NadaFrágil.com.br

Conheça os principais usos e benefícios da Hortelã


Fernanda

Ao verem essas simples folhinhas decorando pratos e sucos, poucas pessoas imaginam que elas podem trazer mitos benefícios para o corpo, aqui você saberá como a Hortelã pode ajudar na manutenção da saúde do seu corpo.

Esta planta de folhas aveludadas, conhecida cientificamente como Menthapiperita  e popularmente conhecida como Menta ou Hortela-Pimenta, traz em suas folhas e flores propriedades antiespasmódicas, carminativas, estomáquicas, estimulantes, tônicas, antissépticas, anestésicas, vermífugas, calmantes e muito mais, incontáveis propriedades que auxiliam no bom desenvolvimento e manutenção da nossa saúde corporal e bem estar.

Além destas propriedades, as folhas da hortelã são ricas em vitaminas como a A, B e C, sais minerais como ferro, cálcio e potássio. Quem poderia imaginar que uma simples folhinha poderia ter tanto a oferecer?

A planta é utilizada principalmente para o tratamento de atonia das vias digestivas, timpanite (principalmente a que possui causa nervosa), cálculos renais, problemas de flatulência, cólicas, vômitos,  icterícia e dismenorreia, além de outros incontáveis problemas, sendo muito eficaz no tratamento delas, tão eficaz que até faz parte das fórmulas de diversos remédios encontrados nas farmácias, principalmente em remédios expectorante, isto porque a hortelã favorece a expectoração do catarro das mucosas e ainda inibe a formação de mais fluidos e ainda ajuda a alivirar os sintomas da doença.

 Principais usos:

Uso do Hortelã na Medicinais:

Para cada fim há um uso diferente, a forma como a hortelã será manuseada, tratada e utilizada vai depender de qual será o seu uso. Um dos mais comuns é para picadas de inseto em crianças, ao amassar as folhas da hortelã e aplicá-las sobre a picada, ajudará a aliviar a dor e diminuir o inchaço. Tal método também pode ajudar no alívio de dores nas juntas e de cabeça.

Dores abdominais podem ser aliviadas com a ingestão de leite quente com algumas folhas de hortelã misturadas a ele.

Já o chá das forlhas de hortelã é altamente eficaz na eliminação de vermes intestinais em crianças. Mães que estão amamentando também podem usar o chá para auxiliar no aumento da secreção de leite. Outros problemas que podem ser aliviados com o chá são os gases, cólicas, gripes e resfriados, além de contribuir para o aumento e circulação da bilis. Por ter grande poder digestivo, o chá é uma ótima opção para se tomar após as refeições, principalmente para quem sofre com dores estomacais e ao ser ingerido de forma concentrada, o chá pode ajudar a aliviar cólicas menstruais.

Além do chá existe outra receita que também pode ser utilizada para acabar com os vermes:

Misture duas colheres de sopa de sumo de hortelã com duas colheres de sopa de mel. A mistura deve ser ingerida em jejum durante 15 dias, faça um intervalo de 10 dias e em seguida volte a tomá-la.

Para gripes e resfriados a melhor opção é a infusão da hortelã. Para fazer a infusão são necessários 3g de folhas de hortelã, que devem ser mergulhadas em 100ml de água fervente. Deixe as folhas submersas na água dentro de uma panela tampada por cinco minutos, em seguida a solução estará pronta para o consumo.

Outro uso para a hortelã é em formato de óleo, para fazê-lo pegue um punhado generoso de folhas e flores de hortelã, amasse tudo junto e coloque em um recipiente com azeite, deixe a mistura descansar por quatro dias, depois deste tempo o óleo já estará pronto para o uso. Este óleo medicinal pode ser utilizado no tratamento de áreas que sofreram algum tipo de pancada ou que estão inchadas, para pessoas resfriadas o ideal é massagear o peito, costas ou então aplicar o óleo na área da garganta.

A hortelã é altamente utilizada na aromaterapia para o aumento da confiança, inibição de pensamentos negativos, medo e egoismo.  Contudo, alguns efeitos colaterais podem acontecer se for usado em grande quantidade em crianças e lactantes, sendo a dispnéia e a asfixia os principais problemas.

Uso do Hortelã nos Cosméticos:

Além dos usos medicinais, a hortelã também é utilizada na fórmula de cosméticos, sendo utilizada principalmente para ajudar no rejuvenescimento da pele e ainda gera um frescor agradável. Suas propriedades adstringentes evitam o aparecimento de cravos e espinhas, possuindo também a função clareadora da pele e, quando é bochechada, deixa o hálito fresco.

Para quem tem pele oleosa, a aplicação do chá de hortelã forte sob a pele ajuda na diminuição da oleosidade. Para que o tratamento gere bons resultados, é aconselhável que todos os dias após a limpeza do rosto, aplique o chá com a ajuda de um chumaço de algodão, passando-o com movimentos circulares em toda a extensão do rosto de dentro para fora, faça isso pelomenos duas vezes por semana.

Outro tratamento indicado para a pele é a sauna antinevrálgica, para fazê-la pegue ½ litro de água fervente, adicione 25g de folhas de hortelã por fim, exponha o rosto ao vapor da mistura e coleque uma toalha sobre o rosto, para formar uma espécie de cabana que ajudará na concentração do vapor no rosto.

Para cuidar da pele do corpo todo, o ideal é o banho estimulante de hortelã, para fazê-lo misture 50g de folhas em um litro de água em fogo brando por três minutos, misture a solução na água da banheira. O banho deve ser tomado preferencialmente pela manhã.

Uso do Hortelã na Culinária:

Dentre os mais conhecidos usos da hortelã estão os usos culinários, muitas pessoas costumam usar suas folhas para o preparo de sucos, bolos, carnes e outros tipos de alimentos.

Dentre as delícias feitas com hortelã está a geleia, que pode servir como um ótimo acompanhamento para carnes, assados e costelas. Também para acompanhar algumas carnes e saladas existe o azeite aromatizado com hortelã, que pode ser feito em casa com a imersão das folhas em um vidro de azeite, após alguns dias ele agregará o gosto e o aroma do hortelã. Omeletes e ovos mexidos também podem ser incrementados com a adição de algumas folhinhas da planta.

Apesar da variedade de receitas que contém a hortelã, segundo médicos e especialistas, a melhor forma de consumí-la é em sua forma fresca natural, pois conserva todas as suas vitaminas e sais minerais. Algumas pessoas costumam consumi-la seca ou desidratada contudo, dessa forma a hortelã acaba perdendo a maioria das suas propriedades.

Outro grande atrativo da planta, além do seu sabor e aroma, são as suas propriedades afrodisíacas. Muitas pessoas acreditam que a hortelã possui tais propriedades, toda essa crença começou com os árabes, grupo que costuma usar com frequência a planta em seus pratos, mas, além de utilizarem para fins alimentícios, também usavam para fins medicinais, no tratamento da impotência e da diminuição da libido.  Outra crença sobre a planta é que ela traz proteção, dinheiro e até mesmo ajuda a exorcizar pessoas.

Ao comprar a hortelã procure escolher ramos com as folhas mais verdes, em boas condições e sequinhas, pois a água em excesso acelera o processo de deterioração da planta. A erva deve ser conservada na geladeira em sacos plásticos fechados. Plantas com folhas amareladas não são próprias para o consumo.

Por mais que a planta seja extremamente benéfica à saúde, como tudo na vida, seu uso em excesso em longo prazo pode ser prejudicial, isto porque a pulegona, contida na planta, parasitária sobre o bulbo raquidiano, que pode causar insônia, se a eva for consumida antes de dormir. Alguns especialistas compartilham da opinião de que crianças devem evitar o uso da erva, para que não haja problema de falta de ar ou asfixia. Dessa forma, procure sempre utilizar a hortelã de forma moderada, assim você verá os benefícios na parte interna e externa do seu corpo.

Facebook NadaFrágil.com.br

14 respostas para “Conheça os principais usos e benefícios da Hortelã”

  1. jandira amaral disse:

    Nadafragil, não tem nada de fragil, e sim, muito forte e instrutiva.
    Parabens pela iniciativa. p/ mostrar como nós mulheres adquiriros maiores conhecimentos e bastante informações.

    abraços

    Jandira amaral

  2. parabéns os produtos naturais a mais de milhares e milhares de anos vem auxiliando o bom desempenho de nossa saúde .

  3. osvaldina disse:

    minha irmã usa as folhas de hortelã para dores de estômago e tem tido resultados positivos, eu uso folhas no omelette, delicia, mas vou ultilizar para mh isônia.

  4. Benedita Rocha disse:

    Vou usar com certeza,grata pelas informações que são de muita valia.

  5. Carla disse:

    Li que a hortelã é boa para mães que estão a amamentar os filhos mas fiquei com uma dúvida quando li este artigo,se eu fizer chá e tomar não há problema certo? É porque aqui diz:A hortelã é altamente utilizada na aromaterapia para o aumento da confiança, inibição de pensamentos negativos, medo e egoismo. Contudo, alguns efeitos colaterais podem acontecer se for usado em grande quantidade em crianças e lactantes, sendo a dispnéia e a asfixia os principais problemas.Isto só se aplica na aromaterapia ou também quando se toma o chá??
    Agradeço que me esclareçam
    Obrigado

  6. marrcia mara disse:

    EU COSTUMO COMER SALADA DE HORTELA,TEMPERO COM LIMAO,SAL E AZEITE FICA MUITO BOA.Experimentem.

  7. Adorei ler sobre as propriedades do Hortelã
    passei a tomar e vi grandes resultados…
    Obrigado, muito obrigado!

  8. Roberto disse:

    Eu bato no liquidificador com água, uso um coador, adiciono açúcar e gelo e consumo. Alguma contra-indicação?

  9. alexandre disse:

    muito obrigado pelas informações cedidas.

  10. Vânia Luz(do youtube) disse:

    Ótimas informações, amei.
    Estou tomando o suco da beterraba com cenoura e hortelã.

  11. angelica cotias disse:

    Adorei as dicas, ja estou usando na vitamina, gostaria de saber se eu posso bater no liquidificador e congelar.

  12. eu estou amamentando ,li esse artigo e resolvi experimentar ,porque trabalho e tiro leite do peito para o meu bebe,só que nao estava consiguindo tirar o suficiente,mas agora que estou tomando o cha de hortelao 3 a 4 copos por dia tenho muito leite.

    muito obrigada

    Monica oliveira

Deixe uma resposta