NadaFrágil.com.br

Veja Como Fazer Escova Corretamente


Amanda Brandão

A primeira coisa que pensamos quando queremos ficar bem arrumadas são os cabelos, e para ter os cabelos bonitos é preciso fazer uma escova. Pensando nisso, vamos ajudar as mulheres a fazer uma escova nos cabelos igual à de um profissional.

Fazer Escova Corretamente

Algumas pessoas ainda negam dizendo que não gostam de cabelo liso, mas não adianta ele está entre os mais pedidos nos principais salões de beleza. As únicas sortudas são as que já nasceram com os cabelos lisos e não precisam desse sofrimento todo. Se esse não é o seu caso, preste atenção em algumas dicas simples e úteis, porém muito valiosas para você fazer uma escova perfeita.

Para fazer uma escova em casa igual as que são feitas nos salões não basta ter em mãos apenas o secador de cabelo, é preciso muito mais. Principalmente tomar os devidos cuidados para o cabelo não ficar prejudicado. Por isso, confira as dicas abaixo.

Cada cabelo necessita de um tipo de escova diferente, as escovas estilo raquete ou quadrada são as mais aconselháveis pelos profissionais na hora de fazer uma boa escova, principalmente porque a escova desembaraça os fios sem danificá-los ou quebrá-los.

As escovas com cerdas de javali também não agridem os fios e ainda ajudam a distribuir a oleosidade natural por todo o cabelo, deixando-o ainda mais brilhante. As escovas térmicas são usadas para melhorar a circulação do ar e ajuda no processo de secagem com mais rapidez. Confira abaixo uma galeria de imagem com fotos dos principais tipos de escovas.

Veja também como fazer a escova marroquina.

Como fazer escova nos cabelos? Dicas

Como Fazer Escova Corretamente

Primeiramente, verifique o estado do seu cabelo, veja se ele amanheceu ou anoiteceu com uma aparência nada agradável, se esse for o caso, corra para o chuveiro para lavar as madeixas. Lave os cabelos com shampoo e condicionar, respeitando sempre as necessidades e o tipo do seu cabelo, ainda no banho vá desembaraçando os fios mecha por mecha. Retire todo o condicionar, de preferência procure lavar os cabelos sempre com água fria ou morna para tirar os frizz dos cabelos.

Para agilizar no processo da secagem dos cabelos, tire o excesso da umidade com uma toalha. Jamais esfregue os cabelos na toalha, apenas pressione com muito cuidado. Em seguida, penteie os cabelos com um pente de dentes largos para manter os fios saudavéis, e sem quebras. Vale ressaltar, que você jamais deve torcer os fios ou esfregar a toalha na cabeça. Evite também deixar restos de condicionador no couro cabeludo, isso prejudica e muito o seu cabelo, além de fazê-lo quebrar de forma mais fácil.

Os produtos termo ativos que prometer deixar os cabelos com mais vida e brilho com ajuda do secador nem sempre fazem esse milagre todo. Na hora de escolhe esse tipo de produto, de preferência para os que possuem consistência suave, além de conferir a textura do produto. Dessa forma, os seus cabelos não vão perder o brilho natural que possuem.

Dúvidas esclarecidas, escova e secador na mão, é hora de começar a fazer a escova nos cabelos. Comece secando os cabelos com cuidado para não embaraçar, quando os fios estiverem apenas úmidos, nem molhados e nem totalmente secos, divida os cabelos para ajudar na hora de fazer a escova mecha por mecha.

A forma que você seca os cabelos também tem uma grande influência no resultado final. O bico do secador precisa estar posicionado na diagonal e o jato precisa começar de cima para baixo, ou seja, comece a secar da raiz para as pontas. Dessa forma, você estará evitando o efeito dos fios arrepiados, os temidos frizz para as mulheres.

O cabelo que ficou dividido deve receber o mesmo tratamento por igual em todas as mechas. Comece alisando os cabelos com ajuda de uma escova na raiz primeiro, depois alise na metade e, por último, modele as pontas da forma que achar melhor, virada para dentro ou fora.

As mulheres que possuem cabelos lisos, mas desejam ter mais volume, a dica é passar o secador com o jato de ar frio nos cabelos, após a escova. O ar frio proporcionará mais movimento e consequentemente mais volume aos cabelos. Já as mulheres com os cabelos cacheados que querem deixar os fios mais lisos, podem recorrer a chapinha como um toque final da escova.

Outra dica fundamental são os finalizadores, além de aumentar o prazo da escova, eles deixam os cabelos macios e sedosos. Só fique atenta na hora de escolher o produto ideal, pois alguns acabam deixando os cabelos oleosos, por isso evite os produtos que contenham silicone na fórmula. Aposto que ninguém quer ter os cabelos com aparência suja, apesar de ter acabado de fazer escova, não é mesmo?

Nos dias úmidos, os fios tendem a ficar rebeldes após a escova, por isso procure utilizar um spray nos cabelos. De preferência, escolha spray secos e com fixação média. Cuidado com o exagero para não deixar o cabelo duro e sem movimento.

Lembrando que a escova inteligente também pode ser uma ótima opção, leia nosso artigo sobre este assunto.

Cuidados na hora de Fazer a Escova

Escova

Se você está acostumada a fazer escova com os cabelos ainda pingando água, não está fazendo do modo correto. Além de aumentar o tempo dos fios embaixo do secador, ressecando-os, você ainda pode acabar comprometendo o resultado final da sua escova. O ideal é utilizar a toalha como uma grande aliada, pois ela tem o objetivo de eliminar o excesso de água – o que ajuda a diminuir o volume dos fios.

Para não perder pontos em relação ao volume do cabelo, o truque é dividir as suas madeixas em quatro partes iguais e, em seguida envolver a toalha em cada uma delas da raiz até as pontas do cabelo – lembrando sempre de fazer isso numa madeixa de cada vez.

Então, depois é só apertar e esfregar suavemente a toalha (não se esqueça que os cabelos, ainda molhados, ficam mais frágeis e podem se quebrar com facilidade). Nos cabelos crespos, recomenda-se fazer um rabo-de-cavalo baixo e envolvê-lo com uma toalha fazendo uma leve pressão para não deixar os cachos embaraçados.

Escova AlisamentoEm relação à escova definitiva tome muito cuidado. Quando você for ao cabeleireiro sempre peça a embalagem do produto e vejam quais são as substâncias que compõem esse produto. Lembre-se que toda a formula cosmética deve conter o registro na ANVISA.

Existem três diferentes ativos em produtos para alisamentos aprovados pela ANVISA. Elas podem ser encontradas nas fórmulas de grandes marcas de cosméticos, cada um é indicado para um determinado tipo de cabelo. São elas: Hidróxido de sódio, hidróxido de guadinina e tioglicolato de amônia.

Portanto, lembre-se de tomar muito cuidado ao fazer qualquer tipo de escova, alisamento ou tratamento capilar.

Facebook NadaFrágil.com.br

5 respostas para “Veja Como Fazer Escova Corretamente”

  1. ADRIANA disse:

    USEI HJ UM TERMO-ATIVADOR DA PANTENE MUITO BOM MESMO DÁ UM BRILHO INTENSO DEIXOU MINHA ESCOVA PERFEITA RSRS

  2. Fernanda disse:

    RSRS , os produtos da Pantene são muito bons , mas nunca esqueça se quiser uma escova bem perfeita passe a chapinha depois , seus cabelos iram ficar lindo e sedosos ..
    Beijos querida.

  3. jacinta disse:

    ola gostaria de encomendar esse conjunto de escovas. caso é possivel avisa-me..bjs

  4. Sara Santos Da Fonseca Marto disse:

    Eu gostei trazerem as escovas de cabelos raquetes na Nadafragil.

  5. Raquell Silveira disse:

    Eu tenho a escova rotativa a minha veio com 2 escovas uma grande e outra média e facilita muito a minha vida. Tenho bastante cabelo, seco um pouco com o secador e quando já esta quase seco uso a escova para modelar e fica um espetáculo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *