O mindfulness pode te ajudar a alcançar seus objetivos e assim conquistar uma vida mais próspera e feliz. Sabe como? Através da atenção plena, do foco e da determinação que essa prática pode proporcionar para você. Afinal, o mindfulness pode ser compreendido como a atenção plena ao presente, onde você não se deixa levar pelas angústias do passado e tampouco pelos anseios do futuro.

Para saber mais sobre o tema, acompanhe o nosso guia completo e fique por dentro de tudo sobre esse assunto!

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Mulher meditando no campo, ao ar livre. Foto: Freepik

O que é mindfulness?

Em linhas gerais, podemos dizer que o mindfulness nada mais é do que a prática de manter a atenção plena no presente. Isto é, a capacidade de focarmos no que estamos fazendo, considerando apenas o aqui e agora, não permitindo que devaneios atrapalhem as nossas atividades ou tarefas múltiplas fiquem cobrando a nossa atenção em diversos contextos, simultaneamente.

Em outras palavras, é a capacidade de focar plenamente em uma tarefa de cada vez, excluindo a ideia de que ser “multitarefa” é algo positivo. Com isso em mente, você começa a pôr as suas energias no presente, desempenhando funções com maestria e finalizando tarefas de um modo mais produtivo e efetivo.

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Quais os benefícios do mindfulness?

Entendido o que é o mindfulness, você deve estar se perguntando: Mas quais são os benefícios da prática? Ela é realmente efetiva? E a resposta é: sim, ela é efetiva e traz muitos benefícios para diversos contextos de nossas vidas. Veja:

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Mulher feliz depois de se exercitar. Foto: Freepik

Diminui a ansiedade

Quando conseguimos focar no presente e na atividade que estamos propostos a concluir, automaticamente diminuímos a nossa ansiedade. Afinal, podemos entender a ansiedade como um excesso de futuro, onde agimos pensando apenas no que acontece depois, amanhã ou na semana que vem.

Sendo assim, conseguir focar no seu corpo, no clima e no momento de agora pode ser uma forma de trazer mais tranquilidade e diminuir a ansiedade.

Ajuda a aumentar o foco e a concentração

Obviamente, o mindfulness é capaz de aumentar a sua capacidade de concentração e foco, tendo em vista que você estará atenta a apenas uma atividade. Até porque, estudos apontam que ser multitarefa pode ser muito ruim, considerando que nosso cérebro só consegue focar plenamente em uma coisa de cada vez.

Em outras palavras, se você tentar fazer duas ou três coisas ao mesmo tempo, o seu cérebro levará mais tempo para flutuar entre um foco e outro, fazendo com que a demora para a conclusão das tarefas seja ainda maior. Diferentemente de quando você foca apenas em uma coisa de cada vez: dessa forma você termina 3 atividades em 30 minutos, ao invés de fazer 3 em uma hora e meia.

mulher lendo um livro concentrada
Mulher concentrada lendo um livro. Foto: Freepik

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O mindfulness promove bem-estar e tranquilidade

Quando diminuímos o índice de ansiedade, automaticamente passamos a sentir a nossa mente mais calma e tranquila. Dessa forma, a prática de mindfulness também pode impactar no bem-estar que você tem no dia a dia.

Você se sente mais conectada com o seu eu interior, prestando mais atenção nos sinais do seu corpo, no clima do momento e na sua capacidade de concluir tarefas. De maneira geral, você foge do piloto automático e aproveita os momentos de uma forma mais presente.

Ajuda você a concluir tarefas com mais precisão

Quando você sabe exatamente o que está fazendo e mantém o foco pleno sobre isso, automaticamente a sua capacidade de concluir uma tarefa com maestria é maior. Afinal, você conseguirá saber exatamente quais foram todos os passos dados no processo, conseguindo visualizar cada detalhe e estando por dentro de tudo, impedindo que algo de “errado” passe despercebido aos seus olhos.

