O TRX é sigla de Total-body Resistance Exercise, que em português significa Exercício de Resistência de Corpo Inteiro. Também chamado de Treino Suspenso, esta modalidade já praticada por muitos atletas profissionais, tem conquistado toda a galera fitness principalmente as mulheres, por diversos motivos que você vai conferir ao longo do texto.

Inicialmente criado para treinar soldados da Marinha dos Estados Unidos (US Seals) no final do século XXI, o TRX foi desenvolvido com a preocupação de ser leve e não ocupar muito espaço para ser facilmente transportado. Então se você quer um treino para qualquer situação e em qualquer lugar, essa pode ser a opção ideal.

TRX mulher treinando pela manhã
Mulher treinando pela manhã. Foto: Freepik.

TRX: O que é?

TRX é a marca registrada de uma fita de suspensão específica, mas também existem outros equipamentos genéricos no mercado que permitem realizar o mesmo treino de suspensão, ela permite realizar exercícios utilizando o peso do próprio corpo.

As fitas de nylon pesam pouco mais de um quilo, são resistentes e reguláveis. Sua estrutura precisa estar presa e segura em uma estrutura fixa – teto com suporte, porta fechada ou árvore – que suportem o seu peso. As argolas servem para apoiar os pés ou as mãos. Além disso, é importante ter espaço livre à sua volta para realizar os movimentos tranquilamente.

Este é um treino funcional que pode ser realizado em grupos ou individualmente, no entanto cada indivíduo necessita de um aparelho de TRX. O nível de dificuldade do exercício é controlado por você a partir do ângulo de inclinação do corpo.

Profissionais de educação física recomendam a pratica da modalidade do TRX 3 vezes por semana, sendo o ideal ir aumentando a intensidade aos poucos.

trx equipamento
Fitas de suspenção TRX. Foto: Freepik.

TRX: Para que serve?

O TRX serve para aumentar a consciência corporal, no sentido de aumentar a força, o equilíbrio e a resistência cardiorrespiratória. Pois, mesmo que você esteja treinando um grupo de músculos específico, a modalidade acaba trabalhando o corpo todo. Peça ajuda de um profissional para te acompanhar e orientar sobre os melhores exercícios de acordo com seus objetivos.

TRX mulher em treino funcional pela manhã
Mulher em Treino funcional com TRX pela manhã. Foto: Freepik.

Benefícios do TRX para mulheres

A grande variedade de exercícios permitida pelo TRX proporciona uma série de benefícios ao corpo das mulheres, que passam a sentir mais ágeis, flexíveis e tonificadas com o exercício. Confira os principais:

  1. Tem um gasto calórico alto

Esta é uma prática aeróbica completa que em meia hora chega a queimar de 400 a 700 calorias, representando um elevado gasto calórico. Além disso num treino com TRX é possível perder massa gorda.

  1. Oferece resultados rápido

Por se tratar de um treino completo e intenso, os resultados aparecem rapidamente. Basta manter uma frequência de ao menos 3 vezes na semana, para notar os primeiros resultados, pelo menos ao nível de flexibilidade, logo no primeiro mês.

mulher treinando TRX perto do mar pela manhã
Mulher treinando perto do mar pela manhã. Foto: Freepik.
  1. É um treino curto para praticar em qualquer lugar

Ao trabalhar todos os músculos do corpo de forma integrada, 30 minutos é o tempo suficiente para o treino. Então para quem não tem muito tempo, o TRX pode ser a prática ideal para manter a constância dos exercícios no dia a dia. Você pode praticar em aulas na academia ou em qualquer lugar após o trabalho em um parque já que o equipamento é pequeno e cabe na bolsa ou mochila tranquilamente, ou até mesmo em casa.

TRX mulher treinando no parque com fitas de suspensão
Mulher treinando com fitas TRX no parque. Foto: Freepik.
  1. É barato

O valor dos elásticos de TRX variam entre R$58 a R$260. Portanto, o custo-benefício comparado a outros equipamentos é incrível, já que você compra uma única vez e pode usar praticamente a vida inteira.

Leita também: 10 dicas de tênis feminino para fazer exercícios

  1. Fortalece o abdômen

Os exercícios com TRX são baseados em um único ponto de ancoragem, o abdômen. Portanto, para não desequilibrar é preciso manter esta região do corpo ativa. Não sendo necessário trabalha-lo individualmente. Não é demais?

Mulher fortalecendo o abdômen com fitas TRX
Mulher fortalecendo o abdômen com fitas TRX. Foto: Freepik.
  1. Trabalha a estabilidade corporal

Se você colocar os pés no chão e as mãos nas argolas, irá trabalhar a estabilidade superior, melhorando a força dos ombros, braços e torso. Se colocar as mãos no chão e deixar os pés suspensos trabalhará a estabilidade da parte inferior do corpo, forçando os glúteos e músculos da perna. Excelente também para a articulação!

Mulher treinando na academia com as fitas TRX
Mulher treinando com as fitas de suspenção TRX na academia. Foto: Freepik.
  1. Melhora a postura e a coordenação

Esta modalidade mescla movimentos estáticos e dinâmicos que ajudam a melhorar o equilíbrio muscular, fortalecendo assim a coluna vertebral e a coordenação ao mesmo tempo. Por isso é importante o acompanhamento do instrutor para realizar os exercícios corretamente.

  1. Desenvolve a capacidade física

Por usar o próprio peso corporal para trabalhar a força, resistência, flexibilidade, a capacidade cardiorrespiratória, os músculos do core na região abdominal, o quadril e a lombar, acaba desenvolvendo uma capacidade física completa sem grandes riscos de lesão.

Mulher treinando TRX na academia o que é para que serve benefícios
Mulher treinando TRX na academia. Foto: Freepik.

O TRX pode ser praticado por pessoas de todas as idades, substituir grande parte dos exercícios realizados na academia e complementar treinos de força como dança, pilates, ioga, balé, natação, artes marciais etc.

No início pode parecer desafiador devido à instabilidade nos exercícios, mas com um pouco de determinação, o TRX pode se tornar o aliado perfeito para a sua saúde!

Precisando de ainda mais inspiração? Então dá só uma olhada como a mulherada se empenha no TRX no instagram.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui