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Marketing no LinkedIn para mulheres: Dicas fundamentais

marketing no LinkedIn para mulheres tem trazido muitas oportunidades positivas para quem deseja crescer na carreira e desenvolver-se em seu trabalho.

Afinal, como o LinkedIn é uma plataforma com foco em desenvolvimento de carreira e negócios, fica mais fácil encontrar o seu público ideal e trabalhar a sua imagem pessoal de maneira estratégica.

Porém, se você criou o seu perfil há pouco tempo e não sabe como se desenvolver da melhor forma, acompanhe o nosso conteúdo de hoje e veja as nossas dicas fundamentais sobre o assunto!

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Mão virtual segurando celular com o app do LinkedIn. Foto: Freepik

Dicas fundamentais de marketing no LinkedIn para mulheres

Existem alguns pontos essenciais que você deverá focar na hora de pensar em marketing no LinkedIn para mulheres. São eles:

Estabeleça um objetivo: Ser contratada, promovida, convidada para mais eventos, etc

O primeiro passo que você deve ter em mente é com relação aos seus objetivos. Não adianta alimentar uma rede social sem saber ao certo o que você quer atingir, afinal, é bem possível que você acabe caindo no erro de “encher linguiça” ao invés de criar algo de valor para seus potenciais clientes.

Por isso, analise a sua situação atual e comece a traçar os seus objetivos para o futuro. Você pode querer algo simples, como pedir um aumento, ou algo mais complexo, como ser promovida a um cargo elevado na empresa.

Com o conhecimento de onde você quer chegar, você saberá exatamente quais são os passos para lá. Mas como? Acompanhando perfis de profissionais que já atuam da forma que você deseja atuar. Ao encontrar esses perfis, visualize quais são as qualificações que eles possuem e explore as experiências que eles já adquiriram.

Todas essas informações lhe darão munição para saber como interagir com outras contas; quais mudanças você precisa estabelecer na sua forma de trabalhar e qual os passos ideais para chegar até o seu sonho.

Empreendedora fazendo apresentação para colegas. Foto: Freepik

Apenas um adendo: não tente usar a vida de outra pessoa como “receita pronta”, ok? Apenas estabeleça fontes de inspiração e descubra quais habilidades você pode desenvolver para chegar lá um dia.

Leia mais: Dicas para ser mais produtiva e alcançar suas metas

Marketing no LinkedIn para Mulheres: Qualifique-se de acordo com a sua meta

Encontrou qualificações em comum entre todos aqueles empreendedores que estão envolvidos com os seus objetivos? Então essa pode ser uma boa pista de qual caminho você pode seguir, não é mesmo?

Dessa forma, para usar o marketing no LinkedIn para mulheres, comece a pesquisar sobre cursos e certificações que você também pode fazer para melhorar ainda mais o seu currículo. Lembre-se também de compartilhar no seu feed e no seu perfil todas as informações sobre a sua nova conquista, ok?

Assim você começa a aumentar a sua visibilidade e todos que chegarem até você conseguirão saber mais sobre as suas atribuições.

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Marketing no LinkedIn para Mulheres: Pratique técnicas de comunicação

Não adianta ser a melhor pessoa do mundo em determinada atividade se você, simplesmente, não conseguir transparecer isso para as outras pessoas.

E não estamos nem mencionando questões relacionadas ao ato de falar em público, embora isso também é importante e interessante. Mas sim, estamos querendo relacionar com à comunicação escrita, em áudio ou em vídeo.

Mulher segurando tablet com app do LinkedIn aberto. Foto: Freepik

Quando você sabe se comunicar, a mensagem chega com mais clareza até à outra pessoa, melhorando a interpretação e fazendo com que você seja visto como uma pessoa mais profissional.

Por isso, antes de investir em diversas imagens com textos aleatórios, aprenda técnicas de comunicação para deixar o seu conteúdo na plataforma muito mais claro e objetivo. Lembre-se, o marketing no LinkedIn para mulheres é baseado em uma “vitrine”, que é o seu perfil. Você quer uma vitrine clara e que entregue conteúdos fáceis de absorver, ou algo confuso e desconexo?

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Marketing no LinkedIn para Mulheres: Desenvolva o autocuidado e os cuidados estéticos

Sim, pode parecer algo não tão relevante, mas a sua imagem é fundamental para atrair novos clientes e empresas interessadas no seu serviço. E nem estamos falando de beleza ou padrões de beleza, ok?

Estamos falando apenas de questões mínimas, como por exemplo, o cabelo ajeitado, a pele bem cuidada e as roupas adequadas a um ambiente de trabalho. Para facilitar a escolha das fotos usadas na rede, entenda que esse é um espaço corporativo e, portanto, arrume-se para as fotos como você se arrumaria para uma entrevista de emprego.

Fazer o marketing no LinkedIn para mulheres é algo que vai além de questões superficiais. A sua imagem é, querendo ou não, parte da sua identidade. E se você cuida da sua identidade e de si mesma, automaticamente as pessoas enxergam em você diversos atributos importantes para o mercado de trabalho, como por exemplo:

É claro que não é apenas uma sessão de fotos bonitas que fará a diferença na sua carreira. Porém, pode ser um estopim para chamar a atenção. Um perfil bem organizado pode ser um diferencial no meio de milhares de perfis.

Mulher de negócios. Foto: Freepik

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Marketing no LinkedIn para Mulheres: Estimule a sua empatia e simpatia

Demonstrar a sua empatia e simpatia na rede também pode ser uma boa estratégia de marketing no LinkedIn para mulheres. Afinal, você pode comentar em diversas publicações em grupos e perfis, dando os seus “parabéns” ou simplesmente auxiliando alguém em alguma dúvida.

Vale, inclusive, entregar conteúdos no seu perfil que possam ajudar outras mulheres a crescerem no mercado corporativo. Por exemplo: dicas de cursos gratuitos, técnicas para empreender e outros formas de ajudar são válidas.

Lembre-se apenas de manter a autenticidade, ok? Não adianta querer parecer alguém “empático” e, no fim, se passar por alguém que não tem limites. Se você não tem intimidade com determinada pessoa, uma mensagem cordial diante de uma conquista já basta – não tente parabenizar além da conta.

Uma dica de ouro é agir como você agiria com um colega de trabalho, de maneira colaborativa, respeitosa e dentro dos limites que esse tipo de relacionamento cria.

Da mesma forma, busque sempre ampliar a sua rede de networking, interagindo com novos perfis, conhecendo novas pessoas, etc. Faça essas interações de forma inteligente, sempre contribuindo com o seu conhecimento ou questionando algo relevante para as pessoas.

Grupo de profissionais trabalhando juntos. Foto: Freepik

Marketing no LinkedIn para Mulheres: Dê opiniões focadas em sua área e embasadas em fundamentos

Apesar de o LinkedIn ser uma rede social, querendo ou não, ele é também um espaço profissional que requer fundamentos diante das opiniões dadas ali.

Isto é, fuja de discussões vazias e que não possuem potencial de agregar conhecimento na sua vida, esse tipo de “briga” só desgasta a sua imagem e a sua saúde mental.

De todo modo, é claro que você não deve simplesmente se calar ao se deparar com uma situação errônea, mas apenas dê uma opinião e aponte um ponto de vista se você possuir subsídios sólidos para embasar o que você está dizendo.

Fazer marketing no LinkedIn para mulheres vai além de apenas mencionar coisas do senso comum. É preciso saber sobre determinado conhecimento para explanar uma ideia sobre ele. Assim você evita de dar dicas erradas ou apontar conhecimentos rasos que manchem a sua imagem profissional.

Sendo assim, não se deixe levar pelo “calor do momento”. Sempre comente algo baseando-se em fundamentos e estudando a melhor maneira de comunicar a sua mensagem. Nada de ser agressiva nessa rede, ok?

Mulher empreendedora. Foto: Freepik

Marketing no LinkedIn para Mulheres: Entregue valor e mostre a sua capacidade de resolução de problemas

Para concluir, tenha sempre em mente que o marketing no LinkedIn para mulheres precisa ser baseado em conteúdos de valor e que remetam ao profissionalismo. Ou seja, busque entregar artigos, fotos, vídeos e áudios que sejam relevantes para o seu público-alvo (potenciais clientes ou empresas).

Demonstre o quanto você é capaz de resolver alguns problemas, através da técnica de storytelling por exemplo. Essa técnica consiste, em suma, em contar uma história envolvente para o seu público, fazendo com que ele se conecte com você e assim estabeleça um vínculo maior. 

Por isso, use essa técnica para contar histórias sobre vitórias e resoluções de problemas que você mesma desenvolveu. Assim, você passa a ser vista como uma pessoa proativa, focada e capaz de criar estratégias interessantes de acordo com a sua área de atuação.

Lembre-se sempre que o marketing no LinkedIn para mulheres visa o seu crescimento profissional, e não apenas “mostrar que você é boa”. Com isso em mente, foque nos objetivos iniciais que citamos no primeiro tópico e vá em frente! Boa sorte!

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