Coronavírus x Salão de beleza, como agir diante desse cenário? Será que é seguro frequentar o salão mesmo em meio à pandemia? O que deve ser levado em consideração? Como devemos agir?

São tantas as dúvidas que percorrem nossos pensamentos neste momento de instabilidade, não é mesmo? Até mesmo o medo pode estar fazendo parte da rotina, nada mais normal, é claro.

De qualquer forma, é preciso entender tudo que está envolvido nesse contexto de Coronavírus X Salão de beleza e verificar o salão que você deseja frequentar. Assim, poderá ter informações mais precisas sobre o caso. Abaixo lhe daremos dicas sobre o assunto.

Para ler mais tarde: Como nossa saúde é afetada pela tecnologia?

Coronavírus X Salão de beleza
Cabeleireira secando o cabelo da cliente. A cliente usa uma máscara protetora no rosto. Foto: Freepik

Coronavírus X Salão de beleza: É seguro frequentar o salão de beleza?

A resposta mais plausível é: Depende. Depende da forma que você vai até o salão de beleza, a frequência e depende também do local que você está frequentando.

Afinal, se o estabelecimento não estiver tomando as medidas essenciais, poderá estar negligenciando os cuidados e expondo os seus clientes e funcionários. Por isso, a melhor forma de saber é avaliando o estabelecimento com cuidado.

Observe as mídias sociais do local, por exemplo, e avalie se há informações sobre as medidas que estão sendo tomadas por conta da pandemia. Além disso, verifique se as medidas de distanciamento estão acontecendo.

Muitas vezes as mídias sociais podem estar repletas de mensagens e dizeres sobre os cuidados, mas, na prática, não é bem assim que acontece. Por isso, mesmo que o local enalteça a importância dos cuidados, você deve ficar atenta ao visitá-lo.

Leia também: Maquiagem estraga? Cuide da saúde da sua pele

Coronavírus X Salão de beleza
Manicure de mascara e atrás de vidro transparente enquanto atende a cliente. Foto: Freepik

Nessa questão de Coronavírus X Salão de beleza: Você deverá:

  • Verificar o horário de funcionamento, e se o estabelecimento está respeito a hora marcada.
  • Ter mais informações sobre o número de funcionários no interior, e quantas pessoas podem ser atendidas ao mesmo tempo.
  • Analisar se as portas e janelas permanecem abertas, e se há uma boa ventilação no interior do espaço.
  • Checar se os funcionários estão fazendo as trocas de máscaras e aventais de maneira periódica.

Enfim! Quando pensamos em Coronavírus x Salão de beleza, sabemos que muita coisa está em jogo. Entre elas, até mesmo a frequência que vamos ao local. Abaixo discutiremos um pouco mais sobre o assunto.

Coronavírus X Salão de beleza
Cabeleireira e cliente usando máscara de proteção durante procedimento estético. Foto: Freepik

Para ler também: Quais os piores sapatos para a saúde dos pés?

Coronavírus x salão de beleza: Qual a frequência ideal?

Na realidade, Coronavírus X Salão de beleza, não podemos apontar uma única frequência que deve ou não ser seguida. Mas sim, é preciso partirmos do bom senso.

É claro que ter as unhas sempre bem feitas, todas as semanas, pode ser algo muito interessante e que nos deixa confortável. Entretanto, este tipo de cuidado pode nos expor e expor pessoas em nossa volta ao temido vírus.

Sendo assim, o mais adequado é que você tente pensar acerca de qual periodicidade é realmente interessante para você. Uma boa pedida, por exemplo, é fazer as unhas com cores mais claras, para que os pequenos detalhes “falhos” não fiquem tão escancarados logo na primeira semana.

Além disso, os cortes de cabelo também devem ser analisados. É claro que manter as madeixas sempre bem aparadas é interessante. Porém, isso não quer dizer que você deverá cortar o cabelo todos os meses.

Veja também: Saiba como montar seu cronograma capilar

Tente encontrar um equilíbrio. Todo o excesso pode ser prejudicial, e o excesso de idas ao salão poderá prejudicar não somente a sua saúde, como de outras pessoas perto de você.

Isso também não quer dizer que você está proibida de frequentar o salão. Porém, é de sua responsabilidade pensar a respeito do dilema Coronavírus x Salão de beleza. Principalmente quando não temos o controle de saber se o estabelecimento está verdadeiramente cuidando de tudo, ou não.

Coronavírus X Salão de beleza
Jovem mulher de máscara facial posando para foto em frente ao salão de beleza. Foto: Freepik

Coronavírus X Salão de beleza: Quais os cuidados necessários?

Além de compreender e refletir acerca do período e frequência no salão de beleza, é preciso ter em mente quais são os cuidados indispensáveis para garantir a proteção de todos. Abaixo fizemos um checklist para lhe auxiliar:

  • Máscara de proteção facial, que esteja limpa e que seja trocada a cada três horas de uso (ou quando ficar úmida);
  • Álcool em gel a vontade;
  • Protocolos nas entradas do estabelecimento, desinfetando não só as mãos, como também os pés;
  • Uso de face shield por parte de cabeleireiros e barbeadores;
  • Trocas constantes de luvas; entre outras medidas.

É importante você ficar por dentro de tudo que acontece no salão, como já mencionamos. Para isso, verifique se houve algum tipo de treinamento para a equipe, a fim de que todos estejam a par dos cuidados mais importantes.

Veja também: Saiba como limpar a casa com produtos naturais

Coronavírus X Salão de beleza
Cabeleireiro e cliente usando máscara de proteção durante procedimento. Foto: Freepik

Coronavírus X Salão de beleza: Cuide-se e evite aglomerações

Cuidar de si mesma e do seu bem-estar é essencial em qualquer momento de nossas vidas, especialmente quando passamos por uma situação como esta, que impacta diretamente em nosso psicológico.

Porém, além de pensarmos na beleza, devemos pensar no bem-estar coletivo e na saúde de maneira geral. Por isso, cuide-se, mas lembre-se de sempre evitar aglomerações. É claro que você pode frequentar o seu salão favorito, apenas tente diminuir as idas exageradas.

Todo cuidado é pouco! Mas, ao mesmo tempo, se todo mundo fizer a sua parte, sairemos desta situação de uma forma mais rápida. Pense nisso! Coronavírus x Salão de beleza não é a pior e nem a melhor combinação do mundo, mas precisa de atenção, cuidado e consciência.

E tudo isso depende de você, enquanto consumidor dos estabelecimentos de beleza. Pense sobre isso e promova a saúde de todos que convivem com você. Somos todos responsáveis pelos efeitos da pandemia.

Leia também: Alongamento ajuda o bem-estar físico e psicológico

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui