Os benefícios do exercício físico para o cérebro são capazes de impactar toda a vida de uma pessoa. Tanto no âmbito pessoal, quanto profissional e acadêmico.
Isso se deve ao fato de que a nossa espécie teve influência dos exercícios (como caça e escalada) no desenvolvimento do nosso córtex pré-frontal, sendo esta região cerebral intimamente relacionada com nosso raciocínio e pensamento.
Mas além disso, até o nosso bem-estar está relacionado com os efeitos das atividades físicas. Para saber mais, leia o nosso conteúdo de hoje e entenda os benefícios do exercício físico para o cérebro
Para ler mais tarde: Inteligência Artificial: Como ela impacta a nossa saúde
Índice
Conheça todos os benefícios do exercício físico para o cérebro
Abaixo listamos as principais vantagens que o exercício físico promove para o nosso cérebro. A partir disso você já poderá criar uma rotina de atividades que priorize a sua saúde física, mental e cerebral. Veja:
Benefícios do exercício físico para o cérebro: Eleva a liberação de neurotransmissores
Os exercícios físicos são capazes de promover diversos efeitos em áreas diferentes de nossas vidas, a começar por conta da liberação de neurotransmissores.
Sendo que os neurotransmissores estão relacionados com a nossa felicidade, atenção, disposição, motivação, atenção e aprendizagem.
Leia também: 10 dicas de tênis feminino para fazer exercícios
Dentre os neurotransmissores liberados, podemos citar os seguintes:
- Benefícios do exercício físico para o cérebro – Dopamina: Que relaciona-se com o prazer, bem-estar, conforto, além de estar relacionada com à nossa aprendizagem.
- Benefícios do exercício físico para o cérebro – Serotonina: A serotonina está mais relacionada com o nosso humor, impulsividade e até mesmo raiva, sendo responsável pelo equilíbrio destes sentimentos.
- Benefícios do exercício físico para o cérebro – Noradrenalina: Neurotransmissor relacionado com a motivação, percepção e excitação.
Benefícios do exercício físico para o cérebro: Diminui crises de ansiedade e estresse
Os exercícios físicos relacionam-se com a nossa sensação de bem-estar e prazer. Afinal, quando corremos, caminhamos, ou praticamos qualquer tipo de exercício, liberamos os neurotransmissores responsáveis pelo conforto, motivação, etc.
Por conta disso, a tendência é que os níveis de estresse e ansiedade diminuam a partir de uma rotina equilibrada. Quanto mais você for ativo em uma atividade, mais energia você gastará e tenderá a ter menos estresse acumulado ou crises de ansiedade.
Ou seja, trata-se de um verdadeiro “medicamento” natural, mais associado com a prevenção do que com a medicação. Por isso, se você é uma pessoa que se sente constantemente ansiosa ou estressada, lembre-se que os exercícios podem lhe ajudar a liberar estes “excessos”.
Além disso, esse ato de gastar energia permite que na hora de dormir o seu cérebro consiga descansar melhor, fazendo com que você tenha uma boa noite de sono e acorde com mais disposição, revigorado. Sendo um verdadeiro preventivo para a insônia.
Veja mais: Alimentos que ajudam a controlar a ansiedade
Benefícios do exercício físico para o cérebro: Promove a ativação de áreas específicas do cérebro
O nosso cérebro é dividido em diversas partes, cada qual responsável por atividades específicas. Temos partes relacionadas com nossas emoções, outra com nosso raciocínio lógico e pensamentos.
Há ainda regiões cerebrais que trabalham em prol da nossa atenção, concentração, planejamento e aprendizagem.
A atividade física regular, no entanto, promove uma ativação nas áreas relacionadas com a nossa aprendizagem e memória, o que estimula um melhor desempenho nos estudos e no trabalho.
Leia também: Produtividade na pandemia: Como melhorar no home office?
Justamente por isso, se você deseja ter um crescimento na carreira, ou está querendo aprender algo novo que parece muito complexo, lembre-se de incluir a rotina de exercícios como mola propulsora de bons resultados no seu objetivo.
Benefícios do exercício físico para o cérebro: Capaz de impulsionar o metabolismo cerebral e levar mais oxigenação
O metabolismo cerebral está relacionado com a glicose consumida pelo cérebro, que é responsável por prover energia para as células e assim manter um bom funcionamento do órgão.
Além disso, a oxigenação do cérebro acontece de maneira mais efetiva quando estamos nos exercitando. Isso acontece porque há uma melhora na circulação sanguínea do nosso organismo, fazendo com que todos os órgãos – incluindo o cérebro – recebam mais nutrientes e oxigenação.
Como consequência, esse “recebimento” manterá a sua mente mais ativa e pronta para aprender. Experimente uma rotina de exercícios e perceba a diferença na sua produtividade e rendimento!
Você poderá gostar também: As mulheres devem evitar exercícios durante o período menstrual?
Benefícios do exercício físico para o cérebro – Quanto exercício praticar todos os dias?
A recomendação dada por profissionais é que pratiquemos exercícios físicos pelo menos 30 minutos por dia. Porém, muitas pessoas acabam se queixando de não ter tempo disponível para tal atividade.
Dessa forma, a melhor maneira de cumprir com esta necessidade é usando pontos chaves do seu dia. A clássica subida de escada pode ser mais promissora do que o uso constante do elevador.
Em dias de tempo firme, uma caminhada até o trabalho também pode acontecer, desde que, obviamente, seja viável no quesito de tempo.
Outros cuidados importantes é o de sempre optar por atividades que sejam mais ao ar livre, como a ida a padaria a pé, ou até mesmo na hora de fazer a sua compra no supermercado.
Quanto mais você conseguir incluir atividades em sua rotina, mais benefícios você terá para a sua saúde. Lembrando que os impactos dos exercícios não são apenas em nosso cérebro, mas sim, também associam-se com a saúde do nosso coração, nossa autoestima, saúde respiratória, força, desenvolvimento dos músculos, etc.
E ainda: a prática de exercícios também está relacionada com a nossa saúde mental. Por isso, é importante que você procure priorizar um tempo, todos os dias, para cuidar de si. Lembre-se que este cuidado não irá impactar somente o seu hoje, mas também o seu futuro. Sua saúde, em sua velhice, depende desta rotina.
Leia também: