NadaFrágil.com.br

Como evitar desperdício de alimentos em casa


Milena Costa

Para evitar desperdício de alimentos, muita gente acha que basta comer tudo que colocou no prato. Essa seria a sua parte em um restaurante, mas em casa o buraco é um pouco mais fundo.

Nesse artigo você aprende dicas simples para evitar desperdício de alimentos em casa. Coisas que podem parecer muito simples, mas que no final fazem toda a diferença no mundo e no seu bolso. Afinal, evitar desperdício não é só um ato social, mas econômico. Pois quando algo que você comprou e não consumiu vai para o lixo, é parte do seu dinheiro que está indo também.

evitar desperdício

Lista de compras

Aprenda a fazer a lista de compras de acordo com o que você e sua família consomem. Para muita gente comprar tudo no mês é melhor, para outras ir ao mercado toda semana é mais econômico.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como economizar nas compras no supermercado

Vai depender de você e do seu estilo de vida, faça como for melhor. Mas sempre leve lista de compras. Isso vai evitar que você chegue ao mercado e compre um monte de coisas que não precisa e acabe levando até coisas que já tem em casa.

Adquira o necessário para evitar desperdício

Muita gente pensa “ah, vou levar um pouco mais, vai que eu precise” e é nessa brincadeira que a pessoa não precisa e acaba perdendo alimentos. Para evitar desperdício, compre apenas o que você precisa.

Compras Supermercado

Separe uma quantia mensal para comprar outras coisas que tenha vontade. Mas não saia comprando coisas descontroladamente, isso pode aumentar o desperdício na sua casa. Afinal, é muito possível que você não consiga consumir tudo quando compra mais do que o necessário.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como dividir sua renda para conseguir economizar

Invista em alimentos frescos

Os alimentos frescos podem sair um pouquinho mais caro, mas para evitar desperdício, é legal investir no certo. Se você pretende comprar alimentos como legumes e frutas para consumir ao longo da semana, é bom preferir os mais frescos. Assim eles vão durar mais e você vai evitar que estraguem e precise jogar no lixo.

evitar desperdício

Use sobras

Aprenda a pegar o resto do macarrão de ontem e usar para fazer uma sopa. Ou uma carne que sobrou e até arroz e fazer uma deliciosa omelete no dia seguinte. Busque receitas e até invente na cozinha.

Inventar receitas com sobras é mais divertido do que parece. Faça o que for possível para não deixar estragar e acabar jogando no lixo. Para evitar desperdício de alimentos é preciso criatividade e dedicação.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como manter tudo limpo enquanto cozinha

evitar desperdício

Aprenda a armazenar

Se você coloca o ovo no espaço da geladeira que é destinado a eles. Mas não sabem que ali eles estragam mais rápido, pois a temperatura da geladeira varia mais na porta. E os ovos ficam mais bem conservados quando colocados em uma prateleira no meio da geladeira.

Ou seja, procure descobrir onde conservar corretamente cada alimento. Assim você consegue fazê-los durar mais e vai evitar desperdício de alimentos na sua casa. Ainda mais por um motivo tão bobo.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como conservar alimentos corretamente

conservar alimentos

Aprenda a usar talos e cascas

Muita gente joga o talinho de uma folha fora, ou a casca de laranja e batatas acaba indo para o lixo também. Você pode usar esses ingredientes em diversas receitas. Não apenas para você e sua família, mas também na comida do cachorro e até mesmo para colocar em plantas e até para deixar um cheirinho mais gostoso na casa.

Aprenda a usar os alimentos por completo para evitar desperdício de alimentos na sua casa. Faça o possível para cuidar melhor das suas receitas e garantir que seus alimentos sejam usados por completo para não ir para o lixo.

evitar desperdício

Validade

Pode parecer ridículo precisar falar isso. Mas muita gente compra alimentos industrializados sem olhar a validade. É muito importante comprar com o máximo de validade possível. Nada de comprar algo que vai sair da validade na semana que vem, por que você pretende preparar aquilo amanhã.

E se algum imprevisto te impedir de fazer aquela receita naquela semana? Então você vai perder o alimento. Compre alimentos com o máximo de validade possível. E tente comprar os alimentos que estragam rápido sempre no dia que vai consumir.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.