NadaFrágil.com.br

Porosidade capilar: Saiba identificar e tratar seus fios


Milena Costa

Você sabe o que é porosidade capilar? Para as mulheres cuidar bem dos fios é sempre importante. Às vezes acabamos não cuidando tão bem, ou por algum outro motivo eles apresentam aquele aspecto mais ressecado.

Para deixar os seus cabelos mais saudáveis e macios, aprenda sobre porosidade capilar. Entender sobre o assunto pode ajudar muito a resolver seus problemas e deixar seus fios bem mais bonitos e saudáveis.

levar na bolsa

Como identificar a porosidade capilar

Existem diversos testes na internet que envolvem desde colocar um fio em um copo com água até esfregar os fios para tentar sentir as escamas. Mas nenhum desses testes apresenta realmente resultados muito conclusivos e que façam muito sentido.

Reconhecer fios porosos não é tão difícil. Você não precisa fazer grandes experimentos, na verdade olhar e tocar nos fios já é uma ótima forma de descobrir porosidade capilar.

Porosidade capilar

fio com cutículas abertas

Nossos fios de cabelo são feitos por diversas escamas que quando alinhadas e saudáveis se demonstram como cabelos bem macios, sedosos e alinhados. Os fios porosos, no entanto, estão com as escamas bem abertas e desalinhadas, apresentando fios ressecados e sem brilho. Assim como bastante frizz.

Os fios com alta porosidade capilar também demoram mais para secar. São cabelos que por estarem com as cutículas muito abertas retém bastante a água. Por isso eles demoram muito para secar, por volta de quatro ou cinco horas para estarem secos naturalmente.

Se o seu cabelo está assim então significa que ele precisa de tratamentos mais intensos. Geralmente os fios com alta porosidade capilar são fios danificados por química e de pessoas que não costumam fazer hidratação ou ter cuidados básicos.

Como tratar fios porosos

Porosidade capilar

Para tratar qualquer fio é preciso abrir as cutículas do cabelo. Pois é assim que os tratamentos entram no fio. Esse é o trabalho do shampoo, se você já tem cabelos bem porosos e danificados, busque usar um shampoo mais leve.

Faça um cronograma capilar, no caso de quem está com os fios sem brilho e ressecados os cuidados são maiores. É preciso fazer bastante hidratação, nutrição e faça também reconstrução ao menos uma vez na semana.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como montar seu cronograma capilar

Como tratar fios saudáveis

Porosidade capilar

Se você tem cabelos com brilho e macios, então seus fios não estão porosos. Nesse caso ainda é importante ter cuidados com ele. É preciso hidratar, nutrir e reconstruir. Mas com menos intensidade e frequência.

Se seu cabelo estiver muito saudável você pode fazer reconstrução uma vez no mês. E hidratar toda semana com nutrição a cada 15 dias. Os cuidados são os mesmos entre cabelos porosos e não porosos, a diferença é a frequência.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como manter cabelos tingidos bonitos e saudáveis

Dica

Porosidade capilar

O ressecamento e brilho dos fios também podem variar de acordo com o tipo de fio. Sendo  que os cacheados e crespos geralmente são mais ressecados, pois a oleosidade natural do couro cabeludo encontra nas curvas do fio uma barreira para seguir pelo cumprimento.

Para esses fios pode ser mais necessário fazer mais nutrição e hidratação. Porém é totalmente possível que com os cuidados certos qualquer tipo de cabelo, mesmo os que passam por química sejam macios, brilhosos e saudáveis.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como cuidar dos seus cabelos queratina líquida

Lembre-se também de sempre fechar as cutículas após os tratamentos e a lavagem com o condicionador. Pois fechar as cutículas é o ideal para cuidar bem dos fios e evitar justamente o problema da porosidade capilar.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *