Investir em hábitos saudáveis em isolamento social é de suma importância para garantir a saúde física e mental. Além disso, são estes hábitos que ajudarão você e sua família a atravessarem esse momento tão ruim que estamos vivendo.

Para isso, estabelecer formas de melhorar a rotina e criar estratégias de aproveitar melhor o tempo em casa são atitudes relevantes para se sentir menos sobrecarregado e “cansado” diante do que vivemos. E para lhe ajudar nesse sentido, trouxemos 10 dicas de hábitos saudáveis em isolamento social para você começar a praticar a partir de hoje. Acompanhe.

10 dicas de hábitos saudáveis em isolamento social

Listamos abaixo 10 hábitos saudáveis em isolamento social para você começar, pouco a pouco, a incluí-los em sua rotina diária. Lembre-se que você não precisa fazer uma mudança radical, de uma hora para outra.

hábitos saudáveis em isolamento social
Mulher relaxando em casa. Foto: Freepik

Mas sim, é necessário ir investindo em novas práticas saudáveis todos os dias, aos poucos, de acordo com a sua rotina e o seu tempo. Assim você não cria uma pressão psicológica de “mudar de uma hora para outra” e estabelece uma reeducação gradativa e interessante. Vamos lá?

A alimentação saudável não pode ser deixada de lado

Quando estamos em casa, pode bater aquela preguiça de preparar algum prato mais saudável, especialmente na hora do jantar. Aqui, é muito comum cair na tentação de comprar um lanche e pronto, não é mesmo? Porém, dentre os hábitos saudáveis em isolamento social, podemos citar a alimentação equilibrada.

Sem ela, a sua imunidade fica afetada, o seu peso sofre alterações e você pode ainda impactar a saúde do seu coração. Portanto, fuja dessa ideia de comer algo “rápido e prático”, e comece a preparar pratos mais saudáveis, seguindo a regra de descascar mais e sempre desembalar menos.

Veja também: Como preparar um jantar express: Receitas práticas para você!

Exercícios físicos fazem parte dos hábitos saudáveis em isolamento social

Os exercícios físicos também precisam fazer parte da sua rotina. Afinal, são eles que deixarão o seu corpo mais ativo, trabalharão a sua autoestima e ainda impactarão na sua saúde no longo prazo. Até mesmo questões relacionadas ao bem-estar e à felicidade estão ligadas aos exercícios físicos.

hábitos saudáveis em isolamento social
Mulher deitada no chão enquanto pratica exercícios. Foto: Freepik

No entanto, para manter a vida ativa em casa, você pode:

  • Andar de bicicleta na sua rua;
  • Caminhar no seu bairro;
  • Pular corda em casa;
  • Fazer atividades como dança em casa;
  • Fazer abdominais, agachamentos e outros exercícios simples;
  • Entre outras atividades neste sentido.

Tenha hobbies e pratique atividades prazerosas

Os hobbies e o lazer são indispensáveis na rotina de qualquer pessoa. Especialmente nos fins de semana (ou nos dias em que você não trabalha) essas atividades precisam ser bem exploradas. Sem elas, você pode se sentir sobrecarregado e muito cansado, esgotando a sua saúde física e mental. Portanto, eleja atividades que lhe dão prazer e inclua-los em sua rotina de hábitos saudáveis em isolamento social.

Veja também: Como o mindfulness pode te ajudar a alcançar seus objetivos

Ficar sozinho, mesmo que mentalmente, é importante

Sabemos que para quem mora com uma família grande, ou possui pouco espaço em casa, conseguir ficar sozinho é quase uma “missão impossível”. Entretanto, esse tempo de “solidão” é indispensável para pôr as ideias no lugar, e essa prática faz parte de uma lista de hábitos saudáveis em isolamento social. 

hábitos saudáveis em isolamento social
Mulher cozinhando em casa durante o isolamento social. Foto: Freepik

Afinal, permanecer em constante interação pode cansar a mente e até mesmo desgastar as relações. Por isso, procure ficar sozinho em alguns momentos, mesmo que tenha outras pessoas no ambiente. Para isso, use o seu fone como seu aliado. 😉

Hábitos saudáveis em isolamento social: Leia e aprenda algo que sempre quis

Sabe aquele plano que você sempre teve de aprender algo novo ou de conhecer uma nova forma de trabalhar? Então! Talvez esse seja o momento de se dedicar a isso. Você pode começar lendo livros, artigos na internet, assistindo vídeos no YouTube sobre determinado assunto…

Enfim! Use a sua criatividade para explorar um novo conhecimento, sem a necessidade de fazer uma nova formação ou investir em um curso caro. Apenas aproveite o tempo em casa para aprender com os recursos disponíveis (vale cursos gratuitos).

Permita-se chorar, sentir medo e falar dos seus anseios

Não caia naquele erro de querer ser “forte” o tempo todo, até porque, deixa a gente lhe contar um segredo: ninguém é. Todo mundo, até aquela pessoa que você nem imagina, sente-se fraco ou cansado em algum momento. Além disso, grande parte dessas pessoas choram e desabafam de alguma maneira.

hábitos saudáveis em isolamento social
Hábitos saudáveis em isolamento social: Mulher ao telefone em frente ao seu notebook. Foto: Freepik

Por isso, esse é um dos hábitos saudáveis em isolamento social que não pode faltar na rotina de ninguém: a capacidade de aceitar as emoções e deixar que elas venham à tona, de vez em quando. 

Obviamente, não estamos dizendo que você deve simplesmente permitir que as suas emoções tomem conta das suas atitudes, mas sim, que você deve dar margem para que você esvazie as duas dores com lágrimas e palavras. Até porque, convenhamos, quem é que está vivendo este momento de maneira tranquila e sem medo? Pense sobre isso e permita-se sentir mais!

Veja também: Estresse tóxico: O que é? Como evitá-lo e quais as consequências?

Hábitos saudáveis em isolamento social: Fuja da “intoxicação digital”

Com a internet à disposição, tendemos a passar grande parte do dia navegando em sites e redes sociais, especialmente quando o “tédio” aparece. Entretanto, é de suma importância investir no que chamamos de “desintoxicação digital” para conseguir praticar hábitos saudáveis em isolamento social.

Portanto, crie um cronograma de momentos específicos para checar as redes sociais e fuja do excesso de informação. Apenas acompanhe as notícias principais, aquelas que todos devemos saber, sem nutrir a mente com absolutamente tudo que os portais estão apresentando. Essa sobrecarga pode ser muito negativa!

hábitos saudáveis em isolamento social
Hábitos saudáveis em isolamento social: Mulher cheirando uma flor. Foto: Freepik

Não tente ser produtivo o tempo todo

Cuidado para não cair na tentação de seguir dicas de produtividade e alto rendimento durante o isolamento social. Vemos muitos profissionais (que não são da saúde mental) dando dicas de como ser mais “produtivo” e “aproveitar a crise” para se desenvolver financeira ou profissionalmente.

Acontece que essa tentativa perigosa de apenas “crescer”, ignorando o momento delicado que vivemos, pode acarretar em uma sobrecarga mental muito intensa. Até porque você pode se sentir incapaz quando a improdutividade surgir, achando que há algo de errado em você. E não há. Muito pelo contrário!

Quem está se sentindo improdutivo e cansado é porque está se atentando para tudo o que está acontecendo. Portanto, cuidado para não se cobrar tanto e permita-se ser improdutivo de vez em quando. Ninguém é plenamente produtivo e tampouco capaz de atingir resultados estratosféricos em meio à pandemia. E tudo bem não conseguir!

Veja mais: 10 passos para você planejar seu casamento na pandemia

hábitos saudáveis em isolamento social
Mulher sentada no chão enquanto mexe no celular. Foto: Freepik

Hábitos saudáveis em isolamento social: Pratique meditação e outras atividades que “desacelerem”

Algumas atividades que tiram você do piloto automático e lhe ajudam a forcar no aqui e agora podem ajudar na hora de diminuir o estresse e o cansaço mental. Para isso, praticar meditação ou outras atividades como simplesmente ouvir uma música calma e focar apenas nela podem lhe trazer bons resultados. Assim, quando sentir que tudo parece acelerado e desgastante, tire uns minutinhos para você.

Torne o autoconhecimento um dos hábitos saudáveis em isolamento social

Praticar o autoconhecimento também é muito importante, pois é através dele que você poderá conhecer os seus limites, reconhecer os momentos que quer ficar sozinho, ou em quais instantes você quer praticar alguma atividade que gosta.

mulher em isolamento social
Mulher com máscara de proteção para em frente à janela. Foto: Freepik

Ouvir a si mesmo é de suma importância, principalmente no momento que estamos vivendo. Aqui, inclusive, você pode iniciar a psicoterapia (mesmo que por vídeo chamada) para assim falar sobre as suas emoções e aprender a gerenciá-las de uma forma mais interessante.

Cuide-se!

Leia mais:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui