Moldes de Vestidos para Noite e Balada

É verdade que quando se trata de vestidos de festa, as possibilidades de se cair na mesmice dos vestidos de lojas de departamentos é muito grande. E você deseja entrar triunfal no salão, vestido algo que seja único, não é mesmo? Então, porque não economizar uma boa grana, esbanjar criatividade e bolar um modelito todo exclusivo seu, atraente e original nos mínimos detalhes?

Moldes de Vestidos para Noite e Balada

Já pensou em se aventurar e costurar seu próprio vestido para esta temporada, ou pelo menos desenhá-lo para que levar a uma costureira ou uma amiga que tenha jeito para a costura?

Se você se sentiu tentada, vamos dar algumas dicas para você entender o básico do processo de criação do padrão e moldes de vestido para noite e a balada para ajudar a criar seu próprio estilo.

Moldes de Vestidos para Noite e Balada

Se você (ou sua amiga) já tem alguma prática com a agulha e linha e já usou alguma vez um outro molde qualquer de roupa, não vai difícil seguir os moldes (diagramas) para fazer um vestido como você deseja. Você também pode encontrar moldes e mil ideias em revistas especializadas, como a espanhola Burda ou a Manequim brasileira, ou qualquer outro que eles vão encontrar em quiosques e lojas especializadas no ponto e trabalho de costura.

Veja Também:
Dicas de Moda para as Gordinhas
Sapatos Metalizados – Tá na Moda
Vestido bandage – Como usar

O vestido da Balada

Um vestido pode dizer é a união dos moldes de uma blusa e o de uma saia e essa junção pode ser feita logo debaixo do busto (muito sexy), ou na cintura (o mais clássico), na altura das cadeiras (provocante). Claro que o vestido pode não ter nenhum desses cortes horizontais anteriores e pode ser interiço, jovial e charmoso.

Moldes de Vestidos para Noite e Balada

O (molde) vestido pode ter ainda diferentes tipos de decotes e mangas. Ou seja, você só precisa conhecer os moldes básicos dos diferentes tipos de decotes, mangas (ou não) e saias para criar o seu modelo personalizado. Vamos, portanto, dar uma olhada em cada um dessas partes de um vestido:

  Calça Pantacourt: Saiba como usar no verão

Vestidos para Noite e Balada

O Decote do Vestido

A primeira coisa é decidir que tipo de decote você prefere e valoriza a sua figura. Veja abaixo os principais tipos de decotes e escolha aquele ou que se harmonize com o seu look:

Moldes de Vestidos para Noite e Balada

Decote Tartaruga – alonga o corpo e deixa a mulher elegante. O pescoço fica totalmente fechado e os braços ficam de fora, acrescentou.

Decote Canoa – para mulheres com ombros estreitos e pouco busto, pois ajuda a equilibrar o volume dos quadris largos, dando uma impressão de equivalência entre ombros e quadris.

Decote Frente Única – ideal para mulheres com seios pequenos, pois atrai a atenção para o centro do corpo e para as costas, aparentando mais volume.

Decote em U – para mulheres magras ou do tipo mignon e com pouco busto, pois leva volume ao colo (principalmente os mais profundos).

Decote em V – considerado o mais democrático dos decotes, pois valoriza o colo (sem aumentar o volume), ajudando a alongar e afinar a silhueta de quase todos os tipos de corpo: baixinhas, gordinhas, ombros largos, com muito ou pouco busto e ainda para aquelas que têm seios bem separados.

Moldes de Vestidos para Noite e Balada

Decote Efeito X – para mulheres que desejam destacar a região do colo, pois o seio vira o centro das atenções no jogo de tiras que se cruzam em “x”. As faixas cruzadas garantem maior segurança, principalmente para aquelas mulheres com muito busto.

Decote Cigana – para mulheres que desejam realçar busto, valorizar ombros, costas, pescoço e ombros, alongando essa região. Os seios pequenos são valorizados pelo franzido que dá a impressão que eles são maiores.

Decote De ombro/Assimétrico – para mulheres magras, com ombros estreitos e braços finos.

Decote Coração ou Princesa – para mulher super feminina, ousando deixar à mostra o contorno dos seios (formato da parte superior de um coração). Também conhecidos por meia taça, que ajudam a levantar e sustentar os seios.

  Brincos de lagartixa: onde comprar e como usar

Decote Tomara que caia – para mulheres com seios pequenos ou médios, pois valoriza o colo e os braços, atraindo as atenções para ele.

Decote Cavado nas Costas – para mulheres com seios pequenos e ombros estreitos, atraindo a atenção para o centro do corpo, principalmente as costas.

Moldes de Vestidos para Noite e Balada

A Manga do Vestido

Uma das partes importantes para garantir a você estar à vontade com o seu traje de festa é o tipo de manga escolhido. Para amar, conheça alguns tipos básicos de mangas e escolha aquele que tem a sua cara:

Manga curta – pequena e reta, com ou sem punho.

Manga Balão – Pequena plissada (estilo princesa).

Manga Três quartos – chega abaixo do cotovelo e punho antes.

Manga comprida com punho – Comumente usada em vestido sequinho tipo tubo ou camisa.

Moldes de Vestidos para Noite e Balada

Manga comprida franzida /Manga Cigana – bem mais larga e solta ao redor do braço e muito franzida no punho.

Manga Raglan – peça inteira cortada do início do pescoço até o fim da cadeira.

Martelo Boca de sino – Um golpe como manga raglan, mas em uma linha reta desde o pescoço até as cavas.

Manga japonesa – manga curta inteira muito justa que termina com punho.

Moldes de Vestidos para Noite e Balada

Manga morcego – manga muito larga que forma de triângulo, normalmente abaixo do cotovelo.

Manga Presunto/ Gigot – manga justa do pulso ao cotovelo, alargando até o ombro, onde é franzida ou com pregas. Sem manga (Tomara que caia) e de alcinhas.

A Saia do Vestido

Moldes de Vestidos para Noite e Balada

Agora é hora de escolher que tipo de saia terá o vestido e se ela será curta ou longa. O vestido longo é apropriado para eventos mais formais e à noite, garantindo muita elegância. Por sua vez, os vestidos curtos são mais apropriados para os eventos informais e baladas.

  Looks para quem tem pernas grossas

Você deve escolher, portanto, o tipo de saia e caimento de acordo com o seu objetivo para o vestido de festa:

  • Saia reta e lisa
  • Saia de babados
  • Saia godê ou evasê
  • Saia plissada /com pregas
  • Saia tulipa
  • Saia balonê
  • Saia Mullet
  • Saia assimétrica

Outra questão a considerar antes de cortar o molde é a cor e o tipo de tecido para o vestido.

O preto é um clássico, principalmente se ele tiver brilhos. Mas você pode apostar naquela cor que mais favorece o seu tipo de pele e cabelo. Para vestidos de festa, os tecidos mais leves, macios, sensuais e elegantes proporcionam melhor resultado e são garantis de sucesso. Vestidos de baile pedem tecidos como o cetim, chiffon, organza, seda, musselina, rendas e bordados. Certifique-se de que o tecido escolhido tenha movimento e bom caimento.

Moldes de Vestidos para Noite e Balada

E não esqueça que os detalhes é que fazem a diferença. Atreva-se agregando fendas estratégicas, aplicando plumas ou laços gigantes, para que você possa dizer com muito orgulho: “Eu mesma que fiz!” quando alguém perguntar onde você conseguiu comprar essa peça única!

Com um bom molde, alguma noção de costura e muita criatividade, você poderá fazer mil e um vestidos de baile.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui