NadaFrágil.com.br

Treino HIIT: ideal para quem quer emagrecer


Calila Galvão

Nós mulheres estamos numa briga constante com o nosso corpo. É uma gordurinha aqui, outra ali e a lista de dietas não para de crescer. Ter uma alimentação saudável é ideal para quem quer emagrecer com saúde, mas você pode acelerar o processo praticando exercícios físicos e de quebra ainda ganha uma saúde de ferro.

Treino HIIT: ideal para quem quer emagrecer

O treino HIIT (a sigla em português significa Treinamento Intervalado de Alta Intensidade) está fazendo muito sucesso entre as pessoas que querem perder peso e várias pesquisas já vem confirmando a eficácia dele. A ideia aqui é substituir sessões de exercícios físicos de longa duração e baixa intensidade por um de alta intensidade e curta duração.

Princípios básicos do treino HIIT

A ideia principal aqui é deixar o treino mais intenso. Ele também pode ser adaptado para a musculação bastante reduzir o tempo de descanso entre as séries. Mas como o foco principal agora é a perda de peso, vamos falar do treino HIIT voltado para o treino aeróbico que é a ideia principal desse tipo de treinamento.

Treino HIIT: ideal para quem quer emagrecer

Muita gente o faz alternando a corrida com a caminhada. Porém,  você pode variar com outros esportes como natação, pedalar, dança, entre outros. É possível adaptar o treino HIIT aos mais diversos esportes. O foco aqui é combinar períodos de atividades intensas com estímulos leves. O objetivo é que você consiga acelerar o metabolismo fazendo com que a queima de calorias dure para além do treino.

Veja algumas dicas que vão facilitar a sua corrida durante o inverno.

Como o treino HIIT é feito?

Assim como em outros exercícios, você precisa começar devagar e ir aumentando o ritmo gradativamente. Na primeira semana você pode começar numa proporção de 1:4, ou seja, 15 segundos de intensidade máxima com 60 segundos de descanso. Na segunda semana essa razão muda e você começa a fazer o treino numa proporção de 1:2, ou seja, 30 segundos de intensidade com 60 segundos de descanso.

Treino HIIT: ideal para quem quer emagrecer

Na terceira semana de treino você já pode igualar a proporção. Assim, você fará 30 segundos de exercícios intensos com 30 segundos de descanso. Na quarta semana a proporção se altera ficando em 2:1. Agora você fará 30 segundos intensos com 15 segundos de descanso. Lembrando que esses números são apenas um exemplo e podem ser alterados desde que a proporção seja mantida.

Saiba mais sobre os termogênicos e como eles ajudam a queimar gordura.

Os benefícios do treino HIIT

Ideal para queimar gordura

Com esse método aumentamos o nosso EPOC (que em bom português significa Consumo de Oxigênio Excessivo Pós-Exercício). Isso significa que, mesmo após terminarmos os exercícios, o nosso corpo continua utilizando muito oxigênio para manter as funções corpóreas e com isso mais energia é gasta. Essa queima de calorias pode durar por até 24 horas após o exercício.

Treino HIIT: ideal para quem quer emagrecer

Menos tempo

Uma das vantagens desse tipo de treino é que você economiza tempo. A base desse tipo de exercício é fazer tudo em menos tempo para aumentar a intensidade. Assim, você tem mais 15 ou 20 minutos de sobra para fazer aquele lanchinho light sem pressa depois do treino.

Qualquer um pode fazer

Esse tipo de treinamento pode ser adaptado para qualquer pessoa. Desde o mais sedentário até o atleta. Como a intensidade nos treinos é elevada de forma gradual não há muitos riscos para pessoas saudáveis. Quem possui alguma doença cardiovascular ou respiratória é melhor ser avaliada por um médico primeiro.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *