O trabalho remoto já existe há tempos, e vem ganhando cada vez mais o seu espaço nos últimos anos. Com isso muitas pessoas se viram diante do desafio de transformar um espaço da casa em escritório. Se essa é a sua realidade, a seguir você encontra dicas que podem te ajudar a manter o bem-estar e a produtividade trabalhando em casa.

O ranking de 2019 das 150 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, apontou que essa prática de trabalhar home office é adotada por 65% delas, de forma total ou parcial. Cada um tem um estilo e ritmo de trabalho, portanto, adaptações são necessárias para se adequar a esta nova realidade.

7 maneiras de manter o bem-estar e a produtividade trabalhando em casa mesa home office
Mesa de trabalho com notebook, cadernos e óculos. Foto: Freepik.

Dicas para aumentar o bem-estar e a produtividade trabalhando em casa

  1. Lugar de trabalho: limpo, adequado e organizado

Pode parecer tentador se jogar no sofá com o notebook no colo, mas por mais que pareça cômodo, isso pode comprometer o seu bem-estar e a sua produtividade. Aposte em um local apropriado, com mesa e cadeira em alturas confortáveis. Esses itens, com certeza, farão toda a diferença a longo prazo no seu bem-estar e produtividade trabalhando em casa.

Cheque também a qualidade da internet, se possível com antecedência, para que você consiga fazer um bom trabalho. Caso haja algum problema de rede, comunique a empresa fornecedora e avise o seu gestor sobre o ocorrido, para que não surjam ruídos desnecessários na comunicação.

Antes de começar a trabalhar, organize o espaço reservado para ser seu escritório, em casa, mesmo que o seu escritório seja a mesa da sala. Isso também vai ajudar a manter a produtividade trabalhando em casa.

Lugar de trabalho limpo adequado e organizado bem-estar e produtividade trabalhando em casa
Mulher trabalhando em um ambiente iluminado, com notebook, bloco de anotações, xícara e um vaso de planta sobre a mesa. Foto: Freepik.

Para não perder tempo todos os dias, já deixe alguns itens usados diariamente como notebook, caderno de anotações, canetas, fone de ouvido e o que mais você utilizar para trabalhar, em lugares estratégicos. Guarde os objetos que você utiliza com menos frequência, para não se confundir. Mantenha a vista apenas o que é necessário.

Um ambiente limpo e organizado vai ajudar a criar a atmosfera ideal para a produtividade trabalhando em casa. Outra dica é deixar o local o mais arejado e iluminado possível, pois traz uma sensação maior de bem-estar. Você também pode decorar seu cantinho com alguma planta ou objetos da sua preferência, para ficar o mais aconchegante e confortável possível.

Leia também: Decoração do Home Office – Melhores Dicas e Fotos

Também é importante conscientizar a família ou outras pessoas que moram com você sobre o seu horário de trabalho. Peça para não ser incomodada por eles, principalmente durante reuniões.

Quem tem filho, e a criança precisa ficar em casa também, converse com ela sobre a importância do que está fazendo e a necessidade de não ser interrompida por qualquer coisa.

Se a criança ainda estiver em uma idade que demanda supervisão constante, faça escalas com outras pessoas que podem ajudar, para conseguir manter o bem-estar e a produtividade trabalhando em casa.

produtividade trabalhando em casa home office com criança
Mulher trabalhando na mesa da cozinha e um homem brincando com um bebê atrás. Foto: Freepik.
  1. Mantenha uma rotina para aumentar a produtividade trabalhando em casa

Mesmo que o seu horário de trabalho permaneça igual, e você durma uns minutos a mais, a rotina é essencial para não se perder entre as tarefas domésticas e manter o bem-estar e a produtividade trabalhando em casa.

Não tente manter a mesma rotina de antes, crie uma nova rotina, para esta nova realidade!

Para ajudar seu corpo e sua mente a entenderem que é hora de trabalhar e não de relaxar, comece o dia normalmente com hábitos que você teria se fosse sair para trabalhar fora de casa: arrume a cama, tome um banho, leve o pet para passear, tire o lixo, vista uma roupa que garanta uma boa presença profissional, caso você precise fazer uma chamada de vídeo de repente.

produtividade trabalhando em casa home office maquiagem look
Mulher se maquiando em frente ao espelho. Foto: Freepik.

Estipule horários para acordar, das refeições, para se exercitar, para dormir, levar o pet para passear e até para se socializar com outras pessoas, pelo menos nos primeiros dias ou semanas, até você se adaptar nessa nova rotina.

Definir horários para as refeições, vai te ajudar a não comer de forma excessiva fora de hora. Apenas tome o cuidado de não ficar em frente ao computador enquanto come, para o seu cérebro ter um momento de descanso.

Respeite seu horário de almoço, a aproveite o momento para espairecer e se alimentar bem. A alimentação, assim como uma boa noite de sono, é essencial para manter o bem-estar e a produtividade trabalhando em casa.

Não se esqueça de fazer pequenas pausas entre as refeições principais, para tomar água, para ir ao banheiro, se alongar. Preste atenção no seu corpo e vá adaptando sua rotina conforme as necessidades dia a dia.

Leia também: 5 dicas de moda para fazer reuniões online

menina dando uma pausa para tomar água produtividade trabalhando em casa
Menina tomando um copo de água, pausa essencial para garantir a produtividade trabalhando em casa. Foto: Freepik.
  1. Evite distrações para aumentar a produtividade trabalhando em casa

Trabalhar no esquema home office pode muitas vezes gerar a sensação no fim do dia de que você não produziu tanto. Definir um planejamento, realista, pode ser uma excelente forma de avaliar o seu desempenho ao longo dos dias. Para manter o foco nas atividades, evite distrações.

Alguns aplicativos como o Offtime, AppBlock, Loop e HabitBull, bloqueiam notificações, como de redes sociais ou outros aplicativos que costumam chamar sua atenção. Ajudando a manter a produtividade trabalhando em casa, em dias e horários determinados por você.

Tem também aplicativos que te ajudam a mapear quais aplicativos do seu celular você mais usa, e quanto tempo você gasta em cada um deles, como o AppDetox e o Moment.

celular social media produtividade trabalhando em casa home office
Mulher segurando um smartphone, na tela os principais aplicativos de redes sociais. Foto: Freepik.

O método Pomodoro também é outra dica muito eficaz para manter a produtividade trabalhando em casa. Ela consiste em marcar no cronometro quatro ciclos de 25 minutos, sem distrações em uma única atividade, com pausas de 5 minutos entre elas. A cada quatro ciclos, uma pausa maior de 15 a 20 minutos para descansar. Os intervalos são essenciais para oxigenar o cérebro e aumentar a agilidade mental.

Essas pausas estratégicas acompanhadas de despertadores ajudam a manter a produtividade trabalhando em casa e evita situações de estresse e até burnout, definindo o início e o término da jornada.

Segundo dados da Business News Daily, os profissionais que atuam remotamente costumam trabalhar 1,4 dias a mais por mês do que os que vão até o escritório. Esse período extra somado resulta em três semanas adicionais ao longo do ano.

  1. Planeje o seu dia e a sua semana de trabalho

Nossa rotina de trabalho flui muito melhor quando temos uma noção de todas as tarefas que temos para fazer ao longo do dia.

Comece listando todas as atividades que precisam ser executadas com um cronograma semanal. Verifique as que já tem prazo definido, e as que não tiverem, defina você mesmo. Com prazos, a chance de procrastinar é menor.

produtividade trabalhando em casa to do list planejamento diario semanal mensal
Mulher fazendo o planejamento diário, com base nas tarefas do mês. Foto: Freepik.

Entenda quais são seus horários de maior produtividade trabalhando em casa, para executar nos horários mais adequados. Esse é um exercício que serve como ferramenta de autoconhecimento também.

Uma programação prévia, nos ajuda a lidar melhor com o tempo. Lembre-se que prazo é prazo, e você pode vir a atrapalhar as outras etapas do projeto e comprometer todo o planejamento da equipe, se não cumprir com o combinado.

Coloque o cronograma semanal em um local de fácil visualização, lembrando de deixar duas horas livres por dia, para se precaver a eventuais imprevistos ao longo do dia.

mulher fazendo um planejamento a mão produtividade trabalhando em casa home office
Mulher fazendo um planejamento com post-it na parede. Foto: Freepik.

Revise a lista no início de cada dia da semana, reorganizando o que for necessário. Não se esqueça de marcar como concluídas as tarefas que foram completadas até o final para contabilizar os resultados alcançados. A sensação de dever cumprido nos dá ânimo!

Aplicativos como Trello, Asana, RescueTime, Pocket, Slack, Toggl, Evernote e PomoDoneApp, auxiliam você e o seu time na organização e gestão de tempo, e aumentam a produtividade trabalhando em casa.

mulher falando em reunião online produtividade trabalhando em casa
Mulher em uma reunião online. Foto: Freepik.
  1. Mantenha-se conectado

Faça um esforço para se permanecer conectado aos seus gestores e colegas de trabalho. É importante que todos se mantenham informados sobre o andamento das tarefas.

Agende bate-papos virtuais com os colegas para trocar ideias e compartilhar as tarefas realizadas. Esse entrosamento facilita o trabalho em equipe, aumenta a produtividade trabalhando em casa e abre espaço para que novas ideias criativas surjam.

Além disso, os encontros não precisam ser sempre para falar de trabalho. Se você tinha o costume de tomar um café com uma amiga do trabalho, sempre depois do almoço, mantenha este hábito mesmo à distância nem que seja em outro horário. É importante para nós seres humanos termos contatos com outras pessoas e experiências para uma vida feliz.

produtividade trabalhando em casa coffe time home office
Mulher sorrindo em uma vídeo chamada. Foto: Freepik.

Qualquer pessoa consegue abrir uma sala de reunião online em aplicativos como o Google Meet, Zoom, Hangouts ou Skype, para chamadas de áudio e vídeo, e elas podem ser via computador ou celular. As funcionalidades podem até mudar de um para outro, mas as versões gratuitas atendem bem aos requisitos básicos, inclusive a função de compartilhamento de tela.

  1. Exercícios físicos ajudam a aumentar o bem-estar e a produtividade trabalhando em casa

Estudos apontam que a prática de exercícios físicos é um importante aliado para fortalecer o sistema imunológico e evitar doenças. O desafio é conseguir encaixar essa tarefa na rotina diária.

Comece reservando alguns minutos no seu cronograma diário, para alongar os músculos. O alongamento melhora a produtividade trabalhando em casa, a atenção, e a postura. Além de ativar a circulação de sangue no corpo, relaxar os músculos tensos, evitando movimentos repetitivos por muito tempo, e minimizando o cansaço.

Exemplos de alongamentos:

– Espreguice

Entrelace os dedos e empurre a palma da mão para frente. Você pode puxar os braços um pouco para os lados direita e esquerda, trabalhando o relaxamento dos ombros e do tronco também. Respire profundamente, relaxando o pescoço e a cabeça para baixo.

espreguiçando alongamento exercicio fisico para aumentar o bem-estar e a produtividade trabalhando em casa
Mulher se espreguiçando na mesa de trabalho. Foto: Freepik.

– Aqueça punhos e tornozelo

Feche bem os dedos das mãos e abra bem os dedos dos pés. Faça o movimento de pequenos círculos para dentro e para fora. Repita o ciclo oito vezes para cada lado.

– Alongue o antebraço

Coloque o braço para frente, apoie a palma da outra mão nas costas da primeira e puxe em direção ao seu corpo. Coloque a palma da mão para cima e repita o movimento. Mantenha o alongamento por 20 segundos e lembre-se de respirar naturalmente.

mulher alongando o antebraço exercícios físicos aumentam a produtividade trabalhando em casa
Mulher alongando o antebraço. Foto: Freepik.

– Cuide da coluna

Com as costas retas, faça oito vezes movimentos circulares com os ombros. Relaxe o pescoço para os lados. Use a mão para alongar a cabeça para ambos os lados, durante 20 segundos.

– Relaxe o pescoço

Entrelace os dedos e coloque as mãos atrás da cabeça. Inspire profundamente e aproxime o queixo do peito por 20 segundos. Em seguida, olhe para cima espreguiçando.

mulher alongando o pescoço para aumentar o bem-estar e a produtividade trabalhando em casa
Mulher alongando cabeça e pescoço de olhos fechados. Foto: Freepik.

