças para assegurar que não estejam danificadas ou não tenham nenhuma pedra solta, caso contrário só irá piorar ainda mais o estado das suas jóias e bijuterias.

Procure limpar as jóias e bijuterias com um pano macio, de preferência que seja 100% algodão. Existem muitas joalheiras que vendem panos específicos para essa finalidade. Mas, tenha cuidado ao lavar o pano após a utilização, a sujeira acumulada no pano pode danificar as outras peças a serem limpas. Jamais utilize lenços de papel, papel higiênico ou rolo de cozinha para limpá-las.

Jamais ouse limpar as suas jóias e bijuterias com água sanitária, pois é um produto altamente poderoso para peças pequenas e delicadas, ou seja, ao invés de limpá-las você só irá destruí-las por completo. Na lista de produtos que jamais devem ser aplicados em colares, anéis, pulseiras e brincos estão: álcool, acetona, amoníaco, pasta de dente e cloro.

Na hora de limpar as jóias e bijuterias você poderá optar pelos detergentes específicos para essa finalidade, porém leia com atenção as instruções da embalagem. O líquido é próprio para limpar metal, mas pode não ser adequado para as peças em ouro branco.

Tenha cuidado ao molhar as suas jóias e bijuterias em água. Jamais utilize água quente, as temperaturas elevadas podem ajudar na descoloração da peça. A água quente também pode descolar as peças mais delicadas ou descolar pedras preciosas e semipreciosas.

O tempo ideal para lavá-las na água é de 30 segundos com ajuda de uma escova de dente, depois de feito isso retire as peças da água e deixe secar ao ar livre.

Como guardar?

jóias e bijuterias

Agora que você aprendeu a limpar as suas jóias e bijuterias é hora de aprender a guardá-las corretamente. Não vale guardar seus acessórios em uma gaveta ou caixa velha. O fator de armazenamento das jóias é tão importante quando a limpeza para garantir uma longevidade maior. Para começar comece a organizar suas jóias e bijuterias por peças, por exemplo, anéis devem ser guardados com anéis, brincos com brincos e assim por diante. Misturar tudo em uma mesma caixa só irá fazer uma confusão de peças, além de danificar as peças mais delicadas.

jóias e bijuteriasAs peças mais valiosas e delicadas devem ser guardadas sozinhas em uma caixa de algodão ou com tecido macio, próprios para jóias.

O contato com o ar e o meio ambiente faz com que as jóias oxidam facilmente, perdendo o seu aspecto brilhante, por isso guardar as suas jóias em um recipiente impermeável ao ar ou em sacos plásticos resistentes com fecho ziploc.

Quanto às outras peças, elas devem ser guardadas por tipos e em caixas que possam acomodar de forma espaçosa todas as suas jóias e bijuterias. Existem várias caixas de jóias forradas com veludo ou cetim e já vem com vários compartilhamentos para anéis, brincos, pulseiras e colares, para deixá-los bem organizados.

Se você só possui bijuterias, uma ótima dica para organizá-las de forma limpa e em ordem, é comprar caixas para parafusos em lojas de ferragens. São caixas com plástico resistente e são divididas em vários compartimentos, ideal para guardar brincos. A caixa ainda tem uma tampa transparente para visualizar as peças com mais facilidade.

 

Facebook NadaFrágil.com.br

Uma resposta para “Como cuidar das jóias e bijuterias”

  1. Rosa disse:

    Bom dia …li o artigo, e disse que não dá pra passar álcool e nem pasta de dente, ontem mesmo passei álcool em algumas peças que estavam totalmente foscas e ficaram novinhas, e pasta de dente diversos vídeos no YouTube mostram essa opção, e eu mesma já passei e ficaram brilhosas como antes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *