Se você está buscando uma atividade física que deixa a perna grossa e define a barriga, o Spinning pode ser a pratica ideal para você. Além disso, ele promove uma série de benefícios para a saúde, corpo e mente, por se tratar de uma aula dinâmica e motivadora que trabalha o corpo por inteiro.

A aula de bicicleta para pernas pode ser mais eficiente que a esteira e corrida se você se dedicar de verdade. Mas antes de se matricular em uma aula de spinning, leia com atenção como funciona a pratica para poder aproveitá-la ao máximo.

Qualquer pessoa pode praticar spinning, porém por se tratar de uma aula dinâmica, é indicado para quem já tem o hábito de praticar exercícios, porque é de intensidade moderada/alta. Mas como cada aluna tem a sua própria bicicleta na aula, você pode seguir seu ritmo e ir aumentando a intensidade gradualmente com as orientações do professor da academia.

O spinning deixa as pernas grossas e define a barriga porque gasta muita energia, logo ela possibilita a perda de peso rapidamente. Mas para alcançar o resultado esperado é fundamental seguir alguns direcionamentos.

aula de spinning benefícios para pernas e barriga
Mulher feliz iniciando aula de spinning. Foto: Freepik.

Saiba por que o spinning deixa a perna grossa

O spinning simula uma pedalada na rua, em que você encontra diversos níveis extremos de intensidade entre subidas e descidas, com a diferença de que se você cansar, você diminui a intensidade e volta quando se sentir preparada. Enquanto na rua, você não tem escapatória!

Por se tratar de um exercício aeróbico em que você fica o tempo todo pedalando, mudando de intensidade de acordo com as instruções do professor, que não costuma dar muita moleza, todos os músculos da perna são trabalhados, isso permite definir e tonificar a perna.

Para isso, será necessário pedalar pelo menos três vezes por semana, durante uma hora, com a Frequência Cardíaca Máxima (FCM) na média de 70%. E vale lembrar que quanto mais músculo você ganha, mais rápido o seu metabolismo funciona, ou seja, mais gordura é queimada.

No entanto para que a perna fique de fato musculosa é necessário um esforço extra de exercícios complementares ao spinning como funcionais, musculação ou TRX.

spinning na academia pernas grossas
Spinning deixa as pernas grossas. Foto: Freepik.

Saiba como o spinnig define a barriga

Embora a maior força seja realizada pelas pernas, todo o corpo de beneficia da pratica enquanto você pedala, principalmente a barriga. Para fortalecer os músculos abdominais procure observar a sua postura, mantendo a barriga encolhida durante a aula.

O spinning é um exercício de cardio que requer esforço físico, portanto, procure manter a frequência cardíaca alta, para queimar todas as gorduras possíveis e continuar queimando-as mesmo após o término da aula.

spinning define barriga
Mulher contraindo abdômen na aula de spinning para definir barriga. Foto: Freepik.

Outros benefícios do spinning

Além de deixar a perna grossa, definir a barriga e proporcionar perda de peso, o spinning também possui outras vantagens:

  • Aumento da resistência cardíaca e respiratória;
  • Trabalha o fortalecimento do abdômen;
  • Tonificação de glúteos e pernas;
  • Redução da celulite do bumbum e das pernas;
  • Melhora a circulação sanguínea das pernas, combatendo o inchaço;
  • Fortalecimento da região lombar;
  • Melhora a postura das costas e pescoço;
  • Redução do colesterol;
  • Controle da diabetes;
  • Diminui os riscos de doenças coronarianas;
  • Elimina gorduras e toxinas acumulada em todo o corpo;
  • Ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade;
  • Combate sintomas da depressão;
  • Melhora o humor;
  • Melhora o condicionamento físico em geral.

Os benefícios da aula de spinning vão além do corpo, refletem no estilo de vida. Isto porque a combinação de reunir pessoas com um mesmo ideal a um professor cheio de gás, músicas super animadas, associadas a estímulos de ação e adrenalina, influenciam e melhoram a disposição e o humor, essencial para levar uma vida leve. Aliando exercícios físicos à uma alimentação equilibrada é possível melhorar a produtividade no trabalho, o relacionamento com as pessoas a sua volta, além de ter mais determinação e menos cansaço.

spinning estilo de vida feliz aula dinâmica benefícios para a saúde, corpo e mente
Aula de spinning melhora a disposição e o humor. Foto: Freepik.

Queima de calorias

A quantidade de calorias perdidas em uma aula de spinning é muito relativa, pois isso depende muito do ritmo, esforço, intensidade do exercício, peso e idade. Porém, é possível perder em média de 570 a 650 calorias durante uma hora de aula, mantendo o ritmo cardíaco acima dos 65% de capacidade máxima.

Para monitorar a frequência cardíaca há aparelhos portáteis, chamados de frequencímetro, que medem a frequência cardíaca ideal para emagrecer. Muitas academias possuem bicicletas ergonométricas que já possuem o monitor cardíaco, mas você também pode pedir a orientação do professor para alcançar seus objetivos específicos.

spinning mulher fazendo atividade física com relógio medidor de frequencia
Mulher com relógio medidor de frequência no pulso em uma aula de spinning. Foto: Freepik.

Dicas para aproveitar melhor a aula de spinning

  • Alimente-se de forma leve e saudável 30 minutos antes da aula. Consuma por exemplo, uma fruta, um iogurte ou um copo de suco de fruta natural;
  • Use tênis apropriados para malhar, os de sola dura ajudam a colocar força no pedal;
  • Use uma bermuda acolchoada para garantir maior conforto nas partes íntimas durante a aula;
  • Leve uma toalhinha de mão para se secar quando o suor começar a escorrer pelo seu rosto e mãos;
  • Alongue-se antes de iniciar a aula;
  • Ajuste a altura da bicicleta de spinning na altura do ossinho do seu quadril e posicione ela de forma que seus joelhos fiquem alinhados com os tornozelos, para evitar lesões na coluna e nos joelhos;
  • Comece a aula em um ritmo mais lento e vá aumentando a velocidade e a intensidade da bike gradualmente;
  • Durante a aula mantenha as costas retas e evite forçar muito o pescoço, em caso de tensão na região, vire a cabeça para os lados para alongar delicadamente;
  • Leve água, água de coco ou uma bebida isotônica como Gatorade para repor a água e os sais minerais perdidos no suor;
  • Após a aula consuma alimentos ricos em proteínas, como shake, iogurte, carne magra ou ovos, para promover o crescimento muscular.
spinning mulher na academia ajustando o banco
Mulher com joelhos alinhados com tornozelos na aula de spinning, posição ideal para evitar lesões. Foto: Freepik.

Caso você venha a sentir dores intensas nos joelhos enquanto pedala, ou em qualquer região do corpo que esteja desconfortável, pare a aula imediatamente e procure um médico ou fisioterapeuta assim que possível.

Seguindo essas dicas você certamente vai obter os resultados que tanto busca e melhorar a sua qualidade de vida. Procure uma academia com bons equipamentos e profissionais. Experimente fazer uma aula e depois vem contar aqui para gente o que achou.

Bom treino!

Dá uma olhada como a turma fitness do spinning é animada no instagram.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui