Como evitar desperdício de alimentos em casa

Para evitar desperdício de alimentos, muita gente acha que basta comer tudo que colocou no prato. Essa seria a sua parte em um restaurante, mas em casa o buraco é um pouco mais fundo.

Nesse artigo você aprende dicas simples para evitar desperdício de alimentos em casa. Coisas que podem parecer muito simples, mas que no final fazem toda a diferença no mundo e no seu bolso. Afinal, evitar desperdício não é só um ato social, mas econômico. Pois quando algo que você comprou e não consumiu vai para o lixo, é parte do seu dinheiro que está indo também.

Lista de compras

Aprenda a fazer a lista de compras de acordo com o que você e sua família consomem. Para muita gente comprar tudo no mês é melhor, para outras ir ao mercado toda semana é mais econômico.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como economizar nas compras no supermercado

Vai depender de você e do seu estilo de vida, faça como for melhor. Mas sempre leve lista de compras. Isso vai evitar que você chegue ao mercado e compre um monte de coisas que não precisa e acabe levando até coisas que já tem em casa.

Adquira o necessário para evitar desperdício

Muita gente pensa “ah, vou levar um pouco mais, vai que eu precise” e é nessa brincadeira que a pessoa não precisa e acaba perdendo alimentos. Para evitar desperdício, compre apenas o que você precisa.

Separe uma quantia mensal para comprar outras coisas que tenha vontade. Mas não saia comprando coisas descontroladamente, isso pode aumentar o desperdício na sua casa. Afinal, é muito possível que você não consiga consumir tudo quando compra mais do que o necessário.

  Óculos de grau: Saiba como ser estilosa com o acessório

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como dividir sua renda para conseguir economizar

Invista em alimentos frescos

Os alimentos frescos podem sair um pouquinho mais caro, mas para evitar desperdício, é legal investir no certo. Se você pretende comprar alimentos como legumes e frutas para consumir ao longo da semana, é bom preferir os mais frescos. Assim eles vão durar mais e você vai evitar que estraguem e precise jogar no lixo.

Use sobras

Aprenda a pegar o resto do macarrão de ontem e usar para fazer uma sopa. Ou uma carne que sobrou e até arroz e fazer uma deliciosa omelete no dia seguinte. Busque receitas e até invente na cozinha.

Inventar receitas com sobras é mais divertido do que parece. Faça o que for possível para não deixar estragar e acabar jogando no lixo. Para evitar desperdício de alimentos é preciso criatividade e dedicação.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como manter tudo limpo enquanto cozinha

Aprenda a armazenar

Se você coloca o ovo no espaço da geladeira que é destinado a eles. Mas não sabem que ali eles estragam mais rápido, pois a temperatura da geladeira varia mais na porta. E os ovos ficam mais bem conservados quando colocados em uma prateleira no meio da geladeira.

Ou seja, procure descobrir onde conservar corretamente cada alimento. Assim você consegue fazê-los durar mais e vai evitar desperdício de alimentos na sua casa. Ainda mais por um motivo tão bobo.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como conservar alimentos corretamente

Aprenda a usar talos e cascas

Muita gente joga o talinho de uma folha fora, ou a casca de laranja e batatas acaba indo para o lixo também. Você pode usar esses ingredientes em diversas receitas. Não apenas para você e sua família, mas também na comida do cachorro e até mesmo para colocar em plantas e até para deixar um cheirinho mais gostoso na casa.

  Casa nova: Saiba como escolher um novo lugar para morar

Aprenda a usar os alimentos por completo para evitar desperdício de alimentos na sua casa. Faça o possível para cuidar melhor das suas receitas e garantir que seus alimentos sejam usados por completo para não ir para o lixo.

Validade

Pode parecer ridículo precisar falar isso. Mas muita gente compra alimentos industrializados sem olhar a validade. É muito importante comprar com o máximo de validade possível. Nada de comprar algo que vai sair da validade na semana que vem, por que você pretende preparar aquilo amanhã.

E se algum imprevisto te impedir de fazer aquela receita naquela semana? Então você vai perder o alimento. Compre alimentos com o máximo de validade possível. E tente comprar os alimentos que estragam rápido sempre no dia que vai consumir.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui