Cuidar dos cabelos é um hábito que todas as mulheres devem ter. Afinal de contas é impossível ter um cabelo lindo, brilhante e saudável se não temos o devido cuidado. Além da alimentação em si, podemos nutrir os fios também de forma externa, usando cremes para hidratá-los. Outra método bastante conhecido é a umectação que nada mais é do que a aplicação de óleos naturais nas madeixas. Vamos falar aqui agora sobre o óleo de macadâmia.
Veja também quais os benefícios do óleo de ojon e do óleo de argan.
Índice
O que é a macadâmia?
Ela é um árvore que tem a Austrália como seu território de origem. O fruto, de onde é extraído o óleo, também recebe esse nome e é envolto por uma casca fina. Ele é repleto de bons nutrientes: proteínas, vitaminas, ferro, potássio, fósforo, cálcio e magnésio.
A composição da macadâmia é, basicamente, por óleos naturais. 75% dela é de gordura boa pois possui muita gordura monoinsaturada e baixos níveis de gordura saturada. O óleo pode ser extraído de duas fomas: prensagem a frio do fruto já triturado ou via solvente. Dentre os tipos de óleos mais abundantes no fruto temos o ômega 9, ômega 7 e o palmítico. Também possui muitos antioxidantes e sua maior aplicação é na indústria de cosméticos.
Benefícios do óleo de macadâmia para os cabelos
O óleo de macadâmia é composto pelo ácido palmitoleico que também é produzido pelo corpo humano e encontrado no sebo que se forma sobre a pele. Justamente por isso, ele possui elevada afinidade com a nossa pele e quando usado para umectação penetra com muita facilidade no couro cabelo realizando a sua nutrição sem deixar o cabelo oleoso.
Descubra quais são os benefícios da manteiga de karité para os cabelos.
A presença da gordura monoinsaturada na região do couro cabeludo ajuda a protegê-lo dos desgastes do dia a dia como poluição, raio UV, produtos químicos e a ação da chapinha e do secador. Veja outros benefícios promovidos pelo óleo de macadâmia nos nossos cabelos:
- reduz o frizz dos cachos;
- controla o volume;
- dá brilho;
- devolve a elasticidade natural dos fios (isso reduz a quebra e o aparecimento de pontas duplas);
- deve também ser usado por cabelos quimicamente tratados;
Quem pode usar óleo de macadâmia?
O óleo de macadâmia pode ser aplicado em qualquer tipo de cabelo até mesmo nos oleosos. Porém, ele é indicado, principalmente, para pessoas que têm cabelos cacheados, volumosos e com frizz. O óleo também possui maior indicação para quem tem cabelos ressecados.
Como aplicar o óleo de macadâmia
A aplicação do óleo de macadâmia não poderia ser mais simples. Basta passar um pouco na palma das mãos, esfregar uma na outra e espalhar o produto desde a raiz até as pontas. Lembre-se de separar o cabelo em mechas para o óleo alcance todas as partes e faça uma massagem no couro cabelo para uma maior penetração. Caso queira fazer uma hidratação, você pode misturá-lo à mascara e aplicar nos fios.
Veja como fazer hidratação de salão sem sair de casa.
Onde posso achar o óleo de macadâmia?
Em lojas de produtos naturais, perfumarias e casas de cosméticos é muito fácil encontrar o óleo de macadâmia. Você só precisa ter o cuidado com a procedência do produto. O óleo deve ser usado puro e livre de aditivos químicos sendo 100% natural. Não há a necessidade de misturá-lo a nenhum outro produto.