Além do alongamento, procure se manter em movimento incluindo exercícios físicos fora do horário do expediente, pois o nosso corpo foi projetado para isso. Atividades de fortalecimento contribuem não só para a produtividade trabalhando em casa, como para a saúde e bem-estar geral liberando endorfinas, que são os nossos níveis de energia.

O yoga é uma prática que não exige muito espaço, além disso dá para substituir os equipamentos das academias com itens que se tem em casa.

Use a tecnologia a seu favor para buscar aulas online gratuitas no YouTube, ou para se movimentar com instruções individuais com profissionais especializados em aulas particulares.

Incentive essas atividades entre seus colegas de trabalho, para aumentar substancialmente a produtividade trabalhando em casa.

exercício físico para aumentar o bem-estar e a produtividade trabalhando em casa yoga na internet
Mulher praticando yoga em casa. Foto: Freepik.
  1. Ouvir música ajuda na concentração e aumenta a produtividade trabalhando em casa

Pesquisas científicas já comprovaram que a música além de fazer bem para a alma, também aumenta o bem-estar e a produtividade trabalhando em casa. Isso porque ela ativa uma área do cérebro chamada accumbens, responsável pela liberação de dopamina, uma substância responsável pela sensação de bem-estar e motivação.

Quem não tem a possibilidade de ter um local isolado em casa ou a vizinhança é muito barulhenta, uma playlist bem selecionada pode ajudar a aumentar a concentração.

A playlist ideal tem mais a ver com o tipo de tarefa que você vai executar, do que com o estilo de música que você curte. Por exemplo, se for uma tarefa considerada automática, um bom rock pode ser uma boa pedida já que é um gênero que instiga a agilidade.

mulher ouvindo música para aumentar a concentração, bem-estar e produtividade trabalhando em casa
Mulher ouvindo música para aumentar a concentração e produtividade trabalhando em casa. Foto: Freepik.

Para estimular a criatividade, pegue um cafezinho para dar aquela animada e dê uma chance aos sons instrumentais, eles ajudam a abafar os ruídos do cotidiano, assim como os sons da natureza que te envolvem com o canto dos pássaros, do mar, de cachoeiras, etc, aumentando sua produtividade.

Sons ASMR, que produzem barulhos comuns do dia a dia, e os bineurais, uma técnica de som que simula áudio 3D por meio de uma ilusão acústica, reduzem o estresse e ansiedade, aumentando a concentração e estimulando a memória.

Ouvir suas músicas prediletas só vai fazer o seu cérebro liberar mais dopamina do que o normal, fazendo com que você preste mais atenção na letra e na melodia do que nas tarefas que precisam de foco para serem executadas.

Mas claro, que não existe uma fórmula que funcione para todos, se você se sentir que aquele seu som favorito melhora o seu rendimento e sua produtividade trabalhando em casa, é ele que você dele colocar para tocar. Avalie o que funciona ou não para você.

produtividade trabalhando em casa mulher ouvindo música
Mulher em frente ao notebook, concentrada ouvindo música com fone no ouvido, fazendo anotações em um bloco de notas. Foto: Freepik.

Quando você trabalha em casa é muito fácil misturar a vida profissional à doméstica. Separe suas obrigações do trabalho, das suas rotinas da casa, dos seus momentos de lazer.

No horário de trabalho, é importante focar nas tarefas da empresa, como você faria se estivesse lá presencialmente. Se for preciso fazer uma saída mais longa, para fazer coisas pessoais, combine previamente com seus superiores.

As tarefas domésticas, devem ser feitas de preferência fora do horário de trabalho. Por isso, programe o despertador com tempo hábil para deixar tudo organizado antes de iniciar suas atividades e estar pronta para o trabalho na hora em que começa o expediente. Você também pode deixar algumas tarefas para o fim do dia. Só não trabalhe com a cabeça nas tarefas domésticas, pois pode comprometer sua produtividade trabalhando em casa.

As suas horas livres, também são importantes para seu bem-estar. Escolha bem o que fazer nos seus momentos de lazer, para evitar a sobrecarga de informações. É o seu momento de descompressão. Uma pessoa produtiva, não é só quem fica necessariamente o tempo todo ocupada, mas sim a que consegue dar espaço para que novas criações sejam produzidas nestes momentos.

Gostou das nossas dicas de como manter o bem-estar e a produtividade trabalhando em casa? Então compartilhe as suas amigas!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui