Em tempos de pandemia, as dicas para entrevistas de emprego online são essenciais para que possamos nos sair da melhor forma possível neste momento. Isso porque precisamos nos preparar com antecedência para termos bons resultados diante dos recrutadores.

E para lhe ajudar neste processo, fizemos este guia com dicas para entrevistas de emprego online importantes para você. Acompanhe a seguir e fique por dentro!

Para ler mais tarde: Assédio no trabalho: Como lidar? 6 dicas para te ajudar

dicas para entrevistas de emprego online
Mulher fazendo chamada de vídeo para entrevista. Foto: Freepik

Mercado de trabalho: 5 dicas para entrevistas de emprego online

Separamos as melhores dicas para entrevistas de emprego online para que você possa se preparar da melhor maneira possível e assim conquistar a sua tão sonhada vaga de emprego. Lembre-se que isso que você está fazendo (se preparar com antecedência) é a peça chave para um bom resultado. Considere isso e você terá ótimos feedbacks!

Dicas para entrevistas de emprego online: Atente-se para a forma que você está vestida

Muita gente acha que por ser uma vídeo chamada não há a necessidade de se atentar para a maneira que você está vestida, o que não é verdade. Há ainda quem afirme que cuidar apenas “da parte de cima” está mais do que bom, o que também pode ser um erro.

Afinal, se por ventura você fizer algum movimento brusco que demonstre ter se arrumado “pela metade”, isso poderá passar uma imagem muito negativa sobre você.

dicas para entrevistas de emprego online
Mulher de fone de ouvido na frente do notebook fazendo chamada de vídeo. Foto: Freepik

De todo modo, você não precisa tentar se vestir como se simplesmente estivesse competindo para ser a colaboradora mais bonita da organização. Mas sim, apenas vista-se de uma maneira discreta e com um pequeno toque de personalidade, mas sem exagerar, ok? Lembre-se de saber qual é a etiqueta da empresa e tente se encaixar nesse sentido.

Veja também: Habilidades em alta no mercado de trabalho

Dicas para entrevistas de emprego online: Faça testes de conexão e equipamentos com antecedência

É muito importante que você demonstre estar preparada para as adversidades. Assim, é preciso que você se prepare com antecedência e faça testes de conexão e de equipamentos. Por exemplo, faça uma chamada de vídeo pela plataforma selecionada com alguém que você conheça, a nível de análise.

Desse modo a pessoa poderá lhe dizer se você está sendo bem clara, se é possível ouvi-la de uma forma coerente e se a imagem e a entrega do vídeo está sendo com qualidade. Além de que você já terá uma melhor visão do comportamento da sua internet.

Veja também: Produtividade na pandemia: Como melhorar no home office?

dicas para entrevistas de emprego online
Mulher conversando em chamada de vídeo. Foto: Freepik

Dicas para entrevistas de emprego online: Esteja por dentro de todas as informações sobre a empresa

Muita gente acaba se esquecendo de uma das dicas para entrevistas de emprego online que é uma das mais importantes: Conhecer a empresa que se quer trabalhar.

Afinal, não é apenas na entrevista presencial que você precisa considerar quais são as características do negócio e quais são os pontos que a empresa defende ou deixa de defender.

Conhecer estes fragmentos lhe dará mais munição e suporte na hora de responder questionamentos como o por que quer trabalhar na empresa; quais são suas ambições naquela corporação; e assim por diante.

dicas para entrevistas de emprego online
Mulher sorrindo em frente ao computador enquanto faz chamada de vídeo. Foto: Freepik

Além de que conhecer melhor o comportamento e o desenvolvimento do negócio lhe dará margem para apresentar os seus planos, ideias, anseios e objetivos de uma forma muito mais concisa.

Veja também: Marca pessoal: Fortaleça nas redes sociais

Por fim, essas dicas para entrevistas de emprego online também é imprescindível porque isso demonstra o seu comprometimento com a camisa da empresa, e isso é muito importante para despertar o interesse dos recrutadores.

