Pensando em decorar um quarto compartilhado em 2021, mas não sabe por onde começar? Fique tranquila, a gente entende você! Afinal, são tantas tendências de decoração e tantas formas de organizar o espaço que fica difícil decidir pelo melhor modelo e as melhores cores, não é mesmo?

Pensando nisso, unimos as principais dicas para decorar um quarto compartilhado e assim deixar o espaço mais aconchegante, bonito e bem aproveitado. Acompanhe o conteúdo de hoje e saiba mais!

Para ler mais tarde: 10 dicas de hábitos saudáveis em isolamento social

decorar quarto compartilhado em 2021
Quarto infantil decorado em tons laranja e cinza. Foto: Freepik

Como decorar um quarto compartilhado em 2021

Para decorar um quarto compartilhado em 2021 é preciso partir de um pressuposto muito importante: a funcionalidade e o conforto do ambiente. Isso porque, em 2020, nos deparamos com tantas mudanças na rotina e formas de se organizar que, inevitavelmente, notamos que muita coisa em nossa casa poderia ser melhorada.

Por isso, investir em móveis multifuncionais e aproveitar o espaço para que o momento em casa seja mais divertido, aconchegante e confortável, é de suma importância para as crianças aproveitarem melhor os seus momentos de lazer e estudo.

Com isso em mente, veja agora todas as nossas considerações e sugestões para decorar um quarto compartilhado em 2021:

decorar quarto compartilhado em 2021
Quarto compartilhado com beliche. Foto: Freepik

Escolha cores sóbrias e mais claras para decorar um quarto compartilhado em 2021

O primeiro passo para decorar um quarto compartilhado em 2021 é escolher cores adequadas para esse ambiente. Ou seja, nada de tentar “inventar a roda” e exagerar nas composições, ok? É preciso manter um equilíbrio, pois é a partir dele que você poderá fazer com que o espaço não fique hiper estimulante, além de que não colocará “gênero” nas cores escolhidas.

O espaço precisa ser pintado de acordo com os gostos das crianças, mas também respeitando a psicologia das cores. Por isso, tons pasteis e cores como bege, branco e cinza, podem dar mais harmonia e tranquilidade ao quarto, criando uma atmosfera mais calma e serena para os pequenos.

Amplie o ambiente com o uso de espelhos

Se o quarto compartilhado for muito pequeno, você pode apostar na estratégia de espelhos para causar a sensação de amplitude no ambiente. Para isso, posicione espelhos grandes em pontos estratégicos do quarto, pois eles aumentam a profundidade das paredes e dão a impressão de que há mais espaço para brincar e transitar no quarto.

decorar quarto compartilhado em 2021
Quarto decorado e com beliche. Foto: Freepik

Veja também: 7 Dicas de decoração para desestressar

Esse tipo de técnica também é muito interessante para o quarto de crianças pequenas, tendo em vista que o espelho faz parte das descobertas cognitivas dos pequenos. Experimente esse detalhe na altura dos olhos das crianças e veja o quanto elas vão adorar interagir com seus próprios reflexos.

Foque em uma boa iluminação na hora de decorar um quarto compartilhado em 2021

A iluminação precisa ser bem planejada na hora de decorar um quarto compartilhado em 2021. Isso porque é essa iluminação que dará mais privacidade e conforto para os pequenos.

Por exemplo, se uma das crianças quiser dormir, e a outra não, é importante ter uma divisão no quarto, para que a luz amena fique apenas acesa em um lado, e do outro não. O mesmo vale para a luz de leitura.

Cama de solteiro ou beliche?

Na hora de escolher entre duas camas de solteiro ou uma beliche, lembre-se de considerar a segurança das crianças. Se elas ainda forem muito pequenas, talvez as duas camas seja mais seguro. Agora, se elas já forem um pouco mais velhas, a beliche pode ser muito bem-vinda.

Porém, cuidado para não criar um conflito entre as crianças! Se ambas quiserem a parte de cima da beliche, talvez seja melhor ter duas camas de solteiro, não é mesmo? Ou então, converse e crie estratégias para que troquem de lugar eventualmente, revezando a parte de cima da beliche.

decorar quarto compartilhado em 2021
Beliche com escrivaninha. Foto: Freepik

Leia mais: Cama posta: 40 inspirações e dicas para compor

Deixe o ambiente mais estimulante para as crianças

Em tempos de pandemia, as crianças têm passado muito tempo dentro dos seus quartos, brincando, estudando e fazendo diversas atividades cotidianas. Por isso, ao pensar em decorar um quarto compartilhado em 2021, considere criar cantinhos mais estimulantes. Isto é, tenha um espaço para livros, brinquedos e também um ambiente próprio para os estudos, com uma escrivaninha, por exemplo.

Assim você torna o ambiente mais receptivo e impede que os momentos de tédio sejam tão constantes. Além disso, móveis multifuncionais (como camas em forma de casinha) podem estimular a imaginação e entreter os pequenos.

Evite focar em personagens na hora de decorar um quarto compartilhado em 2021

Quando você estiver decorando o quarto das crianças, considere evitar o uso de personagens na parede e na decoração, especialmente se a idade dos pequenos for muito diferente. Isso porque uma criança de 10 anos pode se incomodar com a decoração de desenhos muito infantis, e vice-versa.

decorar quarto compartilhado em 2021
Beliche branco. Foto: Freepik

É absolutamente normal esse incômodo, pois a criança está crescendo, desenvolvendo-se e encontrando seus próprios gostos e autonomias. Por isso, não fique repreendendo, mas escute o que a criança tem a dizer sobre os gostos dela e fale que a decoração será algo que combine mais para os dois, sem deixar ninguém desconfortável.

Além disso, você poderá usar personagens em outros momentos, como em roupas, material escolar, entre outras coisas. Assim a criança explora a imaginação, tem contato com o que gosta e não se sente “presa” a algo que a desagrada.

Leia mais: Quarto adequado para um melhor descanso: Saiba como deixar o seu?

Faça delimitações com cores, tapetes e papeis de parede para decorar um quarto compartilhado em 2021

Por fim, para criar mais harmonia e organização no quarto, use tapetes, papeis de parede e pinturas para delimitar o espaço. É claro que decorar um quarto compartilhado em 2021 não é propor que apenas “um pedaço” do quarto pertence a cada um, mas sim, ter essa pequena divisão pode fazer com que a criança tenha mais privacidade, conforto e aconchego.

decorar quarto compartilhado em 2021
Duas irmãs brincando no quarto. Foto: Freepik

Assim, ela respeitará o espaço do irmão e vice-versa, tornando a relação muito mais leve, saudável e sempre dentro de limites coerentes e sociais.

Leia agora: Alimentos para comer antes de dormir (e não acordar inchada)

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui