A moda vintage sempre faz parte das tendências no dia a dia de mulheres que adoram apostar em estilos mais diferenciados. Afinal, para fugir da mesmice, nada melhor do que apostar em um visual retrô, não é mesmo?

Entretanto, com tantas possibilidades que vemos por aí, às vezes é difícil escolher quais acessórios e peças podem fazer parte do nosso dia a dia. Por isso, para lhe ajudar neste sentido, trouxemos um guia com 20 dicas incríveis para você.

Acompanhe a seguir e comece a transformar a sua forma de se vestir!

moda vintage
Mulher com quimono. Foto: Freepik.

Para ler mais tarde: Moda Anos 80 – Décadas da Moda

20 dicas incríveis de moda vintage

Separamos 20 dicas incríveis para você apostar na moda vintage e, a partir de hoje, começar a usar este estilo. E de antemão já podemos lhe dizer algo muito importante: o estilo vintage é muito versátil e democrático. Por isso, você poderá começar a usá-lo através de peças que temos certeza que você já tem no seu guarda-roupa.

Entretanto, caso se sinta a vontade, poderá adquirir novas peças e possibilidades para você usufruir de um estilo ainda mais marcante. Então, vamos lá?

moda vintage
Mulher usando vestido floral. Foto: Freepik

Combinação de cropped com saia longa

O cropped, sem dúvidas, é uma das peças mais elegantes para quem gosta de uma composição mais retrô e, até mesmo, romântica. Além disso, desenha o corpo de uma maneira que valoriza os pontos altos, enaltecendo a beleza da mulher.

Portanto, se você quer aderir a moda retrô, experimente combinar essa peça com saias longas, especialmente com saias plissadas. O efeito ficará ainda mais bonito e até mesmo elegante.

Leia também: Como usar peças cropped no frio?

Misture texturas diversas

Experimente a possibilidade de misturar diversas texturas para criar um acabamento ainda mais impecável. Para isso você poderá usar peças mais lisas, com outras plissadas, ou ainda, com toque aveludado.

Não importa qual é o tipo de textura que mais chama a sua atenção, você poderá usufruir da mesma de uma maneira muito interessante, desde que crie uma harmonia e não sobrecarregue o estilo, é claro.

Sapatos plataforma

Os sapatos plataforma sempre foram uma ótima opção, especialmente para as mais baixinhas. Além disso, ele traz mais segurança ao caminhar, diferentemente do que acontece com um salto fino e agulha, por exemplo.

Mas, para além desses pontos, ele é super indicado na moda vintage, trazendo um ar mais retrô para a composição.

moda vintage
Sapatos plataforma sobre a prateleira. Foto: Freepik

Veja também: Como usar sandálias anabelas e plataformas

Cintura alta para complementar

A cintura alta é essencial para realçar a silhueta e até mesmo disfarçar as gordurinhas. Além disso, costuma ser mais confortável que a cintura baixa, complementando o look de uma maneira impecável. Se você quer aderir a moda vintage, aposte!

Leia mais: Saia de cintura alta – Como usar, fotos e dicas

Acessórios grandes

Os acessórios grandes poderiam até ser marca registrada da moda retrô. Afinal, você pode notar que fotos mais antigas, de mulheres elegantes, contam sempre com colares marcantes, pulseiras avantajadas, entre outros detalhes neste sentido.

Calça vintage e suéter

A calça vintage, com cores e estampas, por si só já é capaz de transformar qualquer look. Afinal, o próprio nome sugere o efeito que ela gera, não é mesmo? Mas, se você quer deixar o estilo ainda mais expressivo, experimente combinar com um lindo suéter!

moda vintage
Amigas usando roupas de moda vintage. Foto: Freepik

Peças masculinas e femininas

Quando o assunto é moda vintage, não existe regra do que é feminino e masculino. Mas sim, você pode abusar dos dois estilos em uma única produção. Assim, utilize uma calça mais masculina com outras peças florais e acessórios bem femininos. O resultado é lindo.

Confira também nosso especial sobre a moda dos anos 70.

Vestido e tênis são bem vindos

Que os vestidos são super confortáveis, nós não temos dúvidas. Mas, além disso, é possível ainda combinar o conforto da peça com o tênis, e assim deixar o look mais despojado e confortável.

Além de que essa combinação é super linda e meiga.

moda vintage
Mulher usando vestido e tênis. Foto: Freepik

Dobre as barras

As peças em jeans podem ficar ainda mais expressivas se você dobrar as barras, formando um acabamento que seja mais despojado e diferente. Se você unir essa peça com uma camiseta básica e acessórios mais marcantes, o efeito será incrível!

Você poderá gostar também de: Calça Jeans Para Gestante: Considerações Importantes

Peças mais larguinhas

Um dos melhores pontos da moda vintage é que você nunca ficará desconfortável com este estilo. Afinal, você poderá sempre apostar em peças mais leves e larguinhas, e elas combinarão com todo o contexto de uma maneira incrível! E ainda: se a peça parecer grande demais, abuse de acessórios como cinta.

Misture opções de estampas

Não se sinta acuada na hora de criar uma composição que seja capaz de mistura estampas. Mas sim, abuse dessa alternativa! Pois a moda vintage costuma contar com um acabamento diversificando, unindo listras com poá; xadrez com florais; entre outras possibilidades.

moda vintage
Mulher com blusinha estampada com listras. Foto: Freepik

Botas de diversos tamanhos

As botas também não podem faltar no guarda roupa de quem adora a moda retrô. Afinal, elas também ultrapassam diversas estações no ano. E assim, você pode usá-la com saia, vestido, calça, short, etc. E não importa o tamanho do cano: está tudo liberado!

Chapéus e gorros

Nos dias mais frios ou de muito sol, o chapéu e o gorro podem tornar um look mais lindo, confortável e completo. Entretanto, lembre-se que se você já for utilizar outros acessórios grandes, não abuse demais a ponto de deixar o look sobrecarregado, ok? Mas sim, sempre aposte em algo que traga harmonia.

Poá nas estampas

O poá é praticamente uma regra quando o assunto é usar peças de roupa que se encaixem na moda retrô. Ele trará mais leveza e romantismo para a composição, e tudo isso sem ser necessário pensar no tamanho das bolinhas, ok? Qualquer tamanho é válido, desde as maxi bolas, até as mais pequenininhas e imperceptíveis de longe.

moda vintage
Menina com vestido de poá e sacolas de compras. Foto: Freepik

Blazer para trazer mais classe

O blazer também é super bem vindo nas combinações da moda retrô. É ele quem trará um ar mais sério para o look, mas sem perder o efeito interessante e bonito do vintage. Você terá uma peça para usar tanto no dia a dia, quanto no seu trabalho ou em eventos mais sociais.

Leia também: Como Usar Blazer Colorido

Lembre-se das tonalidades pastéis

Os tons pastéis são muito utilizados tanto na moda vintage, como na decoração. São eles que deixam tudo harmonioso, mesmo quando há um excesso de estampas, tamanhos, combinações, etc.

Vestido de alcinha com camiseta

Que tal apostar no uso de uma camiseta por baixo do seu vestido de alcinha? Além de diminuir decotes que talvez você não se sinta confortável, sua combinação ficará a cara da moda retrô!

Quimono para complementar

Os quimonos podem ser usados tanto no outono/inverno, quanto na primavera/verão. Com essa peça você consegue deixar qualquer look muito mais poderoso e bonito. Por exemplo, você pode combinar com uma blusinha básica, mais um short jeans cintura alta e um quimono estampado por cima.

moda vintage
Mulher usando quimono florido. Foto: Freepik

Veja também: Vestidos para o Inverno – Fotos, Modelos e Dicas

Logomania

Como o próprio nome já diz, a logomania nada mais é do que a mania de usar logo de grandes empresas nas roupas! Por exemplo, camisetas com a logo da Coca-cola, e assim por diante. Com isso, além de mostrar o seu lado “fã de carteirinha”, você ainda compõe um acabamento muito bonito e descolado.

Você poderá gostar de: Calça Jeans Para Gestante: Considerações Importantes

Lenços para complementar e destacar

Os lenços, por fim, também são muito utilizados na moda vintage. Eles são versáteis e você poderá colocá-los no cabelo, na cintura (como cinta), no pescoço, no punho, entre outras possibilidades. O segredo é usufruir da estampa do mesmo para deixar o efeito mais bonito, em contrapartida às cores e estampas da roupa.

moda vintage
Mulher com lenço no pescoço. Foto: Freepik

Leia mais: Moda das calças Boyfriend: Como usar

Pronto! Agora você já pode aderir à moda vintage e ficar ainda mais linda. Entretanto, lembre-se de usar peças que sejam sempre confortáveis para você e que combinem com o seu estilo pessoal, ok? Assim os resultados serão ainda melhores. Depois nos conte, nos comentários, como tem sido a sua experiência!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui