Uma das bebidas mais pedidas nas festas de final de ano é sem dúvidas o espumante, um vinho fermentado que combina com diversas ocasiões e paladares. Para uma melhor experiência, leve em conta algumas dicas para tomar espumante que separamos para você fazer desta uma experiência inesquecível.

Antes de mais nada, saiba que a movimentação ao transportar a bebida pode deixar seu interior agitado, com grandes riscos de estourar a rolha, por isso deixe que ela descanse algumas horinhas assim que chegar da rua antes de servir.

Se você não sabe por onde começar, leia este post até o final. Nele você ficara por dentro de 5 dicas para tomar espumante no ano novo: como guardar e abrir a garrafa, temperatura e taça ideal, entre outras dicas para conservar a bebida.

dicas para tomar espumante ceia mesa farta harmonização
Foto: Pexels

Dicas para tomar espumante

  1. Como guardar a garrafa: deitada ou de pé?

O ideal é não guardar garrafas de espumante por muito tempo, porém se for este o caso, o melhor é guardar a garrafa deitada, assim a rolha fica em contato com a bebida evitando o ressecamento da cortiça.

Uma vez que a rolha seca, entra oxigênio e começa o processo de oxidação que elimina todos os aromas e sabores, e a borbulha que há dentro da garrafa.

Além de manter a garrafa na horizontal, procure mantê-las em algum local arejado, entre 15° e 18° e sem incidência de luz. Por isso, uma das dicas para tomar espumante de qualidade é se atentar à forma como a bebida está sendo armazenada na loja, se ela estiver exposta a luz solar na vitrine ou diretamente na luz fluorescente, tome cuidado!

dicas para tomar espumante estoque de espumante adega
Foto: Pexels

Comece bem com essas resoluções de Ano Novo

  1. Beba sempre gelado

Guarde o espumante em local fresco, no entanto evite a geladeira. A temperatura da geladeira é irregular, há trepidação e o aroma dos alimentos podem impregnar na rolha e no sabor da bebida. Evite também o freezer, pois ele pode congelar a rolha.

A temperatura ideal para degustar o espumante é entre 6°C e 10°C, mas vale verificar o rótulo para checar as recomendações específicas. De todas as opções, a adega climatizada é a mais recomendada.

Outras dicas para tomar espumante fresco é usar um balde com gelo com um pouco de água até cobrir o rótulo e deixar refrescar por 20 minutos, ou então utilizar uma ice bag.

E ainda há quem goste de colocar uma pedrinha de gelo dentro da taça com o espumante, que fica uma delícia. Prefira combinar essa técnica com espumantes de sabor mais intenso, para evitar que a bebida fique muito aguada.

dicas para tomar espumante balde de gelo
Foto: Freepik

Ano Novo: 5 dicas financeiras para 2021

  1. Como abrir a garrafa de espumante – dicas para tomar espumante

Por mais que seja um momento festivo, o espumante não foi feito para sacodir antes de servir. Ao sacodir a garrafa, além de perder grande parte da bebida, a concentração de bolhas, chamada de perlage, também é prejudicada.

Para abrir com cautela use as duas mãos, girando lentamente a garrafa, nunca a rolha até que ela se solte naturalmente. Use os polegares para soltar a pressão aos poucos.

dicas para tomar espumante como abrir a garrafa
Foto: Freepik

Looks para o ano novo

  1. Taça ideal

Existem diferentes tipos de taças para cada tipo de bebida, dentre as melhores dicas para tomar espumante está a escolha da taça ideal.

A mais adequada é a taça tipo flûte, ou flauta. Com formato mais alongado é possível apreciar as borbulhar ou perlage. Já a boca estreita direciona a efervescência e os aromas para o nariz, enquanto controla o fluxo acima da língua.

A haste serve para que você a segure por ali, sem encher o bojo da taça com marcas de dedos e claro, para evitar o aquecimento da bebida com o contato da mão.

Ao lavar as taças dê preferência para água morna e uma quantidade mínima de detergente líquido. Enxágue bem, para não ficar nenhum resquício de produto que pode vir a alterar o aroma e impedirá que se formem as borbulhas.

dicas para tomar espumante taça flute
Foto: Freepik

4 dicas para realizar as promessas de ano novo

  1. Sobrou espumante, e agora? – dicas para tomar espumante

O ideal é servir toda a garrafa de espumante, pois a bebida vai perder a qualidade depois de um tempo. Mas caso não seja possível consumir todo o rótulo, aqui vão duas dicas para tomar espumante depois de aberto!

Há uma rolha especial de armazenagem chamada tampa espumante. Ela sela o gargalo e ajuda a conservar as bolhas, mantendo a pressão e todas as características do espumante. Neste caso, o ideal é consumir a bebida no dia seguinte ou no máximo até dois dias depois.

Outra alternativa para não desperdiçar é usar o espumante como substituição dos vinhos brancos nas receitas que envolvem peixe, frango ou frutos do mar. Essa técnica culinária, conhecida como flambagem, dá um toque muito especial aos pratos que a princípio seriam super simples.

Basta colocar a bebida em uma concha, aquecê-la diretamente no fogo e despejar sobre os ingredientes na frigideira. Use frigideira de cabo comprido e concha de metal para não pegar fogo. Nunca acrescente mais bebida quando a chama estiver ardendo, nem deixe a garrafa aberta por perto, pois isso pode provocar uma explosão. Deixe a chama se apagar naturalmente e a bebida queimar por completo, deixando apenas o aroma especial.

Gostou das dicas para tomar espumante? Então acerte também na harmonização dos alimentos.

Harmonização dos alimentos: dicas para tomar espumante

O espumante brut é bem versátil e combina com saladas e carnes vermelhas mais leves. O extra brut, que são mais secos, vão bem tanto com saladas como com pratos ácidos ou gordurosos como lagostas, ostras, ceviches e massas com molho branco.

espumante seco é excelente para acompanhar petiscos e aperitivos em geral. Os demi-sec combinam frutos do mar e com sobremesas, por serem levemente adocicados. E por falar em doce, os espumantes doces acompanham bem frutas, fondues doces, chocolates, panetones e outros pratos doces.

Compartilhe conosco qual dica você mais gostou nos comentários!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui