Como aprender a cozinhar – Guia Infalível Para Iniciantes

Você acabou de se casar e quer fazer aquela comida especial pro seu maridinho, mas ainda não sabe como? Ou você não tem muitas habilidades na cozinha e gostaria de aprender mais sobre receitas e o básico para fazer uma comida gostosa e prática e surpreender a todos na sua casa? Confira as dicas que trouxemos pra você e arrase na cozinha daqui pra frente, agora você vai aprender a cozinhar!

Cozinhando

Aprender a cozinhar não é algo difícil e que requer muito tempo e cursos como algumas pessoas pensam, claro que você pode fazer algum curso de gastronomia e se aperfeiçoar cada vez mais e até se tornar um chef, por que não? Mas se o seu objetivo é aprender a fazer a cozinha do dia a dia e algumas comidas mais especiais, tudo que você precisa fazer é seguir algumas dicas, prestar atenção nos ingredientes e pronto!

Vamos começar do mais simples, como fazer e temperar saladas. Aprender a fazer um arroz prático e rápido e a fritar um bife gostoso.

Como fazer a Salada:

Uma boa salada é o ingrediente certo para incrementar e dar saúde a sua mesa de almoço e jantar. Prefira sempre ingredientes frescos e com aspecto saudável, separe os alimentos que utilizará na salada e lave-os bem com água corrente, se preferir, para ter certeza que estão limpos, coloque-os em uma vasilha com um pouco de vinagre, deixe por algum tempo e depois enxague-os com água. Corte ou pique os ingredientes, misture e coloque em uma vasilha da sua preferência. Tempere com molho feito em casa e sirva.

Passo a Passo da salada:

Lave de 4 a 6 folhas de alface, corte-as levemente e deixando-as um pouco grande e coloque em uma vasilha. Lave 3 tomates, corte-os picadinhos sem tirar as casca e semente, junte ao alface. Pegue um repolho médio e corte apenas a metade dele, com ajuda de uma faca grande, vá tirando pequenos pedaços da parte que você cortou do repolho, e junte ao alface.

  Respondemos 6 Dúvidas Sobre a Hora do Parto

Molho da Salada:

Para temperar a salada, você vai precisar de pimenta de cheiro, vinagre, limão e sal. Em uma vasilha menor, esprema o limão, coloque 3 colheres (sopa) de vinagre. Corte de 6 a 7 pimentas de cheiro bem picadinhas e junte com o limão e o vinagre e coloque uma pitadinha de sal, misture tudo e despeje na salada, misture bem.

Dica: A salada pode ser servida antes do almoço e do jantar, como entrada. Mas é muito importante que na sua comida também tenha algum tipo de verdura e legume.

Como fazer o Arroz:

como fazer arroz

O arroz é o alimento que não pode faltar na mesa não é mesmo? Seja branquinho, com ou sem verduras, com carne ou galinha. O importante é que essa refeição que casa bem com qualquer outra, é rica em proteínas e tem tudo que precisamos. Hoje em dia você não precisa mais catar os grãos do arroz, e alguns, você nem mesmo precisa lavá-los. Tudo que você precisa fazer é escolher a marca que você mais gosta, cozinhar seu arroz e servir com seu acompanhamento preferido.

Passo a Passo do arroz:

Depois de ter escolhido a marca da sua preferência, pegue uma vasilha e um copo que servirá como medida. Faça aproximadamente 3 copos de arroz (lembrando que a quantidade que será feito depende de quantas pessoas irão comer na sua casa), em uma vasilha, coloque água até que tampe o arroz e comece a lavá-los com as mãos, repita o mesmo processo de duas a três vezes, jogue a água fora e reserve o arroz. Coloque um pouco de óleo ou azeite em uma panela grande com fogo moderado, junte o tempero e deixe dourar um pouco, quando estiver dourando, coloque o arroz e mexa por alguns minutos ou até sentir que o arroz está começando a pregar na panela.

  Alongamento de manhã: Saiba como fazer e qual a importância dele

Coloque água até tampar a superfície do arroz e tampe a panela. A duração do cozimento geralmente é de aproximadamente 10 minutos, verifique se a água que você colocou foi absorvida completamente, se sim, prove o arroz com um garfo e veja se a quantidade de tempero foi adequada, assim como se ele está cozido. Se não estiver e a água tiver secado, pingue um pouco de água a mais e espere ser absorvido. Depois é só retirar da panela e servir em uma vasilha da sua preferência.

Tempero do Arroz:

Você vai precisar de alho, sal e cebola. Corte 4 dentes de alho bem picadinhos sem casca, coloque em um pilão se tiver, caso não tenha, coloque-o em um recipiente que você possa bater depois, como em um liquidificador. Descasque uma cebola e corte em pedaços bem pequenos, junte ao alho. Coloque ½ colher (sopa) de sal e bata tudo até que o alho, a cebola e o sal estejam dissolvidos em uma mistura.

Dica: Prefira arroz do tipo carbonizado, pois eles conservam mais os nutrientes da casca do arroz e evite cozinhar seu arroz com muito sal.

Como fazer o Bife:

como fazer bife

A maioria das pessoas não gosta de comer sem uma boa e gostosa carne, não é verdade? Afinal além de saborosa, a carne é rica em nutrientes. Para fazer carne de bife, você pode escolher a carne que mais te agrada, de preferência com menos gordura, no próprio açougue você pode pedir a carne para bife, que ela já vem cortada adequadamente e pronta para o uso.

Passo a Passo para fazer um delicioso bife:

Antes de começar a passar o bife, você precisa temperá-lo. Para temperar você pode utilizar o mesmo tempero ensinado para o arroz. Pegue o alho, a cebola, a pimenta e corte em pedaços pequenos, em uma vasilha, coloque o bife e junte com o alho e os demais ingredientes, coloque 1 colher (sopa) de vinagre e mexa bem, até perceber que o bife absorveu o tempero, se preciso, use a mão para misturar bem o tempero no bife. Pegue uma frigideira e coloque um pouco de azeite, espere alguns segundos e coloque o bife, com a ajuda de um garfo ajeite a carne na frigideira e pingue o pouco d’água, mexendo devagar. Quando perceber que o bife está começando a ganhar cor, vire para o outro lado, repita o processo com todos os outros. Se preferir, corte um tomate e um pimentão em rodelas e coloque por cima dos bifes ainda na frigideira, mexa-os bem e sirva.

  Beber Refrigerante Diet Aumenta o Consumo de Calorias

Estas dicas são bem simples e garantem que seu almoço ou jantarzinho seja todo especial. O mais importante é não ter medo de ousar, esqueça aquelas receitas prontinhas e coloque uma pitada da sua personalidade nos seus pratos. Os temperos e ervas naturais são ótimos para dar um gostinho pessoal a comida e encantar seus convidados.

O que achou destas dicas? Coloque a mão na massa agora e prepare alguns pratos saborosos para sua família e amigos, depois volte aqui e nos conte quais foram os elogios que recebeu.

Separei mais esses conteúdos para você:

27 COMENTÁRIOS

  1. O que seria arroz carbonizado?? É um novo tipo? Ou é para carbonizar na panela? Fiquei confusa!???? Como não achei o carbonizado, carbonizei na panela. E já aviso… Ficou horrível, nem eu consegui comer! Onde acho esse arroz?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui