NadaFrágil.com.br

Procrastinação: Entenda o que é e como combater


Milena Costa

A procrastinação atrapalha a vida de muita gente. Seja nas tarefas domésticas, estudos, trabalho e até na busca pelos seus sonhos. Muita gente procrastina e não sabe como fazer isso parar.

Nesse artigo você entende o que é a procrastinação e aprende sobre como combater isso. Além de conseguir se tornar mais produtivo, você ainda vai se sentir mais feliz consigo mesmo e mais realizado. Tudo isso é muito importante não apenas para o seu cotidiano, mas para a sua saúde mental.

impedir a negatividade

O que é procrastinação

Sabe quando você poderia e deveria fazer algo agora, mas escolhe deixar para depois? É aquela velha conversa que brasileiro deixa tudo para a última hora.

Quando você deixa pra fazer o relatório do trabalho perto da data limite, um trabalho de escola ou faculdade. E até quando deixamos para arrumar a casa quando já não tem mais condições de viver naquele lugar.

Procrastinação

Isso atrapalha nossa vida em muitas situações. Vem o sentimento de culpa por não ter feito aquilo antes. Às vezes acabamos não fazendo tão bem feito quanto gostaríamos e ficamos incomodados.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre dicas de decoração e organização para Home Office

Antigamente, quando a comida era escassa e por isso nossa energia também. Nosso corpo tendia a procrastinar. Assim guardava energia para a caça e para a sobrevivência. Esses resquícios ficam no nosso funcionamento.

Procrastinando sonhos e objetivos

tireóide

Mas não são só trabalhos e atividades que passam pelo processo de procrastinação. Sabe quando você deixa para emagrecer a partir do ano que vem, aí desiste e deixa para a promessa do próximo ano? Ou você quer abrir uma empresa ou fazer outra coisa e vai deixando pra depois e depois?

Tudo isso também é procrastinação. O problema é que tendemos a não realizar nossos sonhos por ter sempre deixado para depois, já que não tem quem cobre aquilo de nós. Pode acontecer também de realizarmos nossos sonhos muitos anos depois, mesmo podendo realizar antes.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como usar organização pessoal no trabalho

Procurando ajuda

mudar de hábitos

Na maior parte das vezes procrastinação não tem a ver com ser preguiçoso ou com falta de organização. Na realidade em muitos casos tem a ver com a saúde mental das pessoas. Pode surgir de problemas como depressão e ansiedade.

Se você percebe que não consegue fazer as coisas que almeja, se nota que está sempre deixando para depois. Se essa procrastinação vem acompanhada de uma tristeza, cansaço, descontrole sobre pensamentos ruins. Vale muito a pena procurar a ajuda de um psicólogo.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como mudar de hábitos de forma efetiva

Se perdoe

organização pessoal

A procrastinação geralmente vem acompanhada de um sentimento de culpa. Nós ficamos mal por não ter feito aquilo antes e ficamos nos culpando e sofrendo. Isso não ajuda nenhum pouco, na realidade pode aumentar a procrastinação.

Se você focar em se perdoar e seguir e tentar resolver aquilo com calma com certeza vai se sentir melhor. Tente dialogar com os pensamentos ruins que te culpam e pensar que não faz sentido perder mais tempo se sentindo mal, que é melhor resolver.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como fazer dinheiro com pequenas coisas

Se recompense

Alongamento de manhã

Ganhar uma recompensa quando realizar a tarefa pode te ajudar bastante a ganhar motivação para realizar todas as tarefas. Vale parar para ver um episódio de uma série, desde que você tenha controle para não deixar de fazer as outras atividades.

Você pode também fazer um lanche, ou ouvir uma música que gosta e dançar. Essas coisas vão te gerar prazer e te fazer ganhar motivação para passar por esse ciclo novamente. Identificar a tarefa, realiza-la e ganhar uma recompensa.

Ganhar uma recompensa no fim do dia também ajuda, pode ser um happy hour com o pessoal do trabalho. Ou até mesmo, uma bela janta, tomar um bom banho e ver uma série ou ler um livro depois do trabalho, tente enxergar essas coisas como recompensas pela sua produtividade.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como impedir que a negatividade estrague o dia

Organização e Realidade

organização pessoal

É legal se organizar e tentar seguir o seu planejamento. Mas como foi dito acima, tudo isso será muito difícil para quem não está com uma boa saúde mental, pois a pessoa não está funcionando bem.

Em todo caso, seja realista com sua organização. Não adianta colocar muitas atividades em um período curto de tempo se você sabe que será impossível realizar. Isso só aumentará sua frustação ao não conseguir realizar as tarefas e pode aumentar a sua procrastinação.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *