NadaFrágil.com.br

Sala de Estar – Como decorar?


Amanda Brandão

Está precisando reformar a sala de estar? Renovar os móveis? Mudar tudo de lugar? Ou simplesmente cansou das cores do seu ambiente?  Vamos dar algumas dicas para você decorar a sua sala de estar sem perder a sua personalidade, além de oferecer mais conforto para o seu ambiente.

Primeiramente, para decorar uma sala de estar existem itens indispensáveis, veja a seguir a lista de móveis que não podem faltar para decorar a sua sala de estar.

Uma bela sala de estar necessita de sofá de 2 ou 3 lugares, dependendo do tamanho da família, poltronas, mesas de centro, mesa lateral, tapete, móvel para TV e DVD, cortinas, lustre e objetos decorativos como, almofadas, abajur, pufes, mantas para sofá, quadros, entre outros objetivos que julgar necessário.

Confira neste artigo dicas muito valiosa para você decorar a sua sala de estar, afinal esse é o cômodo onde os morados assistem a um bom filme num sábado chuvoso ou oferecem um lanche para os amigos num domingo a tarde.

A sala de estar é um ambiente multifacetado, então prepare-o com muito bom gosto para receber bem os habitantes e visitantes, deixando o seu ambiente aconchegante, confortáveis e esbanjando estilo. Quer saber como? Veja as dicas a seguir.

Sala de Estar – Como decorar?

Paredes e Teto da Sala de Estar

A decoração começa pela escolha das cores e texturas das paredes, sem esquecer do acabamento, do piso, e o teto. É aconselhável colorir as paredes da sala de estar sempre com tonalidades claras, inclusive com o branco mesmo. A mesma cor das paredes deve ser mantida no teto também. Caso queira acrescentar um pouco de cor para a sala, procure pintar somente uma das paredes em tonalidades mais chamativas e vibrantes, mas nunca pinte todas as paredes, pois pode criar a ilusão do espaço parecer menor ainda.

No teto, você pode optar por um lustre bem moderno, ou então existe a opção de rebaixá-lo com gesso. Na sala, a luz do ambiente deve ser bem agradável para acolher os amigos, assistir televisão, conversar, enfim.

Móveis da Sala de Estar

Antes de escolher os móveis é preciso eleger uma cor como base, ai sim você poderá escolher as cores do tecido do sofá, poltronas e almofadas para criar um ambiente muito bem decorado.

Por exemplo, se você elegeu a cor base cinza, é possível escolher outros móveis com tonalidades mais escuras e até mais claras, além do branco e preto. Você ainda tem a opção de optar por outras cores como vinho, ou azul marinho para complementar a decoração, nas almofadas, por exemplo.

Além de definir as cores dos móveis, é importante escolher a madeira que vai ser utilizada nos móveis para televisão, mesa de centro, ou lateral.  Escolha sempre um tom do seu agrado e que combine com o restante da decoração. Por exemplo, se você optou pelo cinza nos móveis, escolha madeiras escuras ou mescladas, como branco e preto. Nada de escolher madeiras em tonalidades de amarelo, tipo marfim, esse acabamento não iria ficar nada bom com o restante da decoração.

Escolha sempre algum móvel de vidro ou espelho para dar mais leveza à sala de estar. Uma ótima opção são as mesas de centro em espelho, além de ser um lindo objeto decorativo pode servir como apoio para colocar petiscos, copos, revistas, mas também para deixar a casa arrumada colocando sob a mesa controles remotos, CDs e DVDs.

Sofás e poltronas devem ser escolhidos de acordo com o seu conforto, pois é o mobiliário principal da casa e necessita que seja agradável para aconchegar os convidados, familiares e amigos. Par assistir TV, os sofás de chaise podem ser excelentes opções, pois são muito confortáveis. Para acrescentar ainda mais charme ao ambiente, coloque algumas almofadas e uma manta sob o sofá.

Tapetes para Sala de Estar

Se caso o piso escolhido for de madeira, ou piso frio como porcelanato, por exemplo, é aconselhável escolher um tapete em umas das cores da composição já definida. A regra básica para escolher um bom tapete, não é só avaliada pela cor, mas também pelo material, tamanho e altura dos pelos. Se você deseja um tapete mais fofinho, opte então por tapetes com pelos mais altos.

Os tapetes sintéticos (polipropileno ou nylon) são econômicos e muito bom para disfarçar as sujeirinhas do local, no entanto eles possui pouca duração.

Os tapetes de algodão possuem preços bem acessíveis e podem ser lavados até mesmo na máquina de lavar, porém mancham e perdem a coloração com muita facilidade.

Para proporcionar um toque ecológico a sua sala de estar, prefira os tapetes de sisal, junta ou de bambu, bem como os tapetes de lã. São extremamente resistentes e não sujam com facilidade. A vantagem é que a sujeira pode ser limpa com ajuda do aspirador, são considerados os mais caros, mas também sobrevivem anos e anos.

Em relação ao tamanho do tapete, um tapete muito grande pode ocupar todo o espaço da sala de estar, enquanto um tapete muito pequeno dará a impressão de que está faltando alguma coisa no seu ambiente. Para deixar a sala de estar com estilo mais informal, recomenda-se colocar parte dos móveis em cima do tapete, agora se você prefere um estilo mais formal, prefira os móveis em cima do chão. Você pode escolher colocar os móveis completamente em cima do tapete ou completamente sobre o chão, a escolha ficará a seu critério.

Cortinas para Salas de Estar

Para diminuir a luz externa da sala de estar é recomendado acrescentar cortinas ou persianas ao ambiente. Atualmente, existem variedades enormes de cortinas e persianas para decorar sua casa, com vários tecidos, formas e cores. Opte sempre por cores claras, lembrando sempre de que a tonalidade escolhida deve combinar com o restante do ambiente. As cortinas são perfeitas, pois complementam qualquer ambiente e, corridas ou abertas, deixam o seu ambiente mais charmoso e sofisticado.

A partir de agora, o restante da decoração é consigo mesmo – dedique-se a procura e aquisição de móveis e objetos decorativos com estilo único e pessoal para decorar a sala de estar. As combinações são inúmeras, você pode acrescentar livros, taças e jarras em vidro ou porcelana, quadros, estatuetas e peças de arte na sua decoração – a regra principal é procurar não encher exageradamente o seu ambiente, nem fugir radicalmente dos objetos decorativos. A regra é sempre a mesma e vale tanto para moda, acessórios quanto para a decoração: “Menos é mais”.

Com todas essas dicas, com certeza você vai conseguir montar uma linda sala de estar bela e aconchegante. Lembre-se de acrescentar o seu toque pessoal na decoração, seja nas almofadas, nos objetos decorativos, nos quadros, enfim, use sua criatividade e solte sua imaginação.

Facebook NadaFrágil.com.br

Uma resposta para “Sala de Estar – Como decorar?”

  1. ROSILENE disse:

    O PISO DA MINHA CASA E DECORADO EU ERREI E MUITO NA ESCOLHA MAIS NAO POSSO TROCAR SAO PRETO BRANCO QUAL A COR IDEAL PARA O TAPETE E SOFA MINHAS PERSIANAS SAO NEUTRA ME AJUDEM OBRIG

Deixe uma resposta

Facebook NadaFrágil.com.br Twitter @Nada_Fragil

Enquetes

Qual qualidade o homem perfeito não pode deixar de ter?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...


Melhores Dicas

Por que Nada Frágil?

Resolvemos por o nome Nada Frágil no site pois nosso objetivo é fazer um site para você, Mulher Moderna, que assim como nós acredita que essa história de Sexo Frágil é coisa do passado.

Se você é uma mulher antenada, ligada em moda, que gosta de se cuidar e deseja saber mais sobre relacionamentos, maquiagem, decoração, etc... Você está no lugar certo.

Nosso lema é:
Sexo Frágil é a Vovozinha...