Melhora a sua capacidade de solucionar problemas

Com o foco total em uma atividade, o mindfulness pode lhe ajudar a melhorar a sua capacidade de solucionar problemas. Para ilustrar, imagine as duas situações abaixo:

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Mulher tranquila meditando. Foto: Freepik
  • A) Você precisa preparar um prato. Mas você está, ao mesmo tempo, falando no telefone e limpando algum móvel da sua cozinha. No fim do preparo, ao experimentar, o gosto não ficou tão adequado. O que será que aconteceu?
  • B) Você precisa preparar o mesmo prato. Porém, aqui você está separando, com atenção, todos os ingredientes. Nada mais vem à sua mente, apenas o preparo está no seu centro de foco. Você coloca todos os ingredientes na panela e segue a receita. No fim, tem um prato gostoso pronto, mas ainda pode ser melhor. Logo, você recorda que pôs menos do tempero X, do que deveria, apenas para testar. Agora, você pode complementar com esse tempero e assim solucionar o problema.

É claro que este é apenas um exemplo bem simples. Agora, imagine esse efeito em tarefas mais complexas e difíceis do dia a dia? Se você não se atentar para o que está fazendo, fica mais difícil saber aonde você “tropeçou”, fazendo com que a resolução do problema demore mais do que você gostaria.

Outro exemplo: Quando você guarda ferramentas, você se atenta para o que está fazendo ou age no piloto automático? Lembre-se da última vez que perdeu muito tempo procurando algo em sua casa…

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Ajuda a reduzir os níveis de estresse

Com tudo nas mãos e mais “sob controle” a tendência é que os níveis de estresse também diminuam. Logo, podemos dizer que um dos benefícios do mindfulness é justamente lhe ajudar a ter um dia a dia mais tranquilo, produtivo e feliz.

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Mulher meditando ao ar livre. Foto: Freepik

Como usá-lo para alcançar os seus objetivos?

Certamente você já deve estar ansiosa para começar a praticar a técnica de mindfulness, não é mesmo? Para isso, veja como ela pode ser incorporada no seu dia a dia, em diversos contextos, e inclua essas vantagens em sua rotina:

  • Use no trabalho: No trabalho, você pode usar em momentos que sentir que perdeu o controle da situação. Quebre cada tarefa em partes menores, respire fundo e se concentre apenas em uma etapa de cada vez. Pense nela, reflita sobre ela e aja sobre ela. Não se deixe levar pelo pensamento do que vem a seguir, e quando isso acontecer, traga o seu foco para o seu corpo, para as sensações, os sons que você está ouvindo e para a tarefa que está na frente dos seus olhos.
  • Use nos estudos: Da mesma forma como ocorre no trabalho, você pode usar o mindfulness para focar em uma etapa de cada tarefa. Divida os seus estudos, leituras e aulas em blocos. Foque em um bloco de cada vez, criando intervalos entre um e outro. Novamente, quando se sentir distraída ou pensando em outra coisa, foque nas sensações dos cinco sentidos, a fim de trazer a sua mente para o presente.
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Mulher feliz com braços abertos ao ar livre. Foto: Freepik
  • Nos momentos de lazer: Quando você estiver em um momento de lazer, foque nas sensações positivas e gostosas que você pode estar sentindo. É normal, em tempos de muito trabalho e prazos apertados, ter aquele pensamento sobre determinada tarefa invadindo o momento de se divertir. Porém, se isso acontecer, novamente use o foco nas sensações físicas para trazer a atenção para o presente. E assim, aproveite mais o momento.
  • Na hora de descansar: Na hora de descansar, foque no relaxamento dos músculos, na sensação dos olhos fechados, na sua respiração, e assim por diante. Novamente, se pensamentos do futuro ou do passado lhe assombrarem, tente visualizar o ar entrando e saindo no seu pulmão, assim como a sensação do algodão da roupa de cama tocando na sua pele. Isso lhe ajudará a dormir mais rápido e tranquilamente.

Incluir a prática de mindfulness nesses contextos faz com que você se conecte mais com a sua saúde, seus sentimentos e seus pensamentos. Faz com que você consiga ter um maior controle do seu corpo e das sensações, promovendo um melhor gerenciamento das emoções. 

Use essa prática para ter uma vida mais tranquila, focada e, consequentemente, mais próspera. Afinal, atingir os seus objetivos será muito mais fácil.

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