Dicas para entrevistas de emprego online: Escolha um lugar tranquilo, harmonioso e organizado e comunique todos da casa

Cuidado com o local em que você fará a sua entrevista de emprego online. É preciso que você saiba escolher bem o seu cenário, mesmo se em sua casa não haja tanto espaço assim.

Afinal, apesar de não ser uma regra, sabemos que a primeira impressão pode ficar marcada em você, não é mesmo? Por isso, nada de fazer uma entrevista em algum ambiente que apresente um fundo muito bagunçado e com coisas fora do lugar.

Da mesma maneira, cuidado com os excessos! Muitas cores, fotos ou objetos podem tirar a atenção do recrutador, além de demonstrar certa falta de organização.

Por isso, escolha um lugar que seja mais calmo, com pouca circulação de pessoas e com tudo no lugar. E o mesmo vale para as pessoas da sua casa!

dicas para entrevistas de emprego online
Homem gesticulando em frente à câmera do computador. Foto: Freepik

Isto é, cuidado para não investir em uma entrevista em algum ambiente onde as pessoas conversem alto e fiquem circulando. Vale deixar bem claro que você está em uma entrevista, e pedir para que não conversem por ali e não fiquem lhe chamando.

Veja também: Como elevar a autoestima no trabalho

Vale fazer um bilhete para prender no computador e na porta do cômodo em que você está. Isso fará com que as pessoas saibam que você está em um momento importante e lhe respeitem, caso esqueçam de que você tinha uma entrevista. Por isso, além de falar, reforce com bilhetes!

Dicas para entrevistas de emprego online: Pense num plano B em caso de falhas

Por fim, é importante que você pense em um plano B em caso de falhas. Afinal, não adianta lhe darmos dicas para entrevistas de emprego online e você se preparar por completo, mas se esquecer das adversidades que podem surgir no meio do caminho.

E quando falamos de adversidades, queremos dizer até mesmo as questões técnicas que podem ser um problema no meio do caminho.

Por exemplo, assim que a entrevista começar, comente com o recrutador acerca da necessidade de haver um plano B, caso determinada plataforma pare de funcionar. Assim vocês já podem deixar acordado qual será a outra ferramenta, caso isso aconteça.

dicas para entrevistas de emprego online
Pessoa vista de costas fazendo chamada de vídeo por um tablet. Foto: Freepik

Em contrapartida, lembre-se que os testes devem ser feitos com antecedência, para que não haja o risco de você ter um microfone estragado no momento da entrevista.

Mas, caso venha a falhar justamente durante o momento de recrutamento, não se desespere! Pelo contrário! Tente mostrar um equilíbrio emocional diante do recrutador, caso alguma coisa não saia como o planejado.

Peça desculpa da forma que for possível (por chat, por exemplo) e diga que irá solucionar o mais rápido. Entretanto, se perceber que não há uma solução para o momento, seja sincero e não atrase o recrutador!

Mas sim, diga que sente muito pelo inconveniente e peça se há como marcar para outro dia. Afinal, imprevistos acontecem, e cabe mais você aceitar e pensar em soluções futuras do que insistir no erro e demonstrar pouca resiliência.

dicas para entrevistas de emprego online
Mulher em frente ao computador acenando para o recrutador. Foto: Freepik

Outras dicas para entrevistas de emprego online importantes

  • Atualize o seu marketing pessoal e saiba elencar suas habilidades;
  • Busque atentar-se às expressões faciais do recrutador, pois pode haver delay na mensagem e você corre o risco de interrompê-lo;
  • Apenas dê sua opinião em momentos que é solicitado;
  • Faça a chamada de vídeo em um ambiente bem iluminado;
  • Não deixe a câmera muito abaixo da altura dos olhos.

Se você seguir estas dicas para entrevistas de emprego online, certamente terá bons resultados durante o processo. Não se esqueça de comentar, aqui abaixo, como foi o seu desempenho! Além disso, você também pode comentar outras dicas importantes para ajudar outras mulheres que estão procurando emprego.

Leia também